Com referência à utilização de custos para fins de controle e gestão, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Em determinado período, certa indústria produziu 25 mil unidades de seu único produto, tendo vendido 80% dessas unidades. Não havia estoques iniciais de qualquer espécie e os custos indiretos de produção fixos somaram R$ 500 mil. Assertiva: Nessa situação, no período considerado, o lucro antes do imposto de renda apurado pelo método do custeio por absorção será R$ 100 mil maior do que o apurado pelo método do custeio variável.
Julgue o próximo item, relativo à contabilidade de custos e aos sistemas de informação de custos na administração pública.
A informação de custos deve ser oportuna, ou seja, estar disponível no momento adequado à tomada de decisão.
Com referência à utilização de custos para fins de controle e gestão, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Em dado período, uma indústria que apropria custos indiretos a seus produtos à razão do tempo de mão de obra direta necessário à produção produziu 6 mil unidades do produto A e 4 mil unidades do produto B, incorrendo em 6 minutos para a produção de cada unidade do produto A e 18 minutos para a produção de cada unidade do produto B. Assertiva: Nessa situação, o produto A receberá um terço dos custos indiretos de produção do período.
Com referência à utilização de custos para fins de controle e gestão, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Em determinado mês, uma empresa calculou seu ponto de equilíbrio em receita de vendas em R$ 180.000, tendo obtido uma margem de segurança de 20% e um lucro líquido operacional de R$ 27.000. No mês subsequente, quando está prevista uma expansão de 5% em suas vendas, espera-se um lucro líquido operacional líquido de R$ 33.750, sem nenhuma alteração em custos ou preços. Assertiva: Nessa situação, o índice de margem de contribuição é de 70% em ambos os meses.
Julgue o próximo item, relativo à contabilidade de custos e aos sistemas de informação de custos na administração pública.
A Lei de Responsabilidade Fiscal avançou em relação à Lei n.º 4.320/1964, ao determinar que a implantação de um sistema de custos permita a avaliação dos resultados e do desempenho da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, e não somente a determinação do custo dos serviços prestados pelo Estado.
Com referência à utilização de custos para fins de controle e gestão, julgue o próximo item.
O sistema de custeio RKW, caracterizado pela apropriação tanto de custos do período quando de custos de produção dos produtos, realiza o que se pode chamar de custeio pleno ou total, dispensando, por isso, a departamentalização e demandando técnicas de rateio próprias, distintas das do custeio por absorção.
Com referência à utilização de custos para fins de controle e gestão, julgue o próximo item.
Uma das vantagens do custeio embasado em atividade, em relação a outras metodologias de custeio, é que a íntegra dos custos associados a atividades é apropriada sem rateio aos objetos de custeio, evitando que custos identificados como de atividade possam ir parar no resultado sem passarem pelos objetos de custeio.
Julgue o próximo item, relativo à contabilidade de custos e aos sistemas de informação de custos na administração pública.
No método de custeio variável, os custos fixos são considerados despesas do período.
Com referência à utilização de custos para fins de controle e gestão, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Uma indústria que trabalha com o sistema de custo padrão para fins gerenciais utiliza um número padrão de horas de mão de obra direta (mod) de 0,45 hmod por unidade produzida, sendo a sua taxa padrão de mod igual a R$ 13 por hora. Na última semana, foram fabricadas 200 unidades de seu produto único, tendo sido verificadas variação de taxa de mod de R$ 90 favorável e variação total de mod de R$ 40 desfavorável. Assertiva: Nessa situação, o número efetivo de horas de mod empregadas na produção foi superior ao esperado em mais de 10%.
Julgue o próximo item, relativo à contabilidade de custos e aos sistemas de informação de custos na administração pública.
No setor público, o sistema de informação de custos deve ser independente em relação aos demais sistemas de informações e gestão, a fim de não sofrer interferências destes.