Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para responder às questões 11 a 15, considere (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2019).

Analise as assertivas abaixo:

I. A atividade física afeta o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono mais do que qualquer outro estresse fisiológico. Com o exercício, o O2 difunde-se dos alvéolos para o sangue venoso ao retornar aos pulmões, enquanto quase a mesma quantidade de dióxido desloca-se do sangue e penetra nos alvéolos pulmonares. Simultaneamente, a estimulação alveolar aumentada mantém as concentrações gasosas apropriadas para facilitar a troca gasosa rápida.

II. O termo limiar ventilatório descreve o ponto no qual a ventilação pulmonar aumenta desproporcionalmente em relação ao consumo de oxigênio durante o exercício gradativo. Nesse ponto, a ventilação seguirá intimamente ligada à demanda de oxigênio no nível celular. De fato, a ventilação “excessiva”, provém diretamente da liberação de dióxido de carbono devido ao tamponamento do ácido lático que começa a se acumular em virtude de glicólise aumentada.

III. O termo limiar de lactato descreve o consumo mais alto de oxigênio ou a intensidade do exercício alcançada com o aumento inferior a 1,0 mM (milimoles) na concentração sanguínea de lactato acima do nível pré-exercício.

Em relação à resposta da pressão arterial aos diferentes estímulos de exercício, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Exercícios com resistência pesada executados com membros inferiores, aumentam mais a pressão arterial do que os exercícios com resistência pesada realizados com membros superiores.
(  ) Em exercícios de atividade muscular rítmica, a pressão sistólica aumenta rapidamente nos primeiros minutos, para em seguida se estabilizar em pessoas normotensas. Com a sequência do exercício, a pressão sistólica pode reduzir, devido a vasodilatação das arteríolas dos músculos ativos. A pressão diastólica mantém-se relativamente inalterada durante todo período do exercício.
(  ) Exercícios de resistência, particularmente durante a fase concêntrica e/ou estática da contração muscular, comprimem mecanicamente os vasos arteriais periféricos que irrigam os músculos ativos. A compressão vascular arterial eleva expressivamente a resistência periférica total e reduz a perfusão muscular. O fluxo sanguíneo muscular sofre uma redução que é proporcional ao percentual da capacidade de força máxima exercida. Na tentativa de restaurar o fluxo sanguíneo muscular, ocorre um aumento substancial na atividade do sistema nervoso simpático, no débito cardíaco, e na pressão arterial média. A magnitude da resposta hipertensiva relaciona-se diretamente com a intensidade do esforço e com a quantidade da massa muscular ativada.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282