“As maiores alterações decorrentes da utilização da nova tecnologia digital irão, necessariamente, afetar as estruturas físicas dos jornais e, em especial, das editorias de fotografia. Além disso, os próprios conceitos e técnicas fotojornalísticas acabam, necessariamente, sofrendo revisões para se adaptarem à nova forma de fotografar.” (FELZ, 2008). A partir dessa análise do pesquisador Jorge Felz sobre as perspectivas do fotojornalismo a partir da internet, analise as afirmativas abaixo.
I. A linguagem fotográfica sofreu alterações a partir do digital. No universo analógico, em um filme de 35mm, as dimensões do negativo são de 24 x 36mm e a relação entre largura e altura é de 1:1,5. Essa é uma proporção áurea do retângulo fotográfico.
II. Em várias câmeras digitais, essa relação é alterada para 3:4. Com isso, o enquadramento passa para uma forma quase quadrada, que representaria a forma geométrica do equilíbrio absoluto. Poucos assuntos se adaptam a esse formato.
III. Essa transformação do formato fotográfico parece ter relação direta com o fato de a imagem digital ter surgido para ser vista na tela de TV e no monitor do computador, já que os primeiros CCDs equipavam câmeras de vídeo.
IV. Em função desse novo formato, os fotógrafos precisam realizar cortes nas imagens para torna-las mais quadradas, além de cuidar para capturar imagens com contrastes fortes e um grande número de linhas.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
O design de jornais impressos tem sido revigorado em razão da concorrência na configuração midiática contemporânea, marcada pela presença das novas tecnologias digitais.
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.
Destacam-se em uma página impressa os elementos e princípios básicos da Gestalt: suas leis de percepção das formas, da constância dos objetos, do princípio do isomorfismo e da teoria da dinâmica de campos.
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.
Utilizado nas artes gráficas, o termo desktop publishing — editoração eletrônica — relaciona-se ao fluxo de trabalho em diagramação e na composição de textos.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
O espacejamento positivo deve ser evitado se a finalidade for ajustar uma ou mais linhas de um texto justificado.
“(...) provêm da tradição oriental de signos, sem deixar de ter pontos de contato com a escrita hieroglífica egípcia. Surgem da necessidade de transmitir impulsos de informação complexa, rapidamente, ou em um contexto multilíngue ou analfabeto."
(FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari)
Essa é uma definição para
No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue o item a seguir.
O projeto gráfico e a diagramação são duas etapas distintas do processo de planejamento gráfico de um jornal. O primeiro consiste no ordenamento diário dos elementos nas páginas e a segunda estabelece a definição conceitual e o padrão gráfico geral da publicação.
Com relação aos processos de produção gráfica, julgue o item que se segue.
No fluxo do processo de impressão, um canal de saída de uma etapa se torna o canal de entrada de outra.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à teoria da imagem.
O cenário, os objetos que compõem a cena, o elenco, o figurino, os enquadramentos e os movimentos da câmera definem a linguagem de um produto audiovisual.
Na produção e edição de vídeos, cada vez mais são utilizados cenários com realidade virtual. Para isso, é utilizada uma técnica que permite a inserção de imagens, anulando uma cor padrão. Trata-se do
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
A estipulação do número de páginas de uma publicação é feita em observância a um equilíbrio entre conteúdo editorial e finalidade comercial.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
Os três gêneros de comportamento para a tipografia são texto, informação e imagem, os quais apresentam em comum a legibilidade como fator crítico, uma vez que se relacionam igualmente à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
Espaços em branco têm a função de facilitar a leitura e a compreensão do texto.
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
No Brasil, os tamanhos gráficos mais utilizados nos jornais são o Berliner (aproximadamente 47 cm × 31,5 cm) e o tabloide (aproximadamente 35,5 cm × 30,5 cm).
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.
Os principais elementos do trabalho gráfico são o branco do suporte e o preto do impresso.