Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 50 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para Walter Benjamim, a reprodutibilidade técnica das obras de arte era vista como

Sobre a Sociedade da Informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Na sociedade da informação, a matéria-prima menos valorizada é o conhecimento, que deve ser ignorado em favor da criatividade e da inovação.

II. A cultura de uma sociedade se altera quando a mediação tecnológica da comunicação passa de puramente instrumental para estrutural.

III. A trama comunicativa que a revolução tecnológica introduz na sociedade resume-se às máquinas e não altera rotinas de produção e de distribuição de bens e serviços.

Está correto o que se afirma em

Relacione as diversas fases da televisão brasileira, listadas a seguir, ao período em que ocorreram.

1- Fase Populista

2- Fase do Desenvolvimento Tecnológico

3- Fase Elitista

4- Fase da Globalização e da TV Paga

5- Fase de Transição e da Expansão Internacional

( ) 1950 – 1964

( ) 1964 – 1975

( ) 1975 – 1985

( ) 1985 – 1990

( ) 1990 – 2000

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

A consonância está entre os valores-notícia de construção, que se relacionam com os critérios de elementos do acontecimento que serão incluídos na notícia.

A consonância é entendida como

A gramatura de um papel é expressa em

As opções a seguir apresentam estruturas que devem ser evitadas em um texto a ser lido no rádio, à exceção de uma. Assinale-a.

Assinale a opção que indica a ação do assessor de imprensa no processo de media training.

A comunicação digital trouxe novos desafios para a estratégia comunicacional das instituições, na medida em que

Relacione os vários tipos de eventos, listados a seguir, muitos deles com nomenclatura em inglês, às suas respectivas características.

1- Roadshow

2- Showcasing

3- Workshop

4- Brainstorming

5- Open Day

( ) Evento que funciona como grupo de trabalho ou oficina na qual são apresentadas novas técnicas e os integrantes normalmente são convidados a participar de uma atividade prática.

( ) Evento organizado para a empresa receber o público e mostrar seus sistemas, métodos e equipamentos, geralmente com visitas organizadas e distribuição de brindes.

( ) Evento no qual os produtos são exibidos em vitrines interativas fechadas, e o público interage com uma central de informações por meio de telefones instalados em cabines.

( ) Usada geralmente em publicidade, é uma reunião que se divide em duas etapas: criativa e avaliativa, com o objetivo de estimular a produção de ideias.

( ) É uma demonstração itinerante, que se desloca geralmente em ônibus ou carreta para mostrar o potencial de uma organização, a fim de conquistar novos clientes ou parceiros.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

O anúncio pelo qual são cobrados preços abaixo da tabela ou são veiculados gratuitamente como permuta, quando há sobra de espaço (nos veículos impressos) ou tempo (nos audiovisuais), é conhecido no jargão profissional como

Uma das principais metáforas para entender a sociedade atual, na qual as relações se transformam continuamente a partir de seus componentes, nos é dada por Zygmund Bauman, ao tratar da

A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensagens são recebidas pelo público de forma passiva e uniforme, também é conhecida como

Sobre o processo de informatização das redações nos jornais diários brasileiros, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi iniciado na redação do Jornal do Brasil, em 1995, e impôs mudanças profundas no método de trabalho dos jornalistas.

II. Provocou, como uma de suas consequências negativas, a demissão dos jornalistas encarregados exclusivamente da revisão.

III. Foi visto pelas empresas como uma forma de economia e de maior agilidade na elaboração dos periódicos.

Está correto o que se afirma em

Relacione os tipos de abordagem formal usados mais frequentemente pela propaganda, listados a seguir, às suas respectivas características.

1- Slice of life

2- Antropomorfia

3- All-type

4- Testemunhal

5- Epopeia

( ) transforma coisas e conceitos em figuras humanas ou de animais para que “falem" e expressem características e emoções de modo mais evidente.

( ) conta uma história de forma dramática reforçando seu sentido de luta e conquista, conferindo-lhe um sentido épico.

( ) utiliza apenas texto, geralmente decorrente de um título e sem imagens complementares.

( ) usa personalidades ou autoridades para reforçar características positivas com base em sua experiência como produto ou serviço.

( ) apresenta consumidores típicos ou idealizados em situações cotidianas nas quais dramatizem algum uso ou benefício do que está sendo anunciado.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Com relação às tipologias, assinale a opção que apresenta a família de letras sem serifa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282