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Folha de respostas:

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Considerando a abordagem de Skinner, assinale a afirmativa INCORRETA.

Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.

I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.

II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou 
reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser 
complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Assinale a alternativa correta.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação brasileira, o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído 
pela Lei nº 13.005/2014 estabeleceu 20 metas a serem cumpridas, na busca de minimizar as barreiras e dificuldades para o acesso à 
educação.

Assinale a alternativa que não faz parte dessas metas.

Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:

Em seu livro “Racismo Estrutural”, Silvio Almeida (2017) explica que o racismo é decorrência da estrutura da sociedade, pois 
expressa comportamentos individuais e processos institucionais demonstrados como algo normal, transformando o racismo em regra 
e não em exceção. Com base nesse conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) É comum observar no espaço escolar alunos brancos atribuírem aos alunos negros, apelidos depreciativos e/ou ofensivos.
(   ) É comum observar no espaço escolar o silêncio ou introspecção de alunos quando sofrem racismo ou discriminação.
(   ) É comum observar que o racismo é mais frequente nas escolas públicas em relação às escolas particulares.
(   ) Racismo é crime, levando o praticante à reclusão de um a três anos, pagamento de multa e a pena é inafiançável. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

No cotidiano escolar, os horários de intervalo e lazer, são os mais propícios às ocorrências de acidentes, tanto os mais simples quanto os mais graves, independentemente da faixa etária dos alunos. Um pequeno descuido, em fração de segundos, pode ocasionar um acidente entre os alunos e, solucioná-lo de forma eficiente, é papel de todos os profissionais da escola, principalmente daqueles que tem a incumbência de acompanha-los como os Assistentes de Alunos.

Sendo assim, assinale a alternativa correta.

O Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, é de suma importância para a sociedade brasileira e fundamental para a estrutura organizacional de uma escola. O referido decreto regulamenta e atualiza duas leis promulgadas anteriormente, a Lei nº 10.048 de 8 de novembro de 2000 e Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Com base nessas leis, o Decreto nº 5.296/04 garante direitos civis e de cidadania para uma extensa parcela da população.

Pensando nessa parcela da população, o Decreto nº 5.296/04 dá providências sobre:

Seguindo as orientações da Lei n° 10.639/2003, a crítica da charge enfatiza a necessidade de 

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é caracterizado como um documento 

Dadas as afirmativas sobre a estrutura e os objetivos do ensino fundamental, 

I. É objetivo do ensino fundamental a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

II. Os anos finais do ensino fundamental serão caracterizados pela formação preparatória para o trabalho e suas funções, assegurando o caráter de aprendiz em situações formais de trabalho em ambientes não-insalubres.

III. É objetivo do ensino fundamental o fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, em que se assenta a vida social

IV. O acréscimo de um ano no ensino fundamental poderá ser realizado no início ou no final da formação, obedecendo a disponibilidade do aluno e a oferta da formação nas instituições escolares.

verifica-se que estão corretas

Dadas as afirmativas acerca do recreio,

I. É obrigatório adotar como referência o limite de um sexto das atividades (10 minutos para 60, ou 20 para 120, ou 30 para 180 minutos). 

II. Não poderá ser considerado o tempo do recreio no cômputo da carga horária do ensino fundamental e médio, sem o controle da frequência e a participação do corpo docente.

III. Na legislação, não há exigência explícita de carga horária para a educação infantil.

verifica-se que está/ão correta/s

Dadas as afirmativas referentes às pedagogias de combate ao racismo, descritas nas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileiras e africana

I. Professores têm que desfazer a mentalidade racista e discriminadora secular, superando o etnocentrismo europeu.

II, Ser negro, no Brasil, não se limita às características físicas, trata-se, também, de uma escolha política.

II. Professores devem se abster de designar seus alunos negros como negros ou como  pretos, é ofensivo.

verifica-se que está/ão correta/s

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, dadas as afirmativas,

I. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de igualdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação.

II. O acesso ao ensino fundamental é direito público objetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

III. É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental. 

IV. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

verifica-se que está/ão correta/s

A complexidade dos hipertextos trouxe consigo uma nova forma de estudos e, em consequência, um caráter diferente de aprender. Inúmeros são os estudiosos que definem seu significado. De fato, a facilidade com essa nova possibilidade de pesquisar estabeleceu a necessidade da veracidade das informações. Segundo Coscarelli (2009) e Xavier (2010), o hipertexto é definido como: 

I. um novo formato textual de leitura e uma sequência diferenciada de escrita; 

II. um suporte textual linearmente construído e links que modificam o formato da leitura e da escrita;

III. um formato textual marcado linguisticamente por links e hiperlinks e a diversidade de registro de textos em diferentes linguagens. 

verifica-se que está/ão correta/s

De acordo com a legislação vigente, é competência do Distrito Federal atuar, prioritariamente, na oferta 

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