As religiões afro-descentes no Brasil destacam-se como um campo central estético e cultural. A respeito das ligações culturais, artísticas e religiosas afro-brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte no Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens:
De acordo com a imagem e o texto, em relação à obra de Jaider Esbell, podemos afirmar que:
Existem diversas formas de manifestações artísticas, a colagem é uma técnica que se encaixa na modalidade:
Tarsila do Amaral foi uma importante pintora brasileira e fez parte do movimento modernista no país, estão dentre as suas principais obras:
A linguagem visual é todo e qualquer tipo de comunicação que se dá por meio de imagens e símbolos, muitos autores consideram alguns elementos como os principais da linguagem visual, não é um desses elementos:
Considere o diagrama a seguir.
O seu criador teve o 5º centenário de sua morte celebrado em vários eventos em São Paulo, em abril de 2019. Segundo Michele Gialdroni, diretor do Instituto Italiano de
Cultura de São Paulo, ele é “o artista que melhor encarna o ideal renascentista de um gênio universal, que estava sempre em busca de uma nova solução para problemas
técnicos da realização de suas obras ambiciosas”.
(https://bit.ly/2VOKE78. Adaptado)
O artista homenageado é
O século XX foi marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram o comportamento político-social da atualidade. Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes a esse período, cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes. Um dos Movimentos Artísticos mais importantes do início desse século foi o Cubismo, que tinha como principal característica a:
Em relação à arte atual e ao trabalho de Tunga, o texto nos traz a confirmação sobre a
Analise a imagem.
A sua principal característica é:
Através do ensino da arte é possível sensibilizar o aluno sobre o significado e a importância do patrimônio cultural. Para isso é necessário a abordagem desse título dentro das escolas através do(a):
Os pintores egípcios utilizavam uma técnica de pintura que posteriormente foi comparada as obras de Pablo Picasso, porque retratavam o corpo em diferentes ângulos em uma mesma figura. Qual o nome dado à essa técnica representativa?
“[...] (500 – 1000 a.C.) – Entre 5000 e 1000 a.C. temse vida das culturas artísticas pré-hindu, mesopotâmica, egípcia: civilizações grandiosas, completas e de alta significação expressiva". (BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte, p. 29).
A quais culturas o autor se refere
Ansiedade, medo e isolamento. Essas são notas características de um famoso pintor que, embora não fosse alemão, inspirou o movimento expressionista naquela região. Trata-se de:
Na questão da leitura de imagem, o autor Edmund Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 44) se destaca. Ele sugere leituras comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras.
(Fonte: https://www.acafe.org.br/).
O autor ainda propõe mais alguns estágios para a leitura de imagem. Analise os itens abaixo e escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:
( ) Edmund Feldman aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.
( ) A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação, listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor, cores, elementos e demais propriedades da obra. Nessa etapa, identificam-se, também, o título da obra, o artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação, se figurativo ou abstrato etc.
( ) A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo, os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisadas.
( ) O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.
( ) No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nessa etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras. Mas é senso comum que um bom trabalho é o que tem o poder de encantar muitas pessoas por um longo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: