O Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. “Aprender a conhecer” também tem como significado a descrição contida na alternativa:
Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:
I. os objetivos da educação e da instrução.
II. os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.
III. os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.
IV. a avaliação.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), analise os seguintes itens sobre a rotina:
I. A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças.
II. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
III. As estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias, que são organizadas em função das intenções educativas, expressas no projeto educativo, e são facultativas ao planejamento do professor.
IV. As estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo. São elas: atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Os conteúdos das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender são alguns dos elementos constitutivos do processo didático. No entanto, compreender o processo didático como totalidade abrangente implica a descrição da alternativa:
O desenvolvimento integral de todas as crianças é uma das funções da educação. No caso da Educação Infantil, é fundamental considerar as possibilidades de aprendizagem que elas apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessária uma atuação que propicie o disposto na alternativa:
O Projeto Político-Pedagógico de uma escola vai além de um conjunto de planos de ensino ou de atividades diversas. É um documento construído com a participação da comunidade escolar, onde estão expressas, entre tantas outras, as concepções de homem, mundo e sociedade que temos e queremos. Além disso, tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis (Veiga, 1995): a organização da escola como um todo e a organização da sala de aula. Essa abordagem está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Esses princípios são:
Educação e saúde estabelecem uma relação a ser considerada, especialmente na Educação Infantil, pois as crianças pequenas são um grupo etário suscetível a vários riscos e doenças que podem ser prevenidos e controlados, garantindo assim a integridade infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde considera a descrição da alternativa:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), são condições essenciais para favorecer as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, nas diferentes faixas etárias o disposto nas afirmativas abaixo:
I. Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que essas escritas possuem intenção comunicativa.
II. Dispor de um acervo em sala com livros e outros materiais, como histórias em quadrinhos, revistas, enciclopédias, jornais, entre outros, classificados e organizados com a ajuda das crianças.
III. Propor atividades de escrita que façam sentido para as crianças, isto é, que elas saibam para que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social.
IV. Possibilitar às crianças a escolha de suas leituras e o contato com os livros, de forma que possam manuseá-los, por exemplo, nos momentos de atividades diversificadas.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Na educação escolar, o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula e que está diretamente relacionado ao aspecto didático, pode ser denominado:
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando, nem hierarquizando os profissionais e as instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. Sobre essa afirmativa, é incorreto o que se afirma na alternativa:
Analise cada afirmativa abaixo e preencha os parênteses com V, se for verdadeira, e com F, se for falsa.
( ) O jogo simbólico ou o faz de conta possibilita que a criança desenvolva a capacidade de imaginar e representar, além de abrir caminho para a autonomia, a criatividade e a exploração de significados e sentidos.
( ) O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotarem outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.
( ) As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais, entre outros, limitam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
( ) Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos; dessa forma, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), a avaliação na Educação Infantil é concebida de acordo com os seguintes itens: I. Um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e a ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. II. Momentos específicos, buscando diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e ensino. Pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos. III. Um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. Está (estão) correto(s):
A educação do futuro lança muitos desafios. Torna-se necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá atender ao disposto na alternativa:
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e, consequentemente, muda à medida que as sociedades também se modificam, influenciadas por diferentes fatores. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta corretamente de acordo com a alternativa:
Considere as concepções a seguir relacionadas ao cuidar na instituição de Educação Infantil:
I. Embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, é necessário compreendê-lo como parte integrante da educação.
II. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
III. A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.
IV. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas: