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Considere duas forças, representadas por dois vetores A e B em um sistema de referência xyz. Caso o módulo dos vetores A+B e A−B sejam iguais, o ângulo entre eles é, em radianos,

Considere uma força F=1i+1j+1k atuando em um ponto localizado pelo vetor posição R=1i−1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O torque dessa força é

Seja uma partícula descrevendo um movimento circular cuja velocidade angular é dada por ⍵=1i+1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Em um dado instante o vetor posição da partícula é R=2i. Nesse instante, o vetor velocidade linear é

Uma força F atua em uma massa puntiforme m, que tem seu vetor posição descrito por R=1∙sen(2π t+ π)j, onde j é o vetor unitário na direção y. Assim, essa força é dada por

Uma tira metálica desliza com campo magnético B, como mostra a figura abaixo.

Esta experiência causa uma diferença de potencial V entre os pontos

O efeito Doppler no som é mais perceptivo

Numa reação nuclear pode acontecer emissões de algumas partículas como alfa (α), beta (β), gama (γ) e nêutron (n).

Na equação, 92U238 + 7N1499E246 + x, o x é igual a

Atente para o seguinte excerto: “Para que a aprendizagem significativa ocorra, é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento (...). Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem".

Utilizando como referência inicial o texto acima sobre aprendizagem significativa, atente para o que se diz a seguir sobre o ensino de física e assinale a afirmação verdadeira.

Considere que a velocidade da luz no vácuo é 3×108 m/s e que o raio da órbita da Terra é 1,5×1011 m. Este raio é chamado de Unidade Astronômica. O número de Unidades Astronômicas a que um ano-luz corresponde é, aproximadamente, igual a

Considere uma partícula cujo vetor posição é dado por R(t)=3i+4tj+5t2 k, onde t é o tempo e i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O vetor velocidade instantânea é

Sejam i, j e k os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Considere uma massa puntiforme com momento linear p(t)=1i+1tj+1t k. A força atuando nessa partícula é

Sejam i, j e k os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Considere uma força F=1i+1j+1k aplicada a uma massa puntiforme, que sofre um deslocamento dado por ΔR=1i−1j+1k. O trabalho realizado por essa força nesse deslocamento é

Em um sistema massa-mola, a massa tem seu vetor posição descrito por R=5∙sen(2π t+π/2)i, onde i é o vetor unitário na direção x. Essa massa tem velocidade dada por

Um elétron penetra numa região com velocidade v=vj, onde existe um campo elétrico E=Ek, e um campo magnético B=Bk. Desprezando-se a aceleração da gravidade, é correto afirmar que a trajetória descrita pelo elétron nessa região é

Um sistema gasoso com n moles de um gás ideal dobra o seu volume num processo isotérmico. Considerando que isto acontece a temperatura T e que R é a Constante Universal dos Gases, a variação de Entropia é igual a

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