No que se refere à organização do trabalho pedagógico, é necessário atentar-se que:
I – As escolhas pedagógicas devem ser diversificadas, observando a organização estrita dos grupos por faixas etárias, uma vez que as crianças aprendem fundamentalmente com os adultos.
II – A função indissociável do cuidar e educar é finalidade da Educação Infantil, manifestando-se apenas nas rotinas dedicadas aos cuidados especialmente dos bebês.
III – A criança e suas diferentes formas de conhecer o mundo, o que envolve brincar, movimentar-se e expressar sentimentos, levam o(a) professor(a) a criar situações diversificadas que envolvam a imaginação, a criatividade, a curiosidade e a capacidade de expressão.
No que tange ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O letramento é a forma pela qual as pessoas funcionam no discurso da sociedade.
II – O letramento se dá apenas na escola.
III – O letramento e a alfabetização são fenômenos independentes.
“Apresenta indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno). Determina a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano, além das causas subjacentes de dificuldade de aprendizagem”. O tipo de avaliação descrito acima é o seguinte:
No que se refere ao planejamento dos professores, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Obriga à busca prévia de materiais, tomando o tempo da elaboração de assuntos mais relevantes.
II – Facilita o enriquecimento profissional, por ser uma atividade que é motivo de reflexão sobre a prática e um esquema flexível para uma ação consciente.
III – Desvincula sua elaboração da avaliação dos processos educativos e pedagógicos instaurados pelo currículo.
No que se refere à concepção de tempo na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O ritmo próprio de cada grupo deve ser o elemento constitutivo da rotina na organização do trabalho pedagógico.
II – A organização do tempo escolar deve ter como diretriz a preocupação quantitativa do cumprimento das políticas educacionais definidas pelo sistema.
III – A rotina é sempre considerada um instrumento de libertação e autonomia no processo educativo da Educação Infantil.
Como se sabe, a mediação entre professores, conteúdos e alunos é uma condição para que a avaliação formativa ocorra. Nessa concepção, a avaliação possui o objetivo de:
I – regular os processos de aprendizagem para que a escola possa formar as turmas por meio
de mérito.
II – acompanhar a forma como o aluno aprende e orientar o professor para ajustar suas ações
pedagógicas.
III – orientar os professores para que possam tomar decisões quanto à hierarquização das aprendizagens dos alunos.
No que se refere às regras de organização da Educação Infantil prevista na Lei n.9.394/1996, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Atendimento à criança de, no mínimo, 5 horas diárias para o turno parcial e de 6 horas
para o turno integral.
II – Avaliação mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
III – Capacitação do aluno para aprender, obtendo pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo.
No que se refere aos desafios da educação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos.
II – Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho.
III – Ampliar o acesso à educação visando à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.
No que se refere à alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Para a alfabetização da criança, é importante que ela se desenvolva em inúmeros aspectos, sendo os primeiros anos de vida, do nascimento até os 6 anos, cruciais para tal desenvolvimento.
II – O desenvolvimento psicomotor está diretamente relacionado ao desenvolvimento emocional.
III – A motricidade é elemento relevante para que a criança descubra o mundo dos objetos e tenha noção de seu próprio corpo, distinguindo-os dos objetos.
No que se refere ao portfólio, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É eficiente na obtenção de dados acerca da aprendizagens dos estudantes, constituindo-se
num conjunto despretensioso de tarefas realizadas ao longo do ano.
II – É um instrumento de avaliação que permite a quantificação dos erros e acertos dos estudantes, sendo de grande valia para a atribuição das notas finais.
III – É um dossiê da trajetória do estudante, constituindo-se em um instrumento de registro
que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem.
Para que a aprendizagem infantil ocorra com êxito, é preciso que o professor leve em conta alguns fatores, como, por exemplo:
I – Conhecimentos prévios de qualquer natureza que as crianças já possuem sobre o assunto.
II – Resolução de problemas como forma de aprendizagem.
III – Individualidade e diversidade.
De acordo com a Lei n. 9.394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
No que se refere às contribuições dos estudos relacionados aos paradigmas educacionais modernos e contemporâneos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As formas atuais de legitimação do conhecimento, o papel das universidades, das empresas financiadoras de pesquisa nesse processo.
II – O impacto da linguagem da informática na reorganização dos saberes e das disciplinas acadêmicas.
III – A hipótese do fim das metanarrativas e suas implicações na articulação entre fins e valores da educação
“Se duas crianças estiverem disputando um brinquedo e a professora intervir” ...
I – A intervenção da professora impediu o pensamento da criança.
II – A professora promoveu, nesse momento, o pensamento da criança resolvendo o conflito com rapidez.
III – A intervenção da professora pode ou não promover o pensamento da criança. O fator propulsor para essa situação será o encorajamento do pensamento infantil e não a agilidade com a qual se resolverá o conflito.
No que se refere aos benefícios dos jogos no ensino da Matemática, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Estimula o raciocínio.
II – Fixa conceitos.
III – Incentiva o processo de assimetria orgânica