Em relação à Lei n.º 12.527/2011 e ao Decreto n.º 7.724/2012, que
tratam de questões afetas ao acesso à informação, julgue os itens a
seguir.
No âmbito da administração pública federal, a classificação de informações como ultrassecretas é de competência exclusiva e indelegável das seguintes autoridades: presidente da República; vice-presidente da República; ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas destes; comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e chefes de missões diplomáticas e consulares permanentes no exterior.
A respeito de funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.
A função arquivística intitulada difusão é precedida pela descrição, visto que esta é uma atividade fundamental para a disseminação das informações contidas nos documentos de arquivo.
Acerca de protocolo, julgue os itens subsecutivos.
Os elementos utilizados para o registro de documentos nos serviços de protocolo são metadados desses documentos.
Acerca de protocolo, julgue os itens subsecutivos.
O controle da tramitação dos documentos pelos vários setores de uma organização é uma atividade de protocolo.
Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de documentos.
Em uma organização, o programa de gestão de documentos substitui o sistema de arquivos.
Com relação às políticas públicas de arquivo e à legislação
arquivística, julgue os itens que se seguem.
Os arquivos do Poder Judiciário estadual são considerados arquivos estaduais.
Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.
Uma característica do documento de arquivo é o seu inter-relacionamento com outros documentos e com a atividade da qual ele é resultado.
Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.
O aumento do volume documental, após a Segunda Guerra Mundial, foi um dos motivos para a elaboração dos princípios e conceitos arquivísticos utilizados atualmente na intervenção na realidade documental das organizações.
Em relação ao modelo de requisitos para sistemas informatizados
de gestão arquivística e de indexação de documentos, julgue os
itens seguintes.
A indexação é um método que visa à representação de documentos ou informações por meio de termos, palavras-chaves ou descritores.
A certificação digital e os conceitos a ela associados representam
um marco na gestão de documentos arquivísticos digitais. Acerca
desse tema, julgue os itens de 54 a 60. Nesse sentido, considere
que o termo ICP-Brasil, sempre que empregado, refere-se à
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.
As condições de preservação e custódia dos documentos arquivísticos também constituem elementos de autenticidade. Nesse sentido, a autenticidade, tanto para documentos convencionais quanto para documentos eletrônicos, é assegurada na medida em que o arquivista preserve-os com as mesmas características em que foram criados, inclusive quando houver processos de migração e cópias dos documentos eletrônicos.
No que se refere à microfilmagem, uma das técnicas modernas a
serviço dos arquivos, julgue os itens seguintes.
A microfilmagem traz economia aos arquivos, pois sua adoção tem menor custo que a manutenção do acervo em suporte de papel.
No que se refere à microfilmagem, uma das técnicas modernas a
serviço dos arquivos, julgue os itens seguintes.
São vantagens da microfilmagem: ser instrumento auxiliar na preservação de documentos originais, contribuir para a segurança do acervo contra extravios diversos pela ação humana e permitir a eliminação segura de documentos permanentes.
Em relação à Lei n.º 12.527/2011 e ao Decreto n.º 7.724/2012, que
tratam de questões afetas ao acesso à informação, julgue os itens a
seguir.
O acesso à informação compreende, entre outros direitos: orientação sobre como e onde obtê-la e acesso imediato à informação contida em documentos produzidos, acumulados ou custodiados por órgãos públicos, pessoa física ou entidade privada que tenham vínculos com o poder público, ainda que esses documentos tenham sido recolhidos a arquivos públicos.
A respeito da análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue
os itens subsequentes.
Relatórios de atividades, atas de reunião da diretoria e processo judicial sobre estelionato são exemplos de tipos documentais.
A respeito da análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue
os itens subsequentes.
O gênero documental, o suporte documental e a data de acumulação são elementos pertinentes à análise tipológica dos documentos de arquivo.