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Três cargas elétricas de mesmo módulo estão fixas e perfiladas como mostra a seguinte figura.

As distâncias entre as cargas negativas é 2d e a distância entre a carga positiva e as negativas é d. Considerando-se ε0 a permissividade elétrica, é correto afirmar que a energia elétrica dessa configuração é

Na física, define-se resistividade (ϱ) e condutividade (σ) elétrica dos materiais. A relação entre essas duas grandezas é ϱ = 1/σ. Quando se aplica uma diferença de potencial elétrica V, entre os extremos de um resistor ôhmico de comprimento L e seção transversal A, estabelece-se uma corrente i.

Assim, a resistividade elétrica do resistor é

Observe a figura a seguir:

Considere uma carga elétrica +Q1 em um ponto A de uma região do espaço. No ponto B do mesmo espaço se encontra uma carga +Q2 que dista de A uma distância d. A energia potencial elétrica necessária para deslocar a carga +Q2 até o ponto C é

Uma temática importante quando falamos em todos os níveis da educação, é a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs – como meio auxiliar do professor no processo de ensino e aprendizagem. Com base no uso das TICs como ferramenta para o ensino de física, julgue os itens a seguir.

I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.

II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.

III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais", por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.

Está correto somente o que se afirma em

Considere uma força F=1i−1j+1k atuando num ponto localizado pelo vetor posição R=1i+1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O cosseno do ângulo entre o vetor força e o vetor posição é

Seja uma partícula descrevendo um movimento circular cuja velocidade angular é dada por ⍵=√3i+√3j+√3k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O período de rotação dessa partícula é

Considere uma partícula com carga elétrica q, velocidade V=1i+1j+1k em um campo magnético B=−1i+1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. A força na partícula devido ao campo magnético é

Uma partícula que executa um movimento harmônico simples ao longo do eixo x tem sua dinâmica descrita por uma equação do tipo a seguir, com a constante ⍵ positiva:

Um bloco cúbico de massa Ma = 5kg repousa numa mesa horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa é µ = 0,3. Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s2. Ao colocarmos outro bloco cúbico de massa Mb = 3kg sobre o primeiro, a força de atrito entre a mesa e o bloca de massa Ma aumenta, em Newtons (N), de

Os elementos combustíveis de um reator nuclear podem ser constituídos por pequenas esferas de óxido de Urânio. O chamado enriquecimento na fabricação desses elementos consiste em deixá-los ricos em

Atente para a seguinte figura, que representa um cilindro, de raio R, que rola num plano horizontal na direção xi, sem deslizar.

No cilindro, existe um ponto P, localizado a uma distância R/3 do centro, inicialmente localizado acima do centro. Depois de três voltas completas do cilindro, o vetor deslocamento do ponto P é

Atente para o seguinte excerto sobre avaliação da aprendizagem: “A avaliação praticada nas escolas é a avaliação da culpa e as notas praticadas são utilizadas para classificar os alunos, onde são comparados desempenhos e não os objetivos que se pretende atingir. Esta prática de avaliação se explícita por uma relação autoritária e conservadora que permite ao professor manter a disciplina e atenção dos alunos, desta forma a avaliação da aprendizagem torna-se um instrumento de controle que tudo pode, de forma que coercitiva o aluno, não dando-lhe alternativas que desenvolva meios para que alcance o aprendizado".

Utilizando-se como referência inicial o texto acima, é correto concluir-se que, para o autor, avaliação é

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