Durante a construção de leads para matérias e reportagens que serão publicadas em house-organs ou informativos internos, o jornalista deverá tomar cuidado quando responder às perguntas da notícia: que, quem, quando, como, onde e por quê. O profissional terá que ter um cuidado especial com a resposta à pergunta "quando". Nesse caso, é interessante omitir o quando, por que:
As mídias digitais vieram não somente para facilitar o processo de comunicação, também agem como fator primordial na tomada de decisões estratégicas. A intranet é um exemplo. Sua facilidade de acesso se enquadra em qual dessas situações?
Para complementar as necessidades básicas para o gerenciamento da Comunicação Organizacional no que diz respeito à gestão de pessoas, na qual os recursos humanos devem ser priorizados, é correto afirmar, dentro desse contexto, que o profissional precisa ser:
Manchete, título, subtítulo, intertítulo e olho são elementos do texto jornalístico que operam de forma muito parecida. Como você definiria o elemento chamado de olho?
A ferramenta de marketing que tem como objetivo promover a responsabilidade social de empresas privadas, instituições públicas e organizações não governamentais é chamada de:
O nome do arquivo de áudiodigital publicado na Internet e atualizado via RSS é chamado de:
O Código de Ética define que jornalistas brasileiros:
Uma das principais etapas para o planejamento de Comunicação é a coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento do trabalho. Essa etapa serve para criar um roteiro de ação em busca da solução que o cliente procura e é conhecida como:
O crescimento de ferramentas comunicacionais associadas à Internet deu visibilidade a um novo ambiente virtual, em que grupos e indivíduos inserem comentários sobre acontecimentos sociais ou particulares. Esse ambiente recebeu o nome de:
A imagem abaixo, realizada pelo fotojornalista norte- americano James Nachtwey, no Iraque, em 2003:
É correto afirmar que a imagem:
Com relação às principais correntes teóricas do pensamento comunicacional, julgue os itens a seguir.
O advento da sociedade moderna, complexa, industrializada, bem como a transformação do papel da comunicação nessa estrutura coletiva serviu como ponto de partida para o desenvolvimento dos estudos em comunicação no início do século XX.
Julgue os itens a seguir, relativos aos critérios de noticiabilidade, também conhecidos como valores-notícia.
As rotinas de produção jornalística consistem em importante elemento para a definição e aplicação dos valores-notícia.
Ao longo do processo de profissionalização do jornalismo, desenvolveu-se uma cultura específica à profissão, isto é, um ethos profissional, que pode ser caracterizado como
a forma de ver o mundo compartilhada com todas as outras profissões e com o público em geral.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
Entre os gêneros jornalísticos inclui-se o conto, gênero que se desenvolveu muito com a obra do escritor russo Anton Tchecov.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
No jornalismo produzido atualmente, a análise não faz parte de nenhum gênero jornalístico.