O movimento originado da obra Abaporu pretendia se apropriar
O monumento identifica um(a)
A perplexidade causada pela catástrofe da Primeira Guerra Mundial fez surgir um movimento de vanguarda denominado Dadaísmo, que rejeitava os valores tradicionais e rompia com a estética clássica. A imagem da obra O gigante acéfalo
Floresta tropical, Rio de Janeiro, Brasil. Em meio às árvores, os pássaros gorjeiam, oh!, alegremente. De repente, uma batucada daquelas bem brasileira. Aí, tucanos, garças, canários e araras e outras aves enlouqueceram numa coreografia tipo "a cara do Brasil". A imagem é cortesia de Rio, animação de Carlos Saldanha. Ao fundo, Real in Rio — na versão brazuca, Favo de Mel —, música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, letra da americana Siedah Garrett, e esperança brasileira na cerimônia de entrega do Oscar 2012. Com trechos como "Nós somos os melhores no ritmo/ é por isso que amamos o Carnaval/ a mágica pode acontecer de verdade no Rio/ tudo é selvagem e livre/ não se sinta sozinho porque aqui é a nossa casa", Brown, Mendes e Garrett vendem o eterno clichê de samba-suor-futebol desta terra tropical. CHARLSON, F.; LOS/kC), G. Um sonho bem brasileiro. Jornal de Brasília, 26 fev. 2012 (adaptado).
A música Real in Rio, de Brown, Mendes e Garrett, que integra a animação Rio, foi composta para
A foto mostra integrantes de um grupo de choro tocando
instrumentos de diferentes classificações. Nessa
formação, o instrumento que representa a família
Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois lideres, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na musica popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória” institui-se nos meios de comunicação e na industria do lazer uma nova era musical.
TINHORAO. K. R. Pequeno historia da musica popular: da modinha ao tropicalismo
São Paulo: art, 1986(adptado)
A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero esta representado pela obra cujo trecho da letra é:
TEXTO I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais.E parece-me que viriam este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. [...] Andavam todos tão bem-dispostos, tao bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO. S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).
TEXTO II
Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de pero Vaz de Caminha e a obra Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que
O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kucznskiego usa sua arte para
Nas últimas décadas, a ruptura, o efêmero, o descartável
incorporam–se cada vez mais ao fazer artístico, em
consonância com a pós–modernidade. No detalhe da obra
Bastidores, percebe–se a
A revolução estética brasiliense empurrou os
designers de móveis dos anos 1950 e início dos 60 para
o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo
colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram
um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas
lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios.
Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e
a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e
a palhinha, desenvolveu–se uma tendência feita de linhas
retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).
A reportagem e a fotografia apresentam os móveis
elaborados pelo artista Sérgio Rodrigues, com um estilo
que norteou o pensamento de uma geração, desafiando
a arte a
Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.
No Brasil foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular.Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante" ou “marcador", pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem.Observa-se a Constancia das seguintes marcações: “Tour", “Em avant", “Chez des dames", “Chez des Chevaliê", “Cestinha de flor", “Balancê", “Caminho da roça", “olha a chuva", “Garranchê" “Passeio", “Coroa de flores", “Coroa de espinhos" etc.
No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o Frances aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.
CASCUDO, L. C Dicionário do folclore brasileiro, Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.
As diversas formas da dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por
A contemporaneidade identificada na perfomace/ instalação do artista mineiro Paulo Nazareth reside principalmente na forma como ele
O cartum faz uma critica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
Sem formação acadêmica específica em artes visuais,
Heitor dos Prazeres, que também é compositor e
instrumentista, é reconhecido artista popular do Rio de
Janeiro. Suas pinturas de perspectivas imprecisas e
com traços bem demarcados são figurativas e sugerem
movimento. Essa obra retrata
Rompendo com as paredes retas e com a geometrização
clássica acadêmica, os arquitetos modernistas
desenvolveram seus projetos graças também a um
momento de industrialização e modernização do Brasil.
Observando a imagem apresentada, analisa–se que