Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Ao analisar a presença significativa de imagens e o fascínio pelo espetáculo na atualidade, Adauto Novaes afirma que, de maneira apressada e superficial, era comum vermos associadas as ideias de espetáculo ao reino das imagens, em particular ao poder da televisão, mesmo depois de Guy Debord ter advertido, no livro A sociedade do espetáculo, que o espetáculo vai muito além do show de imagens.

Para Debord, o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens. Nesse caso, um dos indicativos dessa sociedade é a vida envolta por uma imensa acumulação de espetáculos, fazendo com que suas vivências, retiradas do mundo real, ocorram por meio de um intermediário, no qual o espetacular é vivido em detrimento do real, tornandose um substituto da experiência.

As abordagens contemporâneas do ensino da arte têm buscado articular o conhecimento em arte, relativo à produção das linguagens, e sobre arte, ao ler e contextualizar as produções dos estudantes com as de outras culturas, períodos e lugares. Nesse caso, um desafio do ensino de artes visuais é abordar criticamente as visualidades na contemporaneidade. Para isso, faz-se necessário um ensino de arte capaz de problematizar a cultura e a leitura de imagens, de analisar a relevância das visualidades na constituição de identidades e subjetividades, e de promover a compreensão dos significados que podem permear as relações entre imagem e poder.
NOVAES, A. (Org.) Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC, São Paulo, 2005 (com adaptações).



Considerando as ideias desenvolvidas nos textos acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Ensino de artes visuais: imagem, espetáculo e poder.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) papel dos diferentes atores sociais;

b) escolha dos temas a serem trabalhados no ensino de artes visuais.

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais



Beatriz Milhazes é uma artista brasileira que trabalha com formas circulares que sugerem deslocamentos. Prepara imagens sobre plástico transparente, que são descoladas, como películas, e, então, aplicadas na tela por decalque. Os motivos e as cores são transportados para a tela por meio de colagens sucessivas, realizadas com precisão. A transferência das imagens da superfície lisa para a tela faz com que a gestualidade seja quase anulada.

Magdalena Atria é uma artista Chilena que trabalha com o conceito de expansão da pintura. Em seu trabalho, a artista utiliza diversos materiais, por exemplo, massinhas de modelar, que são enroladas como rocambole e fatiadas para montar imagens. É possível inferir que as obras das duas artistas se relacionam também ao artesanato, entretanto, elas subvertem o aspecto artesanal no momento em que ultrapassam os limites da pintura convencional e criam novos modos do fazer pictórico.

Considerando a obra das artistas Beatriz Milhazes e Magdalena Atria elabore uma proposta de ensino-aprendizagem acerca do tema:

As relações entre arte e artesanato.

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais que a arte é caracterizada como área de conhecimento e não mais como atividade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, trata dessa área de conhecimento com objetivos específicos, valorizando conteúdos que vão desde as representações regionais a diversidades culturais.No entando, ainda é comum encontrarmos no ensino das artes visuais currículos praticados a partir de uma visão da arte como atividade e reprodução mecanizada de estereótipos.

Considerando as observações acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Currículos praticados no ensino das artes visuais: a responsabilidade do professor perante as escolhas dos conteúdos a serem desenvolvidos.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) arte como área de conhecimento ou como atividade;

b) papel do professor de artes visuais como mediador do conhecimento artístico e cultural;

GABARITO:

Em caso de dúvidas com relação à solução de alguma questão, assista às videoaulas de resolução no site. Digite na barra de busca o ID da pergunta desejada, você irá encontrá-lo ao lado do número da questão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282