O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:
Uma empresa que fabrica equipamentos para usinas
termoelétricas está em processo de expansão para a América
Latina. Para dar suporte a sua estratégia, a competência
“articulação internacional" foi incluída no seu modelo de gestão e
desdobrada em competências de nível individual. Foram
mapeadas as competências individuais e identificados os gaps de
competências que precisam ser desenvolvidas nos planos de
desenvolvimento individuais (PDIs). A primeira rodada de
avaliação mostrou que um número expressivo de funcionários
precisa desenvolver: conhecimentos de espanhol, conhecimentos
do contexto cultural da América Latina e disposição para
cooperar. Tendo em vista os tipos de capacidade que precisam
ser desenvolvidos, são ações de capacitação adequadas: