Em 1889 houve a Proclamação da República, banimento da Família Imperial e formação de um Governo Provisório chefiado por:
O principal livro de Paulo Freire se intitula:
Responda (v) verdadeiro ou (f) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. De acordo com a Constituição Federal:
(__) - As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
(__) - É vedado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei;
(__) - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado objetivo;
(__) - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
Está incorreto quanto à concordância:
Corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia:
Para Piaget, mais do que buscar a acumulação de conteúdos, a escola deveria se preocupar em ensinar o aluno a, exceto:
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Paulo Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas, que ele qualificou de:
Para separar termos da mesma função (termos coordenados) usa-se:
Não corresponde a sinônimos:
É incorreto afirmar tendo em vista o pensamento de Piaget:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“O educador deve considerar a Zona de Desenvolvimento ________________ de _______________, a lei de equilíbrio e desequilíbrio de Piaget e a internalização do conhecimento e trabalhar com hipóteses, no contexto escolar, com visão de processo, aceitando a problematização, dentro da visão dialética _______________."
Sobre o imperativo, é incorreto afirmar:
Para Piaget, o desenvolvimento sintético mútuo e progressivo é acompanhado de quatro processos. Não é um deles:
Para Emília Ferreiro, no Nível Alfabético, a criança entende que, exceto:
As instituições que atuam na educação infantil:
I - Devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças;
II - Nelas, a avaliação infantil deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação dos pequenos.
Sobre os itens acima: