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Atenção: Para responder às questões de números 57 e 58, considere o texto abaixo.

Pesquisadores se unem para salvar uma das aves mais ameaçadas do mundo

             Com apenas 11 indivíduos maduros e restrita a um habitat de aproximadamente 400 hectares nas montanhas do Espírito Santo, a saíra-apunhalada (Nemosia rourei) é considerada uma das aves mais ameaçadas do mundo. O pequeno pássaro, de cerca de 12 centímetros e papo vermelho-sangue, é uma ave insetívora que ocorre apenas na Mata Atlântica, em altitudes entre 850 e 1.250 metros. Um dos desafios para conservação é que a ave se restringe a habitats de mata primária e bem preservada. Para se alimentar, procura insetos embaixo de cascas de árvores cobertas por líquens, que são características das matas mais antigas. Além do habitat reduzido, a saíra enfrenta outras ameaças. “Como ela é uma espécie insetívora, os pesticidas podem comprometer a disponibilidade de alimento para ela ou provocar uma contaminação através da cadeia alimentar que pode comprometer o desempenho reprodutivo da ave. No entorno das matas em que ela ocorre há muitos plantios de tomate, morango, de hortifrutigranjeiros que recebem uma carga muito grande de pesticidas, então a gente supõe que isso pode ser mais um fator de risco para sobrevivência da espécie”, alerta o médico-veterinário Marcelo Renan Santos.
                                                                                                                                                                                                                        (Disponível em: https://oeco.org.br. Adaptado)

A saíra-apunhalada tem o hábito de procurar insetos embaixo de cascas de árvores cobertas por líquens. A relação ecológica que forma os líquens e os organismos que a compõem são, respectivamente,

Em condições severas de inanição, os principais metabólitos empregados na geração de glicose são os

Tendo em vista que o termo gametogênese refere-se ao processo de formação de células especializadas para a reprodução, denominadas gametas, assinale a opção correta acerca das características gerais do processo de gametogênese no ser humano.

Ao estudar os seres vivos, observa-se a presença de diferentes níveis hierárquicos de organização, desde os átomos até o nível de organismo. O uso das técnicas de microscopia possibilitou o estudo da organização das células e tecidos, viabilizando uma série de correlações entre estrutura e função. Por meio de observações microscópicas, foi possível, por exemplo, caracterizar as organelas e as estruturas presentes nas células procarióticas e eucarióticas. A respeito das características morfológicas observadas nessas células, julgue o item a seguir.

As células procarióticas caracterizam-se pela presença de um envoltório nuclear membranoso.

Embora existam variações de marcas e modelos, o microscópio apresenta uma organização geral semelhante, com determinados componentes que permitem que a sua manipulação seja muito parecida. Na figura apresentada anteriormente é ilustrado um microscópio óptico binocular, com as suas principais partes indicadas por letras. Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o seguinte item.

Durante o manuseio da amostra, a lâmina com o objeto a ser visualizado deve ser colocada sobre o componente indicado na figura por H.

Considerando o texto precedente, julgue o próximo item.

Os anuros distribuem-se em diversos biomas, entre eles a Mata Atlântica, um grande reservatório de biodiversidade, formada por planaltos e serras com clima predominantemente tropical úmido.

Considerando o conjunto de informações precedentes, julgue o próximo item, relativo aos princípio da evolução das espécies de Darwin aplicados ao caso dos tentilhões de Galápagos.

Segundo Darwin, as espécies de tentilhões surgiram de um ancestral comum e foram-se diferenciando em função das distintas pressões exercidas pelos diversos ambientes ecológicos existentes nas ilhas.

Com relação ao sistema respiratório, julgue o item a seguir.

O trato respiratório inferior é formado por traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Com relação ao sistema respiratório, julgue o item a seguir.

A laringe ― tubo irregular que une a faringe à traqueia ― é desprovida de cartilagens e de mucosa (membrana mucosa).

Acerca do sistema reprodutor, julgue o próximo item.

A testosterona é secretada em níveis reduzidos pelos ovários das mulheres, enquanto a progesterona pode ser encontrada em homens em quantidades inferiores ao presente nas mulheres.

Julgue o item a seguir, acerca dos ecossistemas brasileiros.

A caatinga possui um dos maiores reservatórios de lençol freático do Brasil, com elevado nível de água.

               Um professor de biologia de uma turma do 1.º ano do ensino médio, na qual havia um aluno com deficiência visual, levou os discentes para uma aula prática no laboratório de biologia molecular de uma universidade. O objetivo era realizar a extração de DNA de cebola. Nessa atividade, cada aluno recebeu um kit e realizou o processo de extração do DNA, envolvendo o uso de solventes. O aluno com deficiência visual utilizou materiais em 3D, que representavam os componentes da célula e o DNA. Ao final, o professor realizou uma prova oral sobre os conceitos envolvidos e atribuiu notas a cada um dos estudantes.

A partir do texto apresentado e considerando as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item a seguir.

A utilização de materiais adaptados às necessidades perceptuais de estudantes com deficiência visual favorece o desenvolvimento da aprendizagem tanto para alunos com deficiência visual quanto para videntes.

Em relação a habilidades didáticas e abordagens metodológicas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Atualmente, as tecnologias de rede e móvel e as competências digitais são componentes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.

     Alunos de uma turma de ensino médio foram convidados a participar do levantamento de dados de um experimento sobre evapotranspiração. Nessa atividade, um técnico de laboratório explicou os experimentos realizados ao longo do tempo no laboratório e efetuou, no momento da atividade, medições de dados de disponibilidade de água no solo e no ar, os quais foram repassados aos alunos. O professor solicitou que os alunos entregassem, no prazo de uma semana, um relatório relacionando os dados coletados e todas as observações realizadas aos conceitos científicos e conteúdos abordados em sala de aula e em outras fontes de pesquisa.

Considerando a situação hipotética apresentada e as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item subsequente.

A participação dos alunos na atividade em apreço permite a construção de conhecimento e formulação de hipóteses sobre o ciclo hidrológico, a partir de um processo indutivo.

Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item  seguinte.

Recomenda-se que os estudantes com altas habilidades tenham aulas separadamente dos demais, a fim de melhorar o seu desempenho.

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