Para promover uma apreciação significativa
em Artes Visuais, é necessário:
A partir dos anos 30, o Canto Orfeônico foi dominante na educação musical brasileira, tendo à frente o compositor:
Quanto à tecnologia e redes midiáticas, fortemente presentes em nossa época, e seu uso na arte-educação, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o cinema brasileiro, assinale a
alternativa CORRETA:
O Grupo Fluxus foi um movimento que teve origem nos anos 1960. Faziam parte deste grupo artistas como Joseph Beuys (conhecido principalmente por suas performances), Nam June Paik (artista pioneiro da videoarte) e John Cage (pioneiro da música aleatória e da música eletroacústica ). Sobre o Grupo Fluxus, é INCORRETO o que se afirma em:
São orientações didáticas para o trabalho
docente do professor de Artes:
I- A organização dos materiais a serem utilizados
dentro do espaço de trabalho.
II- O registro e a documentação das atividades
dos alunos.
III- A orientação para que os alunos percebam as
qualidades das formas artísticas.
Está CORRETO somente o que se afirma em:
A Proposta Triangular, sintetizada por Ana Mae Barbosa, é uma das principais referências para o ensino da arte no Brasil hoje. Por meio dela, busca-se fazer com que o aluno compreenda a obra de arte, o contexto em que foi criada e seja capaz de comparar com os dias atuais. A Proposta Triangular é comporta, assim, pela construção de três conhecimentos em Arte. Seriam eles:
O conceito de Indústria Cultural foi formado pelos filósofos e sociólogos Adorno e Horkheimer e carrega em si uma crítica à “cultura industrializada”, ou seja, aos objetos culturais criados em massa, com intenções comerciais e objetivando um consumo passivo e acrítico por parte do público. Neste sentido, invenções do início do século XX influenciaram a opinião dos autores. Leia as alternativas abaixo sobre as referidas invenções e assinale a CORRETA:
Observe a imagem abaixo:
Trata-se da obra Les Demoiselles d'Avignon, de
Pablo Picasso, realizada em 1907. Sobre a obra,
leia as afirmativas abaixo:
I- A obra é considerada precursora do Cubismo e
da pintura abstrata. Podemos observar em sua
composição planos angulosos e geométricos,
assim como figuras femininas em posições
inverossímeis.
II- A influência da arte africana na obra é evidente
mediante o uso de máscaras tribais.
III- A composição foi realizada predominantemente
com o uso do contraste entre luz e sombra, sendo
o foco da luz dentro do cenário elemento
importante para a definição das formas.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Observe a imagem a seguir:
A foto mostra o décimo minuto da obra Between
You and I, de Anthony McCall, em uma exibição
de 2006 . A instalação consistiu em um jogo de
luzes que projetava linhas em formatos retos,
curvos e ovais no chão da galeria. O público podia
se colocar debaixo da projeção. Sobre a obra, é
CORRETO afirmar que ela é um exemplo:
Leia as alternativas abaixo e assinale a que apresenta somente aspectos considerados para a realização de uma leitura de imagem:
Quando tratamos da psicologia das cores, bastante aplicada em design e publicidade, há cores que são consideradas quentes e com grande capacidade de expansão das formas, devido à força visual. Estamos falando das cores:
Quanto ao ensino e aprendizagem de Arte,
avalie as afirmativas abaixo:
I- Para aprender arte, deve-se desenvolver um
percurso de criação pessoal cultivado, interagindo
com o ambiente sociocultural e natural.
II- Deve-se não apenas fazer arte, mas também
refletir sobre o trabalho artístico realizado, assim
como se pensar nos contextos históricos em que
se deram as realizações de obras consagradas.
III- Os conteúdos podem ser ensinados nos três
eixos da experiência de aprendizagem
significativa, ou seja: o fazer, o apreciar e o
contextualizar.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Observe a imagem a seguir
A obra Shadow Line, da artista contemporânea
brasileira Regina Silveira, foi exposta em Nova
York, em 2011. Leia as afirmações a seguir sobre
a obra:
I- A artista, em sua instalação, aproveita a relação
com o espaço da galeria, criando um site-specific,
ou seja, a obra somente pode existir naquele
espaço.
II- A composição da obra foi realizada em um
único plano linear, com uma linha contínua e
espiralada, que cria a sensação de perspectiva da
obra.
III- A ausência de um suporte formal, o
aproveitamento do espaço arquitetônico e o
caráter impermanente da obra podem ser
consideradas características da arte
contemporânea.
Está CORRETO somente o que se afirma em:
Sobre a teoria das cores, leia as afirmativas
abaixo e assinale (V ) para Verdadeiro e (F ) para
Falso:
( ) Pela síntese aditiva, utilizada, por exemplo,
para fotografia, e que considera a cor luz, as cores
primárias seriam verde, vermelho e azul.
( ) Pela síntese subtrativa, utilizada, por exemplo,
para pintura, e que considera a cor pigmento, as
cores primárias seriam vermelho, amarelo e azul.
( ) Na síntese subtrativa, a mistura das cores
primárias resulta nas cores secundárias.
( ) Na síntese subtrativa, a cor complementar de
uma cor primária resulta da mistura de três cores
secundárias.