Considere o seguinte enunciado: “A primeira fase da história dos seres humanos no planeta caracteriza-se por uma relação intensa com o meio ambiente, ao longo do tempo eles conseguiram não apenas interagir com a natureza, mas passaram a ter controle sobre ela por meio da domesticação de plantas e animais".
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o enunciado acima.
( ) A domesticação dos animais tem como efeito o fim da caça e início da agricultura.
( ) O período paleolítico caracteriza o fim do nomadismo e início da caça e da pesca.
( ) A domesticação dos primeiros animais ocorreu no mesolítico.
( ) A revolução neolítica indica o início da agricultura e a fabricação de ferramentas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Ao desenvolver o saber no ensino de História em sala de aula, o professor, ao determinar certas atividades, colocando questões relacionadas às seguintes expressões: sucessão e duração, causalidades e mudanças temporais, permanências e mudanças, semelhanças e diferenças, está construindo a noção de:
O historiador Leandro Karnal (2008), ao refletir sobre a prática pedagógica do professor de História, afirma que estudar História é se submeter a duas atividades constantemente, a duas transformações permanentes, quais sejam:
Ao caracterizar o ensino de história no ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que nem sempre está claro para os educadores o porquê da disciplina de história no currículo. Qual é a função desse documento para o professor de história?
No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado conhecer aspectos do mundo de vida dos indígenas. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado compreender a interação cultural entre os colonos e os indígenas. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Nome dado aos adeptos de uma das muitas correntes baseadas no princípio do comunismo, onde o estado da sociedade ideal em que o bem comum resultaria da coerente conjugação dos interesses de cada um. São pessoas contrárias à divisão em classes e por consequência, contra toda a espécie de opressão de uns sobre os outros."
No contexto da História, o fragmento acima conceitua:
No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado compreender que a prática da escravidão já existia no continente africano antes da chegada dos europeus. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
No Ensino Fundamental a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “conhecer algumas das manifestações culturais dos diversos povos indígenas”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
O objetivo primeiro do conhecimento histórico é a compreensão dos processos e dos sujeitos históricos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços. Os historiadores estão atentos às diferentes e múltiplas possibilidades e alternativas apresentadas nas sociedades, tanto nas de hoje quanto nas do passado, que emergiram da ação consciente ou inconsciente dos homens; procuram apontar para os desdobramentos que se impuseram com o desenrolar das ações desses sujeitos. (BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In. KARNAL, Leandro (Org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo, 2007. p. 42)
Com relação à definição de conhecimento histórico de Bezerra (2007), o papel o historiador está corretamente sintetizado em:
A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamental como no médio.
Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:
Em relação ao Brasil, as questões nacionais são objeto de estudos na tentativa de sua compreensão e encaminhamento. Segundo José Murilo de Carvalho:
“os mitos nacionais, especialmente os mitos de origem, e os heróis nacionais são alguns dos instrumentos mais poderosos para a construção das identidades nacionais [...]. A falta de identificação dos brasileiros com sua própria história é equiparada à falta de confiança nos líderes políticos, e mesmo pela sua clara rejeição a eles, incluindo aqueles eleitos para os mais altos cargos. (CARVALHO, José Murilo de. Nação imaginária: memória, mitos e heróis. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise do EstadoNação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.p.398-412).
A partir do trecho e com base nos conhecimentos sobre identidade nacional, é CORRETO afirmar:
“Romances, poemas, contos são textos que contribuem, pela sua própria natureza, para trabalhos interdisciplinares. O uso de textos literários por outras disciplinas faz parte de uma longa “tradição escolar" que remonta ao período em que denominava o ________________________[...]". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 339).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: “Fenômeno social característico do sertão nordestino em fins do século 19 e início do século 20. Constituía-se de grupos formados por pessoas à margem da lei, em geral por motivos de vingança, rixas familiares, assassinatos ou pequenos delitos de roubo. Por um lado, eram considerados heróis por muitos, por enfrentar o poder dos coronéis e ajudar várias comunidades. Por outro, entretanto, acabavam vistos com temos por uma parcela significativa da população, devido às ações violentas. Inúmeros latifundiários, ainda ofereciam armas e munição, em troca de segurança e apoio contra os inimigos. "
No contexto da História, o fragmento acima conceitua:
Dentre os diversos atos normativos que tratam do ensino nas escolas brasileiras, merece destaque a Lei n. 10.639, que versa sobre: