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Folha de respostas:

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Leia as afirmativas a seguir:

I. Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dá voz a um narrador defunto que, longe da vida social, pode zombar do caráter das pessoas com quem conviveu.

II. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O modernismo brasileiro foi iniciado no século XV. Na época, a preocupação dos autores modernos era consolidar os antigos valores.

II. São exemplos de substantivos comuns: já, correr, agora e mulher.

Marque a alternativa CORRETA:

No contexto do poema, as águas escassas simbolizam

Leia o texto e analise as proposições que seguem:


I. O poema contemporâneo de Angélica Freitas deixa de expressar e representar a mulher idealizada como no Romantismo. Ao contrário, a contemporaneidade sugere uma outra perspectiva sobre a imagem da mulher do século XIX. Não a dos romances românticos em que eram heroínas ou mocinhas, mas de vítimas de um sistema patriarcal que as calava e as escondia quando necessário. A interdição era um dos recursos que alguns maridos utilizavam para se livrarem das esposas incômodas. Pelo título do poema, percebe-se que esse comportamento perdurou também ao longo do século XX, já que se trata de uma “canção popular".

II. Do ponto de vista do estilo e da relação deste com o sentido, esse poema caracteriza-se pelo recurso intensivo às figuras de linguagem, com predomínio dos oximoros sobre as antíteses – o que potencializa o teor simbólico do texto.

III. No poema de Angélica Freitas, o trocadilho final “interna, enterra" explora a proximidade entre o sentido e a sonoridade. Esse fecho estabelece uma analogia entre o ato de internar ao ato de matar. Trancafiar a mulher em um hospício seria uma forma de adquirir a sua riqueza – “enriquecidos subitamente" - e não ter a obrigação de suportá-la – “as porcas loucas trancafiadas/são muito convenientes".

IV. A escritora exacerba a figuração do interior das mulheres do século XIX e XX por meio do fluxo de consciência. Dessa forma, promove intensa análise psicológica, permitindo aos leitores uma catarse que se alinha a um projeto de educação contemporânea feminista. V. A presença da metalinguagem, observada na segunda estrofe, somada à adoção da oralidade, presente na 3ª estrofe, conduzem à conclusão de que se trata de um texto neomodernista da 3ª geração.

Diante das proposições, assinale a alternativa correta:

Leia o poema de Eugênio de Castro para responder à questão.

Tua frieza aumenta o meu desejo:
Fecho os meus olhos para te esquecer,
Mas quanto mais procuro não te ver,
Quanto mais fecho os olhos mais te vejo.

Humildemente, atrás de ti rastejo,
humildemente, sem te convencer,
Antes sentindo para mim crescer
Dos teus desdéns o frígido cortejo.

Sei que jamais hei de possuir-te, sei
Que outro feliz, ditoso como um rei
Enlaçará teu virgem corpo em flor.

Meu coração no entanto não se cansa:
Amam metade os que amam com esperança,
Amar sem esperança é o verdadeiro amor.

(Massaud Moisés. A literatura portuguesa através dos textos. Adaptado)

Com base nas ideias presentes no poema, é correto afirmar que o eu poético

 

Leia o texto para responder à questão.

Com base no texto e em seus conhecimentos, responda à questão a seguir.

O soneto trata de uma dor. É a dor de um(a)

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, prevê expressamente que os tradutores e intérpretes da Libras

De acordo com Borges (2012), as várias correntes das ciências da literatura inscritas na tradição da relação entre os textos e as atividades humanas visaram a classificar diversos gêneros literários (romance, novela, epopeia, tragédia etc.). Entretanto, seus trabalhos tomavam apenas os textos “nobres”, isto é, os que eram reconhecidos como tendo um valor literário, e, durante séculos, só esses gêneros foram considerados como dignos de serem ensinados. O trabalho com gêneros textuais, na atualidade, decorre de uma mudança decisiva em seu processo de análise, que leva em consideração analisar

Leia as afirmativas a seguir:

I. O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é um romance importante por se valer de novas técnicas narrativas, fazendo-se uma obra inovadora do seu século.

II. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida.

II. A obra Grande Sertão: Veredas, de Machado de Assis, mostra um narrador cosmopolita que usa filosoficamente a linguagem para expressar seu medo da modernidade.

Marque a alternativa CORRETA:

A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, incluindo a ciência básica (biologia molecular e microbiologia), a ciência aplicada (técnicas imunológicas) e, também, as tecnologias diversas (informática de sistemas, robótica e controle de processos). Dentre essas áreas, o DNA recombinante, aparece diretamente associado ao melhoramento genético de organismos. Essas técnicas de melhoramento, consistem na inserção de porções do DNA de interesse de uma espécie em outra. Tendo em vista os princípios básicos de biotecnologia, relacionados ao DNA recombinante, sobre os protocolos comumente utilizados pode-se afirmar corretamente que

Leia trecho da canção Bom Conselho, de Chico Buarque, para responder à questão.

É correto afirmar sobre o verso - Brinque com meu fogo - que há emprego de sentido

Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta um bom exemplo de classificador em Libras.

Sabendo-se que todo texto é ideológica e socialmente marcado, podemos afirmar que a representação social está presente no texto literário, uma vez que sua superfície é marcada por elementos sociais, o que faz com que consideremos o texto literário como parte integrante de uma cadeia mais ampla, como elemento de uma sociedade. Assim, no que se refere ao cordel como prática literária engajada socialmente, podemos inferir que a Literatura de Cordel está

Leia o poema de Eugênio de Castro para responder à questão.

Tua frieza aumenta o meu desejo:
Fecho os meus olhos para te esquecer,
Mas quanto mais procuro não te ver,
Quanto mais fecho os olhos mais te vejo.

Humildemente, atrás de ti rastejo,
humildemente, sem te convencer,
Antes sentindo para mim crescer
Dos teus desdéns o frígido cortejo.

Sei que jamais hei de possuir-te, sei
Que outro feliz, ditoso como um rei
Enlaçará teu virgem corpo em flor.

Meu coração no entanto não se cansa:
Amam metade os que amam com esperança,
Amar sem esperança é o verdadeiro amor.

(Massaud Moisés. A literatura portuguesa através dos textos. Adaptado)

Supondo que o eu poético se dirigisse à mulher amada empregando o pronome você, na terceira estrofe ele deveria dizer, de acordo com a norma-padrão:

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