No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.
O ouvidor, que atuou durante o período colonial brasileiro,
pode ser considerado antecessor dos modernos ombudsmen.
Constitucionalmente previsto, o Conselho de Comunicação Social (CCS) tem, entre outras, a atribuição de
realizar estudos, pareceres e recomendações ao Congresso
Nacional a respeito dos temas relacionados à comunicação no
Brasil.
Com relação a imagem e identidade institucionais, julgue os itens seguintes.
Identidade institucional é a forma como os públicos de
interesse percebem uma referida instituição, empresa ou
corporação.
Julgue os próximos itens, referentes à comunicação de crise
Crises mais graves que impactam, de forma substancial, a
imagem de uma empresa, e, na maioria das vezes, surgem
de distorções acumuladas com o passar do tempo, são
classificadas como ciclotímicas.
A respeito do uso da assessoria de imprensa no jornalismo institucional, julgue os itens subsecutivos.
Entre outros fatores, a eficácia no relacionamento da assessoria
de imprensa com a mídia requer um mailing list atualizado que
contenha as principais informações a respeito dos veículos ou
até mesmo dos jornalistas, o que garante o acesso e o repasse
de informações de forma direta.
No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.
A relação do assessorado, seja ele pessoa física ou jurídica,
com os veículos de comunicação, deve ser coordenada pelo
assessor, não envolvendo o cliente a fim de garantir sua
integridade; cabendo à assessoria de imprensa definir quais os
tópicos de interesse dos veículos e o que deverá ser divulgado.
Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes.
Ao conceder uma entrevista a um repórter, o assessorado e sua
assessoria de imprensa têm o direito de avaliar o conteúdo da
matéria antes de sua publicação, a fim de decidir sobre o que
será publicado.
Em relação às mídias digitais e às mídias sociais, julgue os itens subsecutivos.
O uso do aplicativo WhatsApp por veículos noticiosos pode
ser compreendido como uma ferramenta na produção
colaborativa de notícias.
Constitucionalmente previsto, o Conselho de Comunicação Social (CCS) tem, entre outras, a atribuição de
analisar propagandas comerciais de tabaco e de bebidas
alcoólicas, bem como as de medicamentos e terapias
veiculadas pelos meios de comunicação do país.
No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.
A função da ouvidoria na comunicação pública corresponde à
do ombudsman nos veículos de comunicação. Se, na indústria
informativa, o ombudsman opera como vigilante dos sistemas
de comunicação, na comunicação pública a ouvidoria atende
aos princípios da transparência e da qualidade no atendimento
aos usuários.
Considerando que um fotógrafo profissional tenha divulgado, na Internet, fotografias da intimidade de um artista sem autorização do retratado, julgue os itens subsequentes.
A imagem de todo artista é um bem público, visto que ele
normalmente se expõe nos meios de comunicação de massa.
Com relação a imagem e identidade institucionais, julgue os itens seguintes.
Imagem institucional é a forma como uma instituição quer
ser percebida por seus públicos de interesse, de modo
a representar toda sua essência, ou seja, aquilo que ela
realmente é.
No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A qualidade da comunicação interna depende, entre outros
fatores, da abertura e disponibilização de informações por
parte da diretoria, tendo-se a verdade como princípio
norteador.
Julgue os próximos itens, referentes à comunicação de crise
Em momentos de crise, a eficácia no relacionamento com a
mídia é fundamental para se evitar o agravamento da situação
e conquistar a boa vontade dos públicos de interesse. Nesse
momento, não se deve evitar o assédio dos jornalistas, de
maneira que entre as posturas a serem assumidas pelo assessor
incluem-se a disponibilidade, a presença e a solicitude.
No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A realização de levantamento de dados é importante para o
planejamento do trabalho de comunicação dentro de uma
empresa, afinal, por meio de instrumentos como a pesquisa
bibliográfica, pode-se estabelecer um diagnóstico inicial.