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Folha de respostas:

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A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, Pacto de São José da Costa Rica, determina que não se deve impor a pena de morte à pessoa que, no momento da perpetração do delito, for menor de ________ anos, ou maior de __________ anos, nem aplicá-la à mulher em estado de gravidez.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Fundamentando-se na Lei nº 7.853/1989, ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico. Para este fim, os órgãos e entidades da administração direta e indireta devem dispensar, no âmbito de sua competência e finalidade, aos assuntos objetos esta Lei, tratamento prioritário e adequado, tendente a viabilizar, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas, na área da saúde:

I. O desenvolvimento de programas de saúde voltados para as pessoas portadoras de deficiência, desenvolvidos com a participação da sociedade e que lhes ensejem a integração social.

II. A garantia de acesso das pessoas portadoras de deficiência aos estabelecimentos de saúde públicos e privados, e de seu adequado tratamento neles, sob normas técnicas e padrões de conduta apropriados.

III. O desenvolvimento de programas especiais de prevenção de acidente do trabalho e de trânsito, e de tratamento adequado a suas vítimas.

Quais estão corretas?

Em relação à literalidade do texto Constitucional, analise as assertivas abaixo:

I. Às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.
II. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
III. O casamento não pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos.
IV. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social.

Quais estão corretas?

Referente à Lei Federal nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa INCORRETA.

Para responder às questões 1 a 5, considere o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.

A construção do referido Código de Ética foi desenvolvida através do estudo da historicidade da sua existência, da experiência de um grupo de profissionais brasileiros da área e da resposta da comunidade específica de profissionais que atuam com esse conhecimento em nosso país. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. É um dos 12 itens norteadores da aplicação do referido Código de Ética que o Profissional de Educação Física registrado no Sistema CONFEF/CREFs e, consequentemente, aderente ao presente Código de Ética, na qualidade de interventor social, deve assumir compromisso ético para com a sociedade, colocando-se a seu serviço primordialmente, independentemente de qualquer outro interesse, sobretudo de natureza corporativista.

II. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo das responsabilidades e deveres do profissional da educação física, que, tendo como referências a experiência histórica e internacional dos Profissionais de Educação Física no trato com questões técnicas, científicas e educacionais, típicas de sua profissão e de seu preparo intelectual, condições que lhes conferem qualidade, competência e responsabilidade, entendidas como o mais elevado e atualizado nível de conhecimento que possa legitimar o seu exercício, é fundamental que desenvolvam suas atuações visando

sempre preservar a saúde de seus beneficiários nas diferentes intervenções ou abordagens conceituais.
III. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo princípios e diretrizes, que deve-se manter o beneficiário informado sobre eventuais circunstâncias adversas que possam influenciar o desenvolvimento do trabalho que lhe será prestado.

Quais estão corretas?

O tempo de reação é um componente importante de muitas tarefas de performance motora. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. Embora fatores como a prática, a qualidade e a familiaridade do sinal ajudem a minimizar as diferenças entre as idades no tempo de reação, os adultos mais jovens têm tempo de reação consistentemente mais lentos que os mais velhos.

II. O tempo de reação é o tempo decorrido entre a apresentação de um estímulo e a ativação inicial dos grupos musculares apropriados à realização da tarefa.

III. O tempo de reação fracionado é uma tentativa de quebrar o processo do tempo de reação completo em vários componentes. Essa divisão é feita em: tempo de reação pré-motor, tempo de reação motor e tempo de reação final.

Quais estão corretas?

Para responder às questões 11 a 15, considere (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2019).

Analise as assertivas abaixo:

I. A atividade física afeta o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono mais do que qualquer outro estresse fisiológico. Com o exercício, o O2 difunde-se dos alvéolos para o sangue venoso ao retornar aos pulmões, enquanto quase a mesma quantidade de dióxido desloca-se do sangue e penetra nos alvéolos pulmonares. Simultaneamente, a estimulação alveolar aumentada mantém as concentrações gasosas apropriadas para facilitar a troca gasosa rápida.

II. O termo limiar ventilatório descreve o ponto no qual a ventilação pulmonar aumenta desproporcionalmente em relação ao consumo de oxigênio durante o exercício gradativo. Nesse ponto, a ventilação seguirá intimamente ligada à demanda de oxigênio no nível celular. De fato, a ventilação “excessiva”, provém diretamente da liberação de dióxido de carbono devido ao tamponamento do ácido lático que começa a se acumular em virtude de glicólise aumentada.

III. O termo limiar de lactato descreve o consumo mais alto de oxigênio ou a intensidade do exercício alcançada com o aumento inferior a 1,0 mM (milimoles) na concentração sanguínea de lactato acima do nível pré-exercício.

Em relação à resposta da pressão arterial aos diferentes estímulos de exercício, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Exercícios com resistência pesada executados com membros inferiores, aumentam mais a pressão arterial do que os exercícios com resistência pesada realizados com membros superiores.
(  ) Em exercícios de atividade muscular rítmica, a pressão sistólica aumenta rapidamente nos primeiros minutos, para em seguida se estabilizar em pessoas normotensas. Com a sequência do exercício, a pressão sistólica pode reduzir, devido a vasodilatação das arteríolas dos músculos ativos. A pressão diastólica mantém-se relativamente inalterada durante todo período do exercício.
(  ) Exercícios de resistência, particularmente durante a fase concêntrica e/ou estática da contração muscular, comprimem mecanicamente os vasos arteriais periféricos que irrigam os músculos ativos. A compressão vascular arterial eleva expressivamente a resistência periférica total e reduz a perfusão muscular. O fluxo sanguíneo muscular sofre uma redução que é proporcional ao percentual da capacidade de força máxima exercida. Na tentativa de restaurar o fluxo sanguíneo muscular, ocorre um aumento substancial na atividade do sistema nervoso simpático, no débito cardíaco, e na pressão arterial média. A magnitude da resposta hipertensiva relaciona-se diretamente com a intensidade do esforço e com a quantidade da massa muscular ativada.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considerando o artigo “Abordagens metodológicas e a prática pedagógica na educação física escolar (LIMA; MORTARI; BENETTI, 2015), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, conforme as proposições metodológicas da educação física.

Coluna 1
1. Abordagem cultural.
2. Abordagem crítico-emancipatória.
3. Abordagem crítico-superadora.

 

Coluna 2
(  ) Essa abordagem foi sugerida por Jocimar Daólio em crítica à perspectiva biológica que ainda domina a Educação Física na escola. Segundo o autor, esta visão naturaliza e universaliza o corpo humano, entendendo-o como um conjunto de ossos, músculos e articulações. Assim, para complementar a ideia do autor, todos os corpos são iguais por possuírem os mesmos componentes, e as aulas de Educação Física devem ser as mesmas para todos os alunos em qualquer época e lugar.

(  ) Podendo-se fazer relação com a abordagem cultural, essa perspectiva é parcialmente semelhante, pois considera as experiências/vivências corporais que o indivíduo possui a fim de que as aulas sejam pautadas em cooperação. A técnica neste caso não é esquecida, ela é uma ferramenta para o desenvolvimento do aluno, mas não é o objetivo final numa aula baseada nesta abordagem.

(  ) A partir da década de 80, apoiados nas discussões e reflexões que foram ocorrendo na perspectiva educacional, tentando superar o modelo hegemônico do esporte e aptidão física, desenvolvido e praticado no ambiente escolar durante as aulas de Educação Física, o ensino encaminhou-se no sentido de autonomia, superando as estruturas tradicionais e autoritárias, possibilitando o uso da linguagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação à Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.

Em relação ao fato de 73% das promessas net zero existentes serem fracas e inadequadas, o autor acrescenta o comentário: são ‘gasto de saliva ao invés de ação climática’.
Através desse comentário, pode-se dizer que:

I. É uma crítica à ineficácia da maioria das promessas net zero.
II. O uso da linguagem coloquial atribui ao fragmento condição de verdade cotidiana.
III. É tão-somente uma explicação do que foi dito anteriormente.

Quais estão corretas?

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