Arquivamento é o conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos. O método de arquivamento corresponderá à forma em que os documentos serão armazenados, visando sua localização futura. O método de arquivamento organizado de acordo com o setor ou local onde foram produzidos é o
Considera-se arquivo o conjunto de documentos independente da natureza, acumulado por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada. Dadas as afirmativas seguintes,
I. Arquivo permanente – conjunto de documentos preservados em definitivo em razão da sua valência.
II. Arquivo regional – arquivo encarregado de arquivos de uma região.
III. Arquivo setorial – arquivo acumulado por um determinado setor de uma administração. Não está tecnicamente subordinado a um arquivo central.
IV. Arquivo público – arquivo produzido por uma instituição pública no exercício de suas funções.
V. Arquivo privado – Arquivo produzido por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Verifica-se que estão corretas
Segundo a classificação dos arquivos, baseando-se na criação de agrupamento, podemos classificar: I. classificação funcional, classificação orgânica e classificação por materiais; II. classificação funcional, classificação orgânica e classificação por gênero; III. classificação funcional e classificação orgânica; IV. classificação funcional, classificação orgânica e classificação explicita; V. classificação funcional, classificação por gênero e classificação matricial. Está correto apenas o item
Dentro dos acervos arquivísticos, a correspondência é um dos gêneros de documentos escritos que merece tratamento especial por ter relevância intermediária nas ações administrativas. Dadas as afirmativas seguintes,
I. A correspondência classifica-se em interna e externa.
II. Correspondência interna são os memorandos, despachos, circulares.
III. Correspondência oficial – trata-se de assunto de interesse específico de uma instituição.
IV. Correspondência particular – trata-se de interesse pessoal dos servidores da instituição.
V. Correspondência externa – trocada entre uma instituição e outras entidades, como cartas, ofício, telegramas.
Verifica-se que estão corretas
A documentação apresenta características de utilidade e temporalidade. Dadas as afirmativas seguintes,
I. A movimentação e arquivo da documentação devem considerar a utilidade e vida útil de cada documento.
II. O prazo de guarda representa o tempo em que um documento ficará arquivado.
III. O prazo de guarda é também estipulado pensando nas necessidades de quem elaborou os documentos.
IV. Temporalidade do documento significa a vida útil do documento.
V. A destinação final de qualquer documento é a guarda permanente em depósito.
Verifica-se que são corretas apenas