“Jean-Baptiste Debret, o principal personagem da arte brasileira no século XIX, integrou a chamada Missão Artística Francesa e foi o maior articulador da fundação da Academia de Belas-Artes no Rio de Janeiro. Res-ponsável por formar a primeira geração de artistas brasileiros voltados à produção artística oficial."
(SPACA, 2006. p. 5).
Sobre Jean-Baptiste Debret, podemos afirmar:
I- Foi colega de Grandjean de Montigny e do pintor de paisagens Nicolas- Antoine Taunay.
II- Retratou Dom Pedro II no ápice do seu reinado, esta obra acompanha as ilustrações de sua “Viagem pito-resca e histórica ao Brasil".
III- Foi cenógrafo do Teatro da Corte.
IV- Debret observou os diversos personagens da sociedade brasileira, além dos índios e dos escravos.
Assinale a alternativa correta.
“O recurso à conciliação, à busca de soluções de compromisso que evitem o caminho de rupturas radicais fica mais visível quando o olhar é comparativo. Colocando em contraste o Brasil com países como Estados Unidos e Argentina, por exemplo, os resultados instigam à reflexão. No primeiro caso, chama a atenção a maneira como o embate escravidão X abolição foi resolvido nos dois países: com a guerra civil, nos EUA; de maneira lenta e negociada, no Brasil. Com a Argentina há várias possibilidades de comparação, mas podemos enfatizar o período de 1930 a 1970, em que os dois países viram-se às voltas com situação semelhante: conflitos entre esquerda e direita, fragilidade das instituições e partidos, intervenções militares e períodos ditatoriais. Em que pesem as semelhanças, na Argentina houve pouco espaço para compromisso entre os grupos rivais: expurgos dramáticos no serviço público, matanças maciças de parte a parte e golpes sanguinários." (SÁ MOTTA,2009, p. 30-31)
Embora destaque que a “tradição conciliatória" não seja o único traço constitutivo daquilo que se poderia vir a chamar de “cultura política brasileira", uma vez que existiriam outros aspectos que a constituiriam, a exemplo da dissociação entre “cidadania" e “povo", com base nessa suposta “tradição conciliadora", é possível afirmar que
No Brasil, a República nasceu de um golpe de Estado, comandado pelo Exército, em 15 de novembro de 1889. Pode‐se afirmar que suas primeiras décadas (Primeira República ou “República Velha”, entre 1889 e 1930) corresponderam a uma realidade que, sob vários aspectos, negava a própria essência de um regime republicano (“coisa pública”). Foi característica marcante desse período o(a)
Em relação à escravidão e ao processo de descravização no Rio Grande do Sul, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo. ( ) Entre os anos de 1860 e 1870, iniciou um processo de descravização no Rio Grande do Sul. Nesse período histórico, o Estado Rio-Grandense deixou de ser uma das principais regiões escravistas, assumindo um papel social e demográfico. ( ) O processo de descravização teve base solidificada no valor da venda dos cativos, pois, a partir de 1850, houve um rápido crescimento no valor de venda dos cativos. ( ) O valor de venda dos cativos enquadrou-se dentro do processo de descravização como um impedimento ao envio de cativos para os cafeicultores do centro-sul do Brasil. Isso fez a região de cafeicultores do centro-sul do Brasil apresentar a menor população de cativos nesse contexto histórico. ( ) Existem relatos feitos pelo Ministro da Agricultura de 1884 que colocam o Rio Grande do Sul como o maior exportador de cativos entre os anos de 1874 e 1884. Nessa configuração, os dados registrados apontam a existência de 14.302 cativos enviados a outras regiões. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando a visão do historiador Mário Maestri sobre a relação dos chefes farroupilhas, no conteúdo da constituição da república, que considerou “homens livres nascidos no território da república”, assinale a alternativa INCORRETA.
Em julho de 1840, com catorze anos, D. Pedro II (1825-1891) assume o comando político do país, graças à mobilização pela maioridade empreendida pelos liberais. No dia 22 de julho, consultado sobre quando desejaria assumir o poder, o imperial menino responde: "Quero já!", inaugurando assim seu reinado. http://www.obrabonifacio.eom.br/azlverbete/101/, consultado em 25/07/2019.
A antecipação da maioridade de D. Pedro (Brasil,1840) teve como um dos objetivos conter as agitações nas províncias e o consequente perigo da fragmentação territorial.
A manobra política da antecipação da maioridade de D. Pedro II, seguiu-se a:
Refletindo sobre a América e a África, Dorigo (2011) menciona os hábitos e as lacunas que os antigos livros de história do Brasil apresentaram. Assinale a alternativa que NÃO representa a visão do historiador sobre o assunto.
A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no Sul do Brasil, logo após a Proclamação da República. Considera-se como correto afirmar que na Revolução Federalista assim procedeu:
“A cerimônia de posse foi uma cena teatral, de caráter jurídico: uma cerimônia com a intenção cartorial de ser ato de Direito Internacional. [...] participa dessa ficção jurídica: ato cartorial de declaração de propriedade, num lugar onde não havia cartório algum. Declarava-se a propriedade sobre uma ilha, e não havia ilha; não só havia ficção quanto ao objeto, mas se inventava uma repartição pública, para cumprir a ficção de uma partilha papal do planeta, com a ficção de um desvio de rota, pela ficção da vontade divina. O direito de propriedade pretendia basear-se numa posse – o uti possidetis – o 'como possuis' do que não se possuía nem se sabia o que era. A posse do território era uma ficção (...) O sistema de propriedade rural brasileiro constrói-se à base dessa ficção: e com ele o sistema de poder e de organização social."
(Fonte: KOTHE, Flávio R. O Cânone Colonial. Editora UnB, 1997.)
Do trecho transcrito, depreende-se que o autor discorre sobre o documento (omitido na transcrição):
Leia a canção a seguir.
Essa canção simbolizou um determinado momento da história brasileira, que foi
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item seguinte, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.
A opção pelo escravismo, intensificada na América portuguesa do século XVII, resultou em uma sociedade com uma massiva presença de africanos trazidos ao Brasil na condição de escravos, o que produziu profundas desigualdades e intensos conflitos sociais e raciais.
Julgue o item subsecutivo, referente à historiografia do século XIX.
Os estudos sobre a formação de uma sociedade africana no Brasil são uma das principais novidades historiográficas a respeito do Brasil imperial.
Apesar dos desencantos, são poucos os que se manifestam a favor de um governo não democrático. Percebe-se, por frequentes e variadas manifestações, que a maioria do povo reconhece que a manutenção dessas instituições é necessária para a democracia, mas ao mesmo tempo considera que para ter um bom governo não é suficiente apenas a participação formal através de eleições. Por meio de pesquisas acadêmicas e pelos registros da imprensa verifica-se que o povo não é indiferente aos assuntos públicos e deseja poder exercer maior influência.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Sociedade, Estado e direito: caminhada brasileira ruma ao século XXI, In: MOTA, Carlos Guilherme (org). Viagem Incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). A grande transição, 2ª ed. São Paulo: Senac. 2000.
A Nova República (Brasil, pós 1985) ampliou significativamente a possibilidade de participação popular no processo político quando:
Esse período (meados do século XIX) de crescimento econômico ficou conhecido como Era Mauá- nome do empresário brasileiro que possuía dezessete diferentes empresas e ampliou seu raio de ação até a Uruguai e a argentina, com investimentos na área financeira e industrial - e como a época da implantação da estrada de ferro no país. SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
No contexto da modernização do Brasil, durante a Era Mauá, destaca-se a:
A Constituição de 1988- a Constituição Cidadã- que completou 30 anos em 2018, apresenta por característica: