Considere as seguintes afirmativas com relação às metodologias ativas.
I- A função do professor deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
II-O professor perde a sua função e pode ser substituído pela tecnologia ou perder sua razão de existir.
III- A aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas são práticas de ensino-aprendizagem comuns nas metodologias ativas.
IV- Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na figura do professor.
Estão corretos apenas os itens:
Um pressuposto do currículo interdisciplinar é:
Os métodos de ensino são classificados por Piaget como métodos verbais, ativos, intuitivos e ensino programado. Atualmente os métodos ativos ganham força na educação básica, e se trata de um:
Trabalhar com tecnologia na sala de aula é um caminho sem volta. Nos dias atuais, as crianças chegam às escolas dominando as ferramentas digitais e, para se adaptar a essa nova realidade, os professores também precisam transformar as suas práticas. Mas não adianta inserir a tecnologia na aula sem um propósito definido coletivamente. Para tanto, a utilização da tecnologia deve ser:
Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1- Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
2- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
3- Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
( ) Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
( ) Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
( ) Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:
No contexto da temática transversal “Saúde", ao Professor que deseja desenvolver “Autoconhecimento para o autocuidado" com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
A Educação Física é capaz de promover a educação para o lazer e a educação pelo lazer. Nesse segundo âmbito, utiliza-se o lazer como ferramenta para a educação. Exemplo disso é o resgate da cultura pela aplicação dos conteúdos de jogos e brincadeiras.
A respeito dos jogos, como podemos definir os jogos cooperativos?
Para se promover uma ação interdisciplinar escolar, pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:
1- manter viva a ideia de que a interdisciplina é etapa superior das disciplinas e não negação supostamente superadora delas.
2- definir os temas socialmente mais relevantes em que o interdisciplinar possa operar e buscar vias institucionais para colocá-las em prática.
3- criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem.
4- promover transposição de métodos de análise, permanecendo circunscrita à condição de pesquisa disciplinar.
Estão corretos apenas os itens:
É uma prova de campo no atletismo:
No handebol um time-out não será obrigatório quando:
O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação. Assinale a opção que contempla as características desse tipo de trabalho.
No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:
I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.
II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.
III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.
É correto o que se afirma em
No contexto da temática transversal “Meio Ambiente”, ao Professor que deseja desenvolver “Sociedade e meio ambiente” com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
A interdisciplinaridade constitui um grande desafio, porque envolve, fundamentalmente, os âmbitos: