Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.
Os primeiros aparelhos de televisão no Brasil foram contrabandeados.
Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.
Os blogs surgiram como alternativa de segmentação de público por especialidade de tema e apresentavam, inicialmente, escrita altamente profissional.
No que se refere aos gêneros jornalísticos, julgue o próximo item.
Humanização, contexto social e reconstrução histórica são características do gênero reportagem.
A respeito da redação no telejornalismo e no radiojornalismo, julgue o item que se segue.
A repetição de palavras na televisão e no rádio, assim como ocorre no jornalismo impresso, prejudica a compreensão da notícia.
Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
As ferramentas da comunicação institucional e as da comunicação mercadológica são inadequadas para a comunicação organizacional interna: esse tipo de comunicação visa apenas proporcionar a interação entre a organização e seus colaboradores.
O conceito tradicional de marca engloba um conjunto de imagens, em geral, um nome, um logotipo e um slogan. Nos últimos anos, foi incorporada a esse conceito a representação da experiência que a marca proporciona aos clientes. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.
Uma das estratégias de promoção de uma marca se baseia em gerar, de forma direta ou indireta, medo no consumidor no sentido de fazê-lo acreditar que, se ele não comprar determinado produto, poderá ficar menos seguro, menos saudável, menos feliz ou menos realizado.
A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
Media training é o programa de treinamento que visa preparar o assessor de imprensa para o relacionamento adequado com a imprensa, bem como para assumir o papel de porta-voz da organização para a qual preste assessoria.
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
Dentro de uma organização, o relações-públicas assume uma função política ao lidar com relações de poder e ao atuar na administração de controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais.
Com relação a planejamento e organização de eventos, julgue o item seguinte.
Em território brasileiro, quando exposta dentre outras bandeiras, a Bandeira Nacional deve estar ao centro, se em dispositivos ímpares, ou o mais próximo possível do centro, à sua direita, se em dispositivos pares.
A respeito de comunicação visual, processo gráfico e planejamento editorial, julgue o item que se segue.
No processo gráfico, alceamento é a operação de juntar ou dispor cadernos — impressos separadamente — uns sobre os outros, para a formação completa de um livro ou de uma revista.
Acerca das novas tecnologias da comunicação, julgue o item subsequente.
Serviços de software oferecidos na Internet para filtrar e analisar o conteúdo textual produzido na mídia social são considerados ferramentas para monitoramento de mídias sociais.
Considerando que o texto precedente faça parte de uma reportagem hipotética, julgue o item a seguir, com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e nas teorias da comunicação.
Entre outros fins, o texto jornalístico investiga, reúne e contextualiza criticamente informações da atualidade.
Otávio, relações-públicas de determinada organização, foi convidado a integrar o departamento de projetos especiais da empresa. Ele havia exercido na empresa o papel de relações institucionais por doze anos, período em que manteve contato com deputados federais e senadores. A vaga disponível para o departamento também era do interesse de outro relações-públicas da empresa, mas a disputa não afetou o clima organizacional. Otávio tinha em sua cartela de clientes concorrentes de sua empresa contratante, contudo, ao deixar o cargo anterior para assumir o novo cargo, ele apagou todos os arquivos e não repassou ao seu sucessor informações importantes para a continuidade das atividades de relações institucionais.
À luz do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item subsequente, relativos à situação hipotética apresentada.
Otávio descumpriu seus deveres profissionais ao não repassar informações importantes ao seu sucessor.
A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
O emprego de recursos de não mídia para incentivar públicos a conhecer determinadas marcas é uma forma de comunicação pública.
Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.
Na década de 20 do século XX, inventores utilizavam artefatos caseiros para construir transmissores artesanais de radiodifusores.