Na intenção de praticar a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, um profissional do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) preparou uma aula que tem por objetivo propiciar o aprendizado de conceitos presentes na História, na Geografia e na Matemática. Em relação a essa temática, pode-se afirmar que:
Quem é o pensador da Filosofia da Educação que, em seus estudos, classificou a escola e seu modelo de tratamento do indivíduo, assim como a prisão, em um espaço especializado na produção de seres humanos que se aproxima muito do modelo das fábricas, ao que denominou "instituições disciplinares"?
Uma professora começa a perceber que o aluno chega sempre atrasado às aulas, cansado e apresentando sinais claros de irritação. Conversando com o mesmo, descobre que ele está trabalhando no período noturno como chapeiro em uma lanchonete no centro da cidade. Considerando que a professora atua no Sexto Ano do Ensino Fundamental, o aluno ingressou na escola em idade correta, nunca foi retido e não se encontra em situação de aprendiz, é importante que o a docente:
Assinale a alternativa em que o acento indicador de crase esteja usado adequadamente.
Considerando a passagem “(...) porque a gente tem que ver a professora todos os dias (...)”, é correto afirmar que o termo em destaque:
André, Bernardo e Carlos têm uma loja de materiais de construção que, essa semana, obteve lucro de R$ 7.280,00. Para serem justos, os três resolveram dividir o dinheiro diretamente proporcional aos dias de trabalho de cada um por semana. Sabendo que André trabalhou 3 dias, Bernardo 4 dias e Carlos 7 dias, quanto receberão, juntos, André e Carlos?
O volume de uma lata cilíndrica é de 540 mililitros. Se a altura da lata é de 20 centímetros, qual é o diâmetro de sua base? (dados: π = 3)
Um importante educador brasileiro influenciou fortemente o debate sobre metodologias de alfabetização e obteve reconhecimento internacional sobre seu trabalho. No método que criou, a preocupação inicial do professor consiste na descoberta de palavras significativas do meio social ou comunitário de origem dos alunos e, como momento complementar, a preocupação em promover a compreensão plena do sentido histórico / social da palavra encontrada, a fim de incrementar o processo de alfabetização com a transposição do limite de representação das palavras e ideias, alcançando a significação da vida do próprio indivíduo. Dessa forma, enfatiza que alfabetizar não é apenas um processo de suporte para o domínio técnico da linguagem, mas de iniciação do empoderamento do indivíduo e do grupo social ao qual faz parte. Esse método foi desenvolvido por:
Complete corretamente as lacunas da frase, tendo como base, o determinado pela Constituição Federal.
"Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem aplicar, no mínimo ____ da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento de ensino. A União aplicará, anualmente, nunca menos de ___ ".
Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal:
Ana demora 45 minutos na confecção de uma boneca e Bruna demora 1 hora. Se as duas iniciarem o trabalho às 8:00, qual o horário em que as duas terão terminado simultaneamente a confecção de uma boneca?
Analise a sequência abaixo e responda.
Qual é a figura que ocupa a 231º posição?
A bola chutada por um goleiro fez uma parábola em sua trajetória, correspondente à equação -x² + 5x = 0. A que distância a bola toca o chão?
O processo de planejamento de cada aula deve contemplar a forma de realização da avaliação que, na realidade, expressa a visão do professor sobre o que é e para quê serve "aprender". Sob esta perspectiva, se o profissional não iniciar sua aula ensinando algum elemento presente no currículo, mas aplicando uma avaliação diagnóstica, há sinais contundentes de que ele:
O professor atuante no Ensino Fundamental tem profundo preparo para condução de processos que levam a criança à plena alfabetização. Para alcançar esse preparo tão importante na garantia do pleno acesso ao conhecimento historicamente construído pela humanidade, o profissional estudou alternativas metodológicas para alfabetização, dentre as quais, o Método Sintético e o Método Analítico, corretamente definidos: