O anúncio pelo qual são cobrados preços abaixo da tabela ou são veiculados gratuitamente como permuta, quando há sobra de espaço (nos veículos impressos) ou tempo (nos audiovisuais), é conhecido no jargão profissional como
O jornalista deve, nas matérias em off, tomar algumas precauções, como, por exemplo, verificar as informações e avaliar o interesse de quem as forneceu. Como contrapartida, o procedimento de praxe é resguardar o informante, evitando sua exposição.
Em relação à fonte “off the record" (anônima), deontologicamente, é correto afirmar que:
Sobre a tipologia dos leads, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário do lead flash, que ordena as informações a partir da mais relevante, o lead moderno enumera os fatos temporalmente, de modo a facilitar a compreensão.
II. O lead resumo normalmente começa com uma frase curta, enquanto o lead literário distribui os fatos aleatoriamente, a partir do verbo de ação.
III. O lead clássico ordena seus elementos a partir da notação mais importante, já no lead narrativo há uma ordenação sucessiva de fatos, rumo ao clímax.
Está correto o que se afirma em
A partir do momento em que a notícia se vê circunscrita a uma lógica de produção em moldes industriais, a busca pela superação das metas de circulação anteriormente traçadas passa a dar o tom nas redações. Fake news, retórica sensacionalista e agendamento do noticiário são empregados. Contudo, existem protocolos implícitos tanto de natureza deontológica quanto ética relacionados à atuação do profissional de imprensa.
Com relação ao jornal-empresa, é correto afirmar que:
Suíte é um jargão jornalístico que, em linhas gerais, significa “sequência que se dá a um determinado assunto, nas edições subsequentes do jornal". Tomando como exemplo uma publicação impressa, suponha que será disponibilizada uma página já retrancada com capacidade para determinado número de caracteres e tipologia. O repórter incumbido da tarefa de redigir a notícia precisará tanto descrever resumidamente o que já se divulgou como acrescentar fatos novos. O texto em questão, composto no formato da pirâmide invertida, com 4 parágrafos, repetirá alguns dados divulgados anteriormente.
Tais elementos de repetição deverão figurar na seguinte posição:
O repórter da editoria de Economia conseguiu vender a pauta de uma matéria relativa ao mercado financeiro para o editor. Contudo, embora ainda faltem elementos para compor o texto, foi decidido publicar ainda hoje, no site do jornal, um texto curto acompanhado de foto com ótima resolução. Amanhã, na edição impressa do jornal, será publicada a matéria completa.
Esse recurso para publicação do conteúdo no site é conhecido, no jargão das redações, como:
As notícias em jornalismo têm uma estrutura comum pela técnica da pirâmide invertida. Esta pirâmide consiste em estabelecer:
Assinale a alternativa que apresenta a base de quase toda matéria jornalística, em qualquer meio de comunicação que consiste em contato pessoal entre repórter e fonte.
É papel principal do editor, figura essencial do processo de produção jornalística:
Do ponto de vista da apresentação, a entrevista varia conforme o veículo. Segundo Lage (2001), no jornalismo impresso, ela deve ser:
Os profissionais de uma empresa jornalística de mídia impressa estão divididos em diversas funções. Os jornalistas que saem às ruas para apurar as informações, e os encarregados de planejar visualmente a página do jornal são, respectivamente:
Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:
Entendendo a linguagem jornalística como precisa, coerente, clara, coesa, fluente e concisa, é correto afirmar sobre o texto jornalístico:
Em relação às características da pauta jornalística na perspectiva de Cremilda Medina na obra “Entrevista
– O diálogo possível", é correto afirmar que:
No processo de edição de jornal, revista ou website, colocar uma matéria ou ilustração na zona visual primária significa localizá-la na parte da página que fica: