Para Walter Benjamim, a reprodutibilidade técnica das obras de arte era vista como
Sobre a Sociedade da Informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Na sociedade da informação, a matéria-prima menos valorizada é o conhecimento, que deve ser ignorado em favor da criatividade e da inovação.
II. A cultura de uma sociedade se altera quando a mediação tecnológica da comunicação passa de puramente instrumental para estrutural.
III. A trama comunicativa que a revolução tecnológica introduz na sociedade resume-se às máquinas e não altera rotinas de produção e de distribuição de bens e serviços.
Está correto o que se afirma em
Relacione as diversas fases da televisão brasileira, listadas a seguir, ao período em que ocorreram.
1- Fase Populista
2- Fase do Desenvolvimento Tecnológico
3- Fase Elitista
4- Fase da Globalização e da TV Paga
5- Fase de Transição e da Expansão Internacional
( ) 1950 – 1964
( ) 1964 – 1975
( ) 1975 – 1985
( ) 1985 – 1990
( ) 1990 – 2000
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A consonância está entre os valores-notícia de construção, que se relacionam com os critérios de elementos do acontecimento que serão incluídos na notícia.
A consonância é entendida como
A gramatura de um papel é expressa em
As opções a seguir apresentam estruturas que devem ser evitadas em um texto a ser lido no rádio, à exceção de uma. Assinale-a.
Assinale a opção que indica a ação do assessor de imprensa no processo de media training.
A comunicação digital trouxe novos desafios para a estratégia comunicacional das instituições, na medida em que
Relacione os vários tipos de eventos, listados a seguir, muitos deles com nomenclatura em inglês, às suas respectivas características.
1- Roadshow
2- Showcasing
3- Workshop
4- Brainstorming
5- Open Day
( ) Evento que funciona como grupo de trabalho ou oficina na qual são apresentadas novas técnicas e os integrantes normalmente são convidados a participar de uma atividade prática.
( ) Evento organizado para a empresa receber o público e mostrar seus sistemas, métodos e equipamentos, geralmente com visitas organizadas e distribuição de brindes.
( ) Evento no qual os produtos são exibidos em vitrines interativas fechadas, e o público interage com uma central de informações por meio de telefones instalados em cabines.
( ) Usada geralmente em publicidade, é uma reunião que se divide em duas etapas: criativa e avaliativa, com o objetivo de estimular a produção de ideias.
( ) É uma demonstração itinerante, que se desloca geralmente em ônibus ou carreta para mostrar o potencial de uma organização, a fim de conquistar novos clientes ou parceiros.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
O anúncio pelo qual são cobrados preços abaixo da tabela ou são veiculados gratuitamente como permuta, quando há sobra de espaço (nos veículos impressos) ou tempo (nos audiovisuais), é conhecido no jargão profissional como
Uma das principais metáforas para entender a sociedade atual, na qual as relações se transformam continuamente a partir de seus componentes, nos é dada por Zygmund Bauman, ao tratar da
A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensagens são recebidas pelo público de forma passiva e uniforme, também é conhecida como
Sobre o processo de informatização das redações nos jornais diários brasileiros, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi iniciado na redação do Jornal do Brasil, em 1995, e impôs mudanças profundas no método de trabalho dos jornalistas.
II. Provocou, como uma de suas consequências negativas, a demissão dos jornalistas encarregados exclusivamente da revisão.
III. Foi visto pelas empresas como uma forma de economia e de maior agilidade na elaboração dos periódicos.
Está correto o que se afirma em
Relacione os tipos de abordagem formal usados mais frequentemente pela propaganda, listados a seguir, às suas respectivas características.
1- Slice of life
2- Antropomorfia
3- All-type
4- Testemunhal
5- Epopeia
( ) transforma coisas e conceitos em figuras humanas ou de animais para que “falem" e expressem características e emoções de modo mais evidente.
( ) conta uma história de forma dramática reforçando seu sentido de luta e conquista, conferindo-lhe um sentido épico.
( ) utiliza apenas texto, geralmente decorrente de um título e sem imagens complementares.
( ) usa personalidades ou autoridades para reforçar características positivas com base em sua experiência como produto ou serviço.
( ) apresenta consumidores típicos ou idealizados em situações cotidianas nas quais dramatizem algum uso ou benefício do que está sendo anunciado.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Com relação às tipologias, assinale a opção que apresenta a família de letras sem serifa.