Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 38 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

El título de la canción es “Corazonada” que signfica:

Observando la palabra “perjuicio” es posible decir:

Relacione las expresiones con sus signficados. Después, elija la alternativa correcta.

1. Dar la lata.
2. Al pie de la letra.
3. Ir con pies de plomo.
4. Dar en el clavo.

(  ) Molestar, importunar com exigencias continuas.
(  ) Acertar en lo que se hace o dice.
(  ) Enteramente y sin variación.
(  ) Ser precavido.

Rellene los huecos con el verbo haber: “Aunque ________ más recursos en el mundo, aún _________ escasez”.

Rellene los huecos con los verbos indicados conjugados en presente. Después, elija la opción correcta.

I. “Vimos el sol _____ el balcón.”
II. “El vino _____ abril.”
III. “Mis hermanos van _____ avión hasta Sevilla.”
IV. “?Has comprado la falda ____ la niña?”

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Rellene los huecos con los adverbios y elija la opción con la secuencia correcta:

(   ) “_________ no me enviaron los papeles.”
(   ) “Yo estudio ________ por la noche.”
(   ) “________ tiene cinco años y ya está estudiando.”
(   ) “Puedes hablar más _________ por favor.”

1. Apenas.
2. Todavía.
3. Despacio.
4. Solamente.

Las expresiónes “Muy listo”, “Llegar pronto” y “Estoy listo” signfican, respectivamente:

Haga la lectura de las frases y consteste observando las palabras subrayadas (solo):
I. A mí me encantaría solo un café.
II. A mí me encantaría un café solo.

Elija las palabras y expresiones que pueden traducir al portugués a las que están abajo y escoja la alternativa correcta.

1. De golpe.
2. Justo.
3. Tampoco.
4. Todavía.

Rellene los huecos con los verbos indicados conjugados en presente. Después, elija la opción correcta.

I. “A mí hermano le _______ las rodillas.” (doler)
II. “Estos cuadros me _______ horribles.” (parecer)
III. “?A vosotros os ________ el cinema.” (gustar)
IV. “A nosotros nos _______ el flamenco.” (gustar)

Elija el significado de la expresión “Vuelvo a las andadas”:

Rellene los huecos con los adverbios y elija la opción con la secuencia correcta.

1. “La película repreduce los problemas de ___________.”
2. “Yo _________ sé cómo vivir; estoy improvisando.”
3. “Muy __________, las personas hacéis propósitos.”
4. “¿Le pasa a usted algo? – ¡_________! Estoy muy bien.”

(  ) qué va
(  ) hogaño
(  ) tampoco
(  ) a menudo

Aún sobre el verbo “caigo”, es posible decir que sufre un tipo de irregularidad propia:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282