Analise as seguintes afirmativas sobre o Regimento Interno do Conselho Municipal de Turismo de Santa Bárbara – COMTUR/SB e a regulamentação do Fundo Municipal de Turismo de Santa Bárbara – FUMTUR/SB e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Compete ao COMTUR/SB elaborar, implementar e monitorar o Plano Municipal de Turismo. ( ) O COMTUR/SB se reunirá, ordinariamente, duas vezes por ano, respeitando o intervalo de, no mínimo, 90 dias entre cada sessão. ( ) O COMTUR/SB será responsável por elaborar, anualmente, até o mês de agosto, Proposta Orçamentária e Plano de Utilização de recurso para o FUMTUR/SB. ( ) Fundações vinculadas à administração pública estadual, municipal e federal poderão obter recursos do FUMTUR/SB. Assinale a sequência correta.
Beni (2005) afirma que, para o desenvolvimento da atividade de turismo de um país, é necessário que as unidades produtivas de bens e serviços turísticos combinem adequadamente os fatores de produção e que também sua função de produção seja otimizada, pois esta determina o volume da oferta. Analise as afirmativas a seguir a respeito das particularidades do setor de Turismo e de seu produto e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A empresa turística não trabalha com estoque em decorrência da imaterialidade de sua produção. ( ) Os serviços turísticos oferecidos, mas não demandados são, como qualquer serviço, perecíveis no tempo. ( ) O produto turístico final, no sentido macroeconômico, é um conjunto de prestações de serviços singulares, muito variados de um lado e nunca idênticos de outro. ( ) A qualidade do produto turístico é potencializada pela multiplicidade de contatos diretos entre as empresas envolvidas direta e indiretamente com a viagem e o cliente. Isso acaba por facilitar e evitar problemas na administração do turismo. ( ) A lei da utilidade marginal decrescente é inaplicável ao fenômeno turístico. Assinale a sequência correta.
O texto a seguir diz respeito a um efeito relacionado ao produto turístico. “Uma mudança no nível de demanda final para o produto de um setor afetará não somente a empresa que produz o bem / serviço final, mas também outros setores que fornecem bens / serviços para aquele setor, bem como os setores que funcionam como seus fornecedores” (COOPER, 2001, p.166). Esse efeito é denominado
A respeito do processo de planejamento, numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando as etapas principais do planejamento à sua respectiva descrição.
Assinale a sequência correta.
O Turismo é uma área de conhecimento relativamente recente para fins de estudos em gestão. Além de multifacetada, apropriase de conceitos de outras atividades para sua própria definição, o que acaba por cercá-la de estereótipos. Sobre o setor de viagens, é correto afirmar que:
Turistas domésticos brasileiros respondem mais positivamente à propensão de viajar quando questionados nos meses anteriores ao período de verão. A precisão dessa informação terá maior grau de confiança se:
A atividade turística, tradicionalmente, tem imagem positiva quanto a seus impactos gerais. Porém, o efeito de qualquer atividade sem controle pode levar a perdas irreversíveis, principalmente no ambiente natural. Nesse sentido, o planejamento de atividades e empreendimentos turísticos locais pode ser melhor estruturado se lançar mão de:
Regionalização do turismo é uma tendência mundial. Na prática, significa que:
A hotelaria é um dos setores de maior importância para o desenvolvimento dos efeitos positivos da atividade turística. Dados do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET Nº 46, Abril de 2015) destacam a seguinte conclusão sobre o setor: “Após dez trimestres consecutivos de crescimento no Faturamento dos meios de hospedagem, jan.-mar./2015 apresentou saldo negativo (-13%), queda brusca se comparado com o saldo do trimestre anterior, que foi de 16%. O saldo é correspondente à diferença entre as assinalações de majoração do faturamento e as de queda, que para o primeiro trimestre de 2015 apresentaram, respectivamente, os seguintes percentuais de respondentes: 34% e 47%, enquanto 19% indicaram estabilidade.” Para o gestor de turismo, essa informação indica que:
RevPar é um índice muito utilizado na hotelaria para:
O diagnóstico de oferta de um destino passa por avaliações e classificação de serviços, atividades culturais e pontos de visitação. Um dos instrumentos de gestão mais importantes para esse tipo de avaliação é:
O impacto econômico do turismo tende a ser positivo para economias receptoras de visitantes. Mas, para os planejadores e tomadores de decisão, é difícil estabelecer o significado dos diferentes tipos de gastos na matriz econômica geral. Nesse sentido, o instrumento que vem sendo desenvolvido para apresentar um panorama mais claro do impacto econômico do turismo para um destino é:
Em uma empresa pública de gestão de turismo, uma equipe de turismólogos foi encarregada de apresentar propostas para estudar as ausências de fluxos turísticos oriundos da sazonalidade. Como especialistas, sabem que a tomada de decisão correta em turismo depende do conhecimento do perfil dos visitantes, seu comportamento de consumo e preferências gerais. Para melhor conhecimento dessas categorizações, a equipe de turismólogos deverá:
Os eventos são comumente utilizados para promover a imagem de um destino. O investimento em eventos para o aumento do número de visitantes se justifica pelo(a):
O Plano Nacional de Turismo (2013-2016) destacou metas ambiciosas para o turismo brasileiro em sua Visão de Futuro. Para o gestor Federal, a 6ª posição do País em geração de receitas turísticas, no mundo, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) em 2011, deveria ser reavaliada em 2022 como: