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Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens

subsecutivos.

Algumas preposições da língua portuguesa, como com ou

para, podem ser representadas em LIBRAS por meio de

unidades lexicalizadas ou pelo estabelecimento de relações

espaciais.

Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.

O tradutor-intérprete de LIBRAS que atua em universidade é

responsável por buscar a terminologia específica de cada área

do conhecimento na qual for atuar. Na ausência de sinais

específicos, o tradutor-intérprete tem autonomia para criar

sinais em LIBRAS, que devem ser oficialmente divulgados

para outros grupos.

A afirmação das identidades surdas não decorre imediata

e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,

funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por

isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e

possíveis, representações, significações e categorias sociais.

Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os

diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A identidade surda é definida pelo déficit auditivo, sendo,

portanto, inerente ao sujeito surdo ou com deficiência auditiva.

A mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, abre caminhos para a construção de uma educação antirracista. Sobre a educação antirracista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve valorizar todas as situações de sala de aula que possibilitem analisar a diversidade cultural e étnico-racial. ( ) Deve ter, entre seus objetivos, o de valorizar a equidade de oportunidades, quando oferecidas a todos. ( ) Deve estimular os alunos, por meio de procedimentos e atitudes, a atuarem em uma sociedade multicultural. As afirmativas são, respectivamente,

Considera-se tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que, exceto:

A educação básica, obrigatória e gratuita é organizada da seguinte forma:

Assinale a alternativa correta.

O Capítulo III, da Constituição Federal, DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO, estabelece na Seção I, Da Educação,       Art. 206, que o ensino será ministrado com base em princípios indicados.

Marque a alternativa cujo princípio não corresponde aos estabelecidos neste artigo.

 Assinale a alternativa que correspondente ao Artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de 
dezembro de 1996, que passou a ter uma nova redação dada pela Lei nº. 12.796 de 2013.

Assim, entende-se por Educação Especial para os efeitos da LDBEN: 

Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.

A educação bilíngue deve ser entendida não como uma

estratégia para a assimilação de diferenças, mas como uma

proposta de dar voz política à comunidade surda e a seus

direitos e anseios — que não são homogêneos — em um

projeto educacional que construa novas práticas de

significação da surdez.

A afirmação das identidades surdas não decorre imediata

e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,

funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por

isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e

possíveis, representações, significações e categorias sociais.

Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os

diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A utilização da palavra Surdo, grafada com “S" maiúsculo,

tem conotação política para as comunidades surdas.

Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo

e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o

a suas percepções visuais, que contribuem para a definição das

identidades surdas e das “almas" das comunidades surdas. Isso

significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e

os hábitos do povo surdo.

Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura

surda. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).

Acerca da cultura surda, julgue os itens a seguir.

A maioria da população surda é constituída por crianças surdas

filhas de pais surdos, o que fortalece o artefato cultural familiar

dessa população.

Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

A formação do tradutor e intérprete de LIBRAS só poderá ser

realizada por instituição de nível superior de ensino

Submeter a criança e o adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou constrangimento é considerado crime e quem o comete pode sofrer pena de:

A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

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