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De acordo com a Lei nº 13.005/2014, NÃO constitui meta do PNE:

A LDBEN, Lei nº 9.394/1996, estabelece que, respeitadas as normas comuns e as específicas de cada sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Elaborar o Projeto Político Pedagógico escolar (PPP) envolve, entre outras questões, conhecimento sobre suas dimensões conceituais e metodológicas. Uma delas diz respeito ao significado da palavra projeto. O Projeto Político Pedagógico, numa perspectiva democrática, representa o desejo de tornar real a melhoria da qualidade do ensino, a formação para a cidadania, para a inserção no mundo do trabalho em constante transformação e para a vida. Partindo da ideia de projeto como planejamento crítico-reflexivo sobre algo a ser alcançado na instituição educativa, é correto afirmar que o PPP é um instrumento

Os profissionais do magistério da educação básica compreendem aqueles que exercem atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, nas diversas etapas e modalidades de educação, e possuem a formação mínima exigida pela legislação federal das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, NÃO é princípio da Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica:

No processo de avaliação de projetos educacionais na Instituição de Ensino Superior, NÃO se deve levar em consideração:

A Lei nº 13.005/2014 assegura que a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas realizados por determinados atores. Sobre esses atores, considere:

I. Ministério da Economia.

II. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

III. Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação. IV. Fórum Nacional de Educação.

IV. Fórum Nacional de Educação.


São atores previstos nessa Lei:

De modo geral, pode-se afirmar que a ideia de planejamento não é algo distante do cotidiano das pessoas comuns e das organizações. Nas instituições de ensino, o planejamento participativo assume papel fundamental nos momentos de elaboração, execução e avaliação das atividades a serem desenvolvidas. Sobre as definições acerca do planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Consiste uma previsão metódica de uma ação a ser desencadeada e na racionalização dos meios para atingir os fins.

( ) Em suas diferentes acepções, apresenta, implícita ou explicitamente, um caráter ideológico.

( ) A teorização sobre o planejamento deve ser situada, na medida em que este não pode ser tratado indistintamente do sistema social.

( ) Afirmar que o planejamento é uma prática situada significa negar o caráter tecnocrático dele como um instrumental de organização racional neutro.

Assinale a sequência correta.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, NÃO constituem cursos de formação inicial para os profissionais do magistério para a educação básica, em nível superior:

A reflexão sobre o Planejamento e a Política Educacional requer um entendimento dessas ações como forma de intervenção localizada no âmbito da estrutura do Estado e, portanto, como ação do governo. Sobre a ideia de tomar o planejamento educacional como objeto de estudo numa perspectiva crítica e reflexiva, é correto afirmar:

As diferentes perspectivas de planejamento comportam possibilidades de transformação social ou de conservação conforme grupos que o manejam, os referenciais dos atores envolvidos e as características da realidade a ser trabalhada. Sobre as abordagens do planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática e economicista, que deprecia a dinâmica das relações sociais e fundamenta-se na ação instrumental do modelo positivista.

( ) O planejamento estratégico apresenta-se como uma reação às limitações do planejamento normativo tradicional.

( ) O planejamento participativo, numa perspectiva critica, constitui um processo que possibilita o conhecimento da realidade por meio da ação e reflexão dos envolvidos.

( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática, que supervaloriza, essencialmente, a dinâmica das relações sociais e a participação de todos.

Assinale a sequência correta.

Sobre a estrutura e o currículo dos cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, assinale a afirmativa INCORRETA

A legislação vigente consolidou a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior. Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e, também, para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino. Sobre a avaliação da Educação Superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É compreendida como a grande impulsionadora de mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, que se concretiza na formação de cidadãos e profissionais e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão.

( ) Contribui para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios como a gestão democrática e a autonomia, que visam consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da instituição de ensino superior.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios da gestão centralizada, essencialmente, na autoridade máxima da instituição de ensino superior.

Assinale a sequência correta.

A Lei nº 9.394/1996 estabelece que a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. Sobre as atribuições das universidades, no exercício de sua autonomia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos em lei, obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino.

( ) Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.

( ) Fixar o número de vagas para ingressos em seus cursos de acordo com as exigências dos Conselhos Municipais de Educação e diretor de ensino da instituição.

( ) Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.

Assinale a sequência correta.

Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar:

A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto a ser avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou transformá-lo. Sobre a avaliação, é correto afirmar:

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