Considerando as preocupações atuais com as propostas para uma educação infantil, é necessário considerar que a vida afetiva da criança deverá ter uma relação com a ação pedagógica:
Dificuldades de aprendizagem são aspectos comuns ao trabalho pedagógico e precisam ser investigadas para descobrir quais as causas quando:
Leia:
“Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino."
Tal incumbência é dada pela Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional:
Nas etapas de desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, a personificação é o ato de dar características, sentimentos e atributos humanos aos objetos, sendo uma particularidade comum ao estágio:
Nesta tendência pedagógica há uma constante problematização da realidade, assim como das relações do homem com o meio e com outros indivíduos, objetivando sempre a progressiva transformação social:
As metas iniciais do Plano Nacional de Educação, segundo os documentos oficiais, são o grupo responsável pela qualidade da educação básica, correspondendo ao nível mínimo de qualidade para tal nível da educação. Tais metas, por conta de suas características, são chamadas de:
São funções psicológicas superiores, segundo os estudos propostos por Lev Vygotsky, os seguintes tópicos, exceto:
A primeira meta do Plano Nacional de Educação (2014-2024) estabelece a universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade, para isso deverá ser ampliada a oferta de educação infantil em creches, atendendo, no mínimo:
Emília Ferreiro se preocupou com questões referentes ao processo de alfabetização de crianças – principalmente nas faixas de idade dos quatro aos seis anos – e com isso constatou aspectos importantes, reforçando suas propostas construtivistas. É incorreto afirmar que a pesquisadora descobriu que:
A ação lúdica, se inserida no contexto da ação pedagógica, deve ser pensada: