O planejamento participativo na educação é um caminho que se distancia das decisões centralizadas e autoritárias e se alinha ao trabalho coletivo e participativo.
Sobre a temática, assinale a alternativa correta:
A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento é fundamental pois configura momento de crescimento coletivo e de transformação da realidade de maneira alinhada, coordenada.
Com relação às relações interpessoais e processo de planejamento, assinale a alternativa correta:
I. O planejamento participativo é sinônimo de planejamento normativo.
II. O modo determinístico de planejamento é mais eficaz no sentido de contemplar a coletividade porque é mais centralizado.
III. O planejamento participativo conta com perspectivas de levantamento e solução de problemas a partir de óticas diferenciadas, aumentando a possibilidade de transformação de uma realidade.
IV. Existe a possibilidade de que os sujeitos envolvidos no planejamento participativo sejam mais sensíveis às necessidades da escola.
A alternativa correta é:
Sabemos que um litro (1 L) equivale ao volume de um cubo cuja aresta mede 10 centímetros. Qual o volume de um cubo cuja aresta mede 5 centímetros?
O planejamento é um ato através do qual o professor projeta, organiza e sistematiza o fazer docente, em relação aos seus meios, forma e conteúdo. Dentre os princípios que devem orientar a prática de planejamento do professor, encontramos:
No que se refere ao planejamento dos professores, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Obriga à busca prévia de materiais, tomando o tempo da elaboração de assuntos mais relevantes.
II – Facilita o enriquecimento profissional, por ser uma atividade que é motivo de reflexão sobre a prática e um esquema flexível para uma ação consciente.
III – Desvincula sua elaboração da avaliação dos processos educativos e pedagógicos instaurados pelo currículo.
Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando a atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
Um dos caminhos que trazem melhores resultados para fazer a relação entre as disciplinas é se basear em uma situação real. Os transportes ou as condições sanitárias do bairro, por exemplo, são temas que rendem desdobramentos em várias áreas do conhecimento.
A abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que seriam apresentados de forma convencional, seguindo o livro didático, sejam ensinados e aplicados na prática - o que dá sentido ao estudo.
Para que esse tipo de trabalho pedagógico tenha frutos, é preciso:
A reflexão sobre o Planejamento e a Política Educacional requer um entendimento dessas ações como forma de intervenção localizada no âmbito da estrutura do Estado e, portanto, como ação do governo. Sobre a ideia de tomar o planejamento educacional como objeto de estudo numa perspectiva crítica e reflexiva, é correto afirmar:
Leia as afirmativas a seguir: I. O livro didático é considerado por alguns teóricos como um instrumento necessário à sala de aula. II. Avaliar, de acordo com o paradigma emergente, significa punir o aluno que cometeu um erro. III. O comprometimento ativo do professor no processo educativo contribui para uma educação adequada às necessidades dos alunos. IV. A gestão escolar deve considerar as características sociais, culturais e econômicas da região ao planejar e desenvolver as ações inerentes ao ambiente escolar. Marque a alternativa CORRETA:
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
Segundo Vasconcellos, o Projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido, basicamente, em sua abrangência em:
Segundo Celso dos S. Vasconcellos, no início do século XX, o planejamento vai avançando para todos os setores da sociedade, provocando um enorme impacto a partir do seu uso na União Soviética não como simples organização interna a uma empresa, mas como planificação de toda uma economia.
Atualmente, pode-se identificar três grandes linhas em termos de planejamento administrativo:
I. Gerenciamento da qualidade parcial.
II. Planejamento estratégico.
III. Planejamento participativo.
Está correto o que se afirma em:
Para organização, seleção e planejamento de conteúdos matemáticos a serem aplicados, o profissional da educação infantil precisa considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças. Para isso, deve-se considerar que, exceto:
Nos anos iniciais do E F, é importante valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio:
Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento escolar, quais sejam:
Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático: