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O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

O estudo científico da sociedade sofreu indiscutível impacto, no século XX, com a contribuição de Émile Durkheim. Ele formulou, com firmeza e convicção, uma assertiva que fortemente repercutiu nas interpretações sociais, qualificou como objeto o fato social.

Sobre as características dos fatos sociais estabelecidas por Émile Durkheim, assinale a afirmativa correta.

Denominamos “processos sociais” a interação repetitiva de padrões de comportamento comumente encontrados na vida social. São as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos se relacionam, estabelecendo, assim, relações sociais.

Os principais processos sociais básicos são:

Como expoente da sociologia crítica no Brasil, Florestan Fernandes se destacou na elaboração teórica.

Sobre o seu legado e obra, analise as afirmativas a seguir.

I. Em todo o seu trabalho, a reflexão principal é sobre a desigualdade social, procurando identificar as contradições da sociedade de classes e o papel da sociologia diante dessa realidade.
II. Em seu profícuo trabalho intelectual escreveu: O negro no mundo dos brancos; A natureza sociológica da sociologia; A organização social dos tupinambás, dentre outras obras.
III. Além do trabalho intelectual, Florestan dedicou-se também à política, tendo sido filiado ao Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação e exercendo dois mandatos de deputado federal.
IV. Florestan foi um crítico da Ditadura Militar, tendo exposto sua crítica nos livros Circuito Fechado (1976) e Ditadura em questão (1982)..

A expressão “desigualdade social” descreve uma condição na qual membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder.

Considerando as análises feitas por Karl Marx sobre desigualdade e luta de classes, analise as afirmativas a seguir.

I. Para Marx, a desigualdade se estabelece nas relações de produção, que é onde se pode identificar as diferenças entre os homens, particularmente aqueles que exploram e os que são explorados.
II. Marx afirmava que as classes sociais se estratificam segundo o interesse econômico, em função de suas relações de produção e aquisição de bens estando as classes sociais diretamente relacionadas com o mercado e com as possibilidades de acesso que os grupos na sociedade possuem.
III. Segundo Marx, do ponto de vista político, a diferenciação se dá pela distribuição do poder entre os grupos e partidos políticos e também no interior destes, sendo os partidos políticos uma associação, cuja adesão é voluntária e que visa assegurar o poder a um grupo de dirigentes.
IV. Para Marx, as classes são expressão do modo de produzir da sociedade no sentido de que o próprio modo de produção se define pelas relações que intermedeiam entre as classes sociais, e tais relações dependem da relação das classes com os instrumentos de produção.

Está correto o que se afirma apenas em

O processo de reestruturação produtiva que vem ocorrendo com as empresas, diminuindo o número de empregos, provoca por outro lado uma modificação dos postos de trabalho dentro das empresas. Em relação à reestruturação produtiva, analise as afirmativas a seguir.

I. Muitas organizações estão cortando empregos. E aqueles que permanecem se transformam, mudando a forma de trabalhar dos empregados. A tradicional divisão do trabalho (técnica) em atividades específicas está perdendo terreno para o trabalho com base em equipes e projetos.
II. A rapidez em que ocorrem as modificações tecnológicas nesse fim de século torna o trabalhador flexível descartável para uma gama de atividades; as exigências são cada vez mais especializadas e demandam conhecimentos específicos.
III. O trabalho é parcelado e, enquanto a divisão social do trabalho subdivide a sociedade, a divisão parcelada do trabalho subdivide o homem, afinal, a abordagem parcelada evita sempre a compreensão do todo em que o sujeito está inserido.
IV. A nova organização que vai surgindo é dinâmica, facilmente adaptável às novas situações e, ainda, pressupõe que o indivíduo seja do nível operacional, seja do quadro dirigente, assuma um papel decisivo, intervindo no processo.

Está correto o que se afirma apenas em

Se a abolição da escravidão foi decisiva para constituição de um pensamento sociológico autêntico no Brasil, é natural que a questão da raça tenha ocupado um lugar privilegiado nas preocupações dos nossos primeiros sociólogos.

Em relação aos estudos sobre raça e racismo no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.

Em relação ao papel do direito repressivo e o papel que ele exprime em relação a solidariedade, assinale a afirmativa correta.

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

A Sociologia no Brasil ou a Sociologia brasileira é a ciência que busca compreender o funcionamento da sociedade brasileira; os intelectuais da área estabeleceram que iriam se dedicar a realizar pesquisas que procuravam construir uma compreensão a respeito da formação da sociedade brasileira.

Sobre a Sociologia brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. O período dos precursores vai até mais ou menos 1928 e caracteriza-se pelo exame da particular situação do país, principalmente a escravatura, até sua abolição. A influência, nessa etapa, é das correntes do pensamento funcionalista.
II. Num segundo período (1929-1964) da Sociologia brasileira, se observa a preocupação com a afirmação da ciência e a introdução da disciplina nos cursos das escolas normais.
III. No período de 1945 a 1965, a síntese dos trabalhos sociológicos está na preocupação com pesquisas educacionais e, principalmente, econômicas sob a ótica do desenvolvimentismo.
IV. O período que se inicia com o golpe militar tem como ênfase a temática dos problemas socioeconômicos e o posicionamento da Igreja Católica.

Está correto o que se afirma apenas em

O positivismo como método e doutrina teve grande importância na evolução de ideias no Brasil. Vários dos mais destacados propagandistas republicanos eram positivistas.

A respeito do papel e influência do positivismo na Primeira República, assinale a afirmativa correta.

Da mesma forma que ocorreu em termos mundiais, no Brasil, existiram muitos sociólogos que contribuíram para o avanço da análise da realidade social; dentre eles, podemos destacar o trabalho de Gilberto Freyre. Considerando o trabalho realizado por Gilberto Freyre, é possível afirmar que ele adotou uma perspectiva nos seus trabalhos em que o indivíduo, suas particularidades, suas intimidades e seu modo de pensar predominam em relação aos fatos mais marcantes da história, um tipo de abordagem que ele denominava sociologia:

As raízes da desigualdade social no Brasil não diferem das de outros países latino-americanos; a forma de colonização, a profunda dependência externa do país, a acumulação de riquezas pelas camadas mais favorecidas da população.

Quanto ao quadro de desigualdades brasileiras, analise as afirmativas a seguir.

I. As marcas da desigualdade estão relacionadas ao sistema fiscal e tributário regressivo às políticas de austeridade que resultam em desinvestimentos nas políticas sociais prioritárias resultando em um sistema social, econômico e fiscal que produz e reproduz privilégios e que está baseado em uma estrutura racista e sexista de distribuição do poder e de acesso a
recursos.
II. As desigualdades atravessam a saúde, a Educação e chegam a serviços como saneamento básico. No Brasil, 73% dos brasileiros não possuem esgoto tratado e 71% das famílias não têm plano de saúde. Outros 16% sequer possuem acesso água tratada.
III. Não podemos ser categóricos em relação à pobreza no Brasil, visto que se nota o aumento no número de super-ricos, altos índices de lucro nas grandes empresas, refletindo a capacidade de geração e distribuição de riquezas.
IV. A histórica e profunda desigualdade social que caracteriza o Brasil se acentuou durante a pandemia, com o aumento do número de pessoas em situação de extrema pobreza e de pessoas sem trabalho; mas tal situação foi compensada pelo auxílio emergencial gerando um maior equilíbrio entre os grupos econômicos.

Está correto o que se afirma apenas em

No início da organização industrial, os camponeses, os pequenos produtores, os fazendeiros, os artífices e os artesãos perderam, gradualmente, o acesso à propriedade produtiva. Sem os meios de subsistência, eles foram forçados a se submeterem a um mercado de trabalho, vendendo, assim, a sua força de trabalho mediante o recebimento de um salário.

Sobre as questões que envolvem o mundo do trabalho na sociedade capitalista, assinale a afirmativa INCORRETA.

Há vários modos de caracterizarmos os movimentos sociais. No que diz respeito à sua relação com a sociedade, especificamente no caso brasileiro, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Conservadores.
2. Reformistas.
3. Revolucionários.

(   ) Nesse movimento seus integrantes pretendem subverter completamente o sistema social existente, substituindo-o por outro, como foi o caso dos negros malês na Bahia.
(   ) Também conhecido como movimento reacionário, esse movimento tende a simplificar ao máximo a solução dos problemas sociais.
(   ) É o tipo de movimento mais comum; são exemplos desse movimento o movimento dos sem-terra, dos sem-teto e o feminista.
(   ) São movimentos bastante radicais e levam às últimas consequências suas reivindicações para alcançar as mudanças específicas que almejam.

A sequência está correta em

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