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O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

To make sense out of the highlighted meme and capture its humor, one should activate relations based on:

When we speak or write we often refer to things that were mentioned earlier, haven’t been mentioned yet, or were mentioned in another context or at another time.

IT in the sentence above the image is an example of gramatical cohesion because it represents a/an:

A word or phrase that is often used with another word or phrase, in a way that sounds correct to people who have spoken the language all their lives, but might not be expected from the meaning is a/an:

Sign in a roadside eating place:

SOME PAY BEFORE DUE
SOME PAY WHEN DUE
SOME PAY WHEN PAST DUE
SOME NEVER DO
HOW DO YOU DO?

Referenciation processes introduce in texts new bodies or referents, being essential in establishing text cohesion.

DO in the segment “Some never do” refers to:

All of the items match the meaning of “HOW COME” in its context of use, EXCEPT:

Fill in the headline blank with the appropriate option.

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

The ING form use in the sentence above the image follows the same pattern as in:

The pairs of words aim at oral practice which precisely targets the training of vowel pronunciation.

The criteria that accounts for the vowel distinction occurring in the chosen pairs are:

  • Reach – Rich
  • Seater – Sitter
  • Eat – It
  • Green – Grin
  • Beat – Bit
  • Feet – Fit

Analyse the phonetic sentence transcription to mark the corresponding item.

| ðə prɪnˈses kəd nɒt baɪ ə ˈpɔːkjʊpaɪn |

The common theme which is central to both of the texts is:

Readers are led to infer the feelings and questionings posed as they analyse an image. Having as references, the image and the text clues in “If evolution is all about survival of the fittest, how come cats are still around?

Just sayin’” we can assure that irony is built on the:

Authors make lexical decisions that operate to convey the intended message when they are writing their texts.

With reference to that aspect, mark the item that does NOT match the text.