De acordo com a Lei Complementar, referente às atribuições e responsabilidades do cargo de professor, analise as afirmativas: I- Preparar as aulas, definindo metodologias de ensino, criando atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, pesquisando, analisando e selecionando material didático e paradidático, dentro da legislação educacional vigente. II- Efetuar registros burocráticos pedagógicos, preenchendo em formulários específicos dados acerca dos conteúdos e atividades ministradas, ocorrências diversas, frequência do aluno, resultado do processo de ensino-aprendizagem, conceitos, notas, entre outros, conforme normas e padrões preestabelecidos. III- Planejar as aulas de acordo com os critérios que o professor estabeleceu, organizando conteúdos aleatórios por série, atividades esporádicas, cronograma, estratégias, entre outros, a fim de ajustá-los com a proposta individual de cada professor. IV- Definir critérios e avaliar os alunos, acompanhando o trabalho diário, aplicando instrumentos diversos de avaliação, refletindo sobre aspectos qualitativos e quantitativos, participando de reuniões de conselho de classe, corrigindo trabalhos, a fim de poder acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor dos alunos. V- Participar sempre que tiver vontade, de cursos encontros, seminários, com a finalidade de promover a con-tínua formação e o aperfeiçoamento profissional, bem como de Conselhos de Classe, Reuniões Pedagógi-cas, entre outros. As afirmativas corretas que correspondem à lei apresentada são:
São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nas escolas regulares. Escreva V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atendimento educacional especializado. ( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. ( ) Participação da família e da comunidade. ( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comuni-cação e informação. ( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
De acordo com o Decreto Federal n. 5626/05, é admitida como formação mínima aos professores que atuarão no ensino de Libras na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental:
Sobre os estágios, leia as alternativas e assinale qual corresponde ao Estágio das Múltiplas Combinações:
Ainda sobre a referida Lei municipal, cabe também se afirmar sobre as atribuições e responsabilidades do cargo de professor: I- Zelar pelo cumprimento dos princípios de ética profissional, tanto nos aspectos referentes à intimidade e privacidade dos usuários e profissionais, quanto no que se refere aos seus outros direitos inalienáveis. II- Levantar dados acerca da contextualização histórica dos alunos, das famílias envolvidas, buscando infor-mações sobre as necessidades educacionais e sociais, caracterizando o perfil dos alunos, com o objetivo de fornecer e divulgar os dados para os funcionários da unidade escolar e comunidade. III- Manter permanentemente contato com pais e alunos, com a coordenação, de modo a mantê-los informados quanto ao desempenho do aluno. IV- Limitar-se ao trabalho individual quando atuar com portadores de necessidades especiais, visando ao aten-dimento com qualidade. V- Não ministrar treinamento, aulas de aperfeiçoamento ou palestra para o pessoal técnico e auxiliar, pois não compete a sua área de atuação. As afirmativas corretas que correspondem à referida lei são:
Em respeito ao Decreto Federal n. 5626/05, a formação do instrutor de Libras (nível médio) deverá ser realizada por meio de:
O processo de aquisição de linguagem das crianças surdas envolve alguns estágios, que são: ( ) Período Pré-linguístico. ( ) Estágio de um Sinal. ( ) Estágio das Primeiras Combinações. ( ) Estágio de Múltiplas Combinações. Classifique V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Na rede Municipal de Blumenau, na função de professor(a) instrutor(a) de Libras, o profissional é responsável por: I- Contemplar o ensino da língua materna (Libras) como primeira língua. II- Difundir a Libras nas instituições de ensino. III- Difundir a Libras nas instituições de ensino, planejando em conjunto com os demais profissionais. IV- Interpretar na Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares e outros. V- Manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões pró-prias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo. As afirmativas corretas que correspondem à função do professor instrutor são:
Sobre Cultura Surda, leia com atenção: Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. Essa é uma explicação presente no livro da autora:
A autora Strobel fala sobre os artefatos culturais, entre os quais explica: [...] que constitui os surdos como indivíduos que percebem o mundo através de seus olhos. Indique o artefato que corresponde a essa explicação:
O Decreto nº 5.626/05 regulamenta a Lei nº 10.436/2002, sobre o acesso aos estudantes surdos. Assinale V ou F sobre o que dispõe esse Decreto: ( ) A inclusão da Libras como disciplina curricular. ( ) A formação e a certificação de professor de Libras, instrutor. ( ) A formação e a certificação do tradutor/intérprete de Libras. ( ) O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. ( ) A organização da educação bilíngue no ensino regular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre identidade surda, leia a citação: “As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o indivíduo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos-valia social”. Essa citação é de autoria de:
Sobre a Cultura Surda, dentro da história cultural dos surdos, há vários artefatos culturais. Indique a alternativa que contempla todos os artefatos presentes na cultura surda:
Quanto à aquisição e aprendizagem de Libras por crianças surdas, as pesquisas indicam um período chamado de Período Crítico, que pode ser entendido como:
Em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para os estudantes surdos, devido à diferença linguística, orienta-se que: