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Folha de respostas:

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Os principais níveis de planejamento da administração são o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional.

A partir dessa informação, assinale a opção que apresenta particularidade(s) do nível tático. 

A teoria das necessidades humanas define cinco categorias organizadas em forma de pirâmide, em uma sequência hierárquica da base ao topo.

Assinale a opção que apresenta corretamente essa sequência. 

A Administração Pública brasileira, em sua trajetória, passou por diferentes modelos de gestão. Dentre esses modelos, temos o modelo 
patrimonialista, o burocrático e o gerencialismo.

Com base nos conceitos teóricos dos diferentes modelos de gestão, assinale a alternativa que complementa corretamente a informação apresentada.

“O Decreto nº 2.829, de outubro de 1998, constituiu a base legal para a reestruturação de todas as ações finalísticas do governo. Esse 
decreto determina que o programa seja a forma básica de integração entre plano e orçamentos, fixa os princípios de gerenciamento dos 
programas e do plano, cria a figura do gerente de programa, fixa suas principais responsabilidades e cria a obrigação de avaliação anual de desempenho de todos os programas e do plano”.

O texto apresentado faz referência à Gestão Pública por Resultados, proposição construída no âmbito do modelo gerencial.

De acordo com esta proposição, assinale a alternativa que apresenta um elemento de planejamento alinhado às bases do modelo gerencial.

A gestão de uma organização deve atentar-se às estratégias da empresa, a fim de alinhar as competências individuais às organizacionais,
que são essenciais para o negócio. O processo de implantação de gerenciamento do modelo de competências é formado por algumas fases, muito relevantes para o sucesso empresarial. Analise as afirmativas a seguir.

I. Levantamento das necessidades: definição dasnecessidades específicas e avaliação das possibilidades de desenvolvimento da empresa e dos funcionários. Trata-se de uma fase em que é preciso olhar profundamente para dentro da organização.

II. Determinação de novas direções e possibilidades: seria a construção de um novo modelo, o desenvolvimento do programa e a
definição do grau de envolvimento dos funcionários.

III. Definição do plano de ação: trata-se do desenho de quais serão as estratégias de implementação e a criação de um plano piloto.

IV. Manutenção da mudança: definição dos resultados em longo prazo, publicação oficial do programa e estabelecimento de uma avaliação contínua do processo

Assinale a alternativa correta.

As fiscalizações de restaurantes, bares e lanchonetes, concernente à higiene e à qualidade dos alimentos postos a consumo público são atos administrativos afetos ao poder administrativo denominado de poder 

Carmem, servidora pública, efetivada no cargo, regulada pela Lei nº 8.112/1990 e suas alterações, entra com um pedido de licença por motivo de adoção de criança menor de um ano deidade. Com base na legislação e orientações gerais do direito administrativo brasileiro, a servidora fará jus à licença de

No que se refere à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador, à gestão por resultados, à gestão de materiais e às agências reguladoras, julgue os itens de 61 a 65.

As agências reguladoras devem atuar na regulamentação, no controle e na fiscalização de serviços públicos cujas atividades e cujos bens estejam em poder do setor privado, em decorrência do fim do monopólio estatal.

De acordo com os princípios, as técnicas e o ciclo relacionados ao orçamento público, julgue os itens que se seguem. 

O orçamento-programa é uma técnica orçamentária que promove a integração do orçamento com o planejamento das ações do governo. 

Sobre gestão de projetos, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma de gerir os serviços públicos é diferente da adotada no setor privado em virtude de peculiaridades estruturais. Destaca-se que o setor privado é constituído por pessoas (físicas ou jurídicas) que envidam esforços na produção de bens e serviços, os quais trocam por valores monetários que permitem sua sobrevivência. Esse fato justifica os esforços na busca pela eficiência, tendo a lucratividade como objetivo a ser perseguido. No setor público, o objetivo não é o lucro, mas, sim, primordialmente, atender às necessidades da sociedade que, via de regra, é patrocinadora dos meios, via tributos a ela aplicados.

II. Para um gerenciamento de projetos ser minimamente viável, no planejamento devem ser definidos, de maneira clara e detalhada, o objetivo que se pretende atingir, que entregas serão feitas e em qual prazo, quais atividades a cumprir, quais recursos serão empregados e de onde eles virão.

III. Um projeto deve ter um líder, denominado “gerente do projeto”. Ele deve ser, obrigatoriamente, um gerente funcional da estrutura burocrática, o que fatalmente se constituirá em considerável desafio e limitações decorrentes das características próprias da gestão de projetos, essencialmente flexíveis e dinâmicas, em contraste com processos altamente normatizados e hierarquizados da administração pública.

Está correto o que se afirma em

“A evolução do papel do Estado implica constantes reformas administrativas visando não só a reestruturação organizacional, mas também a consolidação do processo democrático; o
equilíbrio fiscal; e, a boa prestação dos serviços públicos. Para isso, o Estado tem adotado, cada vez mais, uma gestão empreendedora, buscando ser mais eficiente; eficaz; e, efetivo.”

Uma das reformas do Estado adveio da Emenda Constitucional nº 19, em 1998, podendo se apontar como novo instrumento da administração pública gerencial:

Dadas as afirmativas quanto aos modelos de administração pública,

I. A administração no modelo conhecido como patrimonialista está baseada em estados absolutistas, originados da Europa feudal.

II. No Brasil, o modelo patrimonialista de administração predominou no período conhecido como redemocratização.

III. O modelo de administração burocrática ocorreu no Brasil na  primeira reforma administrativa em 1930, na reforma burocrática do governo Getúlio Vargas.

IV. O modelo de administração pública gerencial surgiu no Brasil na década de 1990, como uma solução à crise do modelo patrimonialista.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Considere o trecho a seguir.

Considerando as possibilidades de participação da sociedade na gestão pública aventadas no texto, assinale a alternativa que descreve um entrave concreto para sua efetivação no Brasil em escala nacional.

Quanto às formas de avaliação/monitoramento das políticas públicas, aquela que acontece ao longo do processo de implementação, para que os ajustes possam ser feitos durante esse processo, é a avaliação

Do ponto de vista do governo envolvido na implementação
de uma política pública, a formação da agenda
refere-se a

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