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What time is it?

Em muitas ocasiões nos dirigimos a um sujeito singular e usamos o verbo na 1° pessoa do plural com a intenção de ser um participante ativo, de se colocar no lugar do interlocutor, ironizar ou diminuir a responsabilidade, envolvendo uma pluralidade fictícia. Existe também uma outra modalidade na qual um autor ou orador (de qualquer profissão) refere-se a si mesmo na 1° pessoa do plural . Exemplos dessas modalidades em espanhol seriam:

- Así que, ¿Vestimos negro para la festa esta noche?

-Desarrollamos un extenso programa social durante nuestro gobierno.

Assim, consecutivamente poderíamos dizer que as modalidades demonstradas são:

Conhecendo os princípios atuais da “Enseñanza Comunicativa de Lenguas Extranjeiras" (ECLE), analise as afirmativas que a caracterizam:

I. No se usan diálogos en la ECLE

II. Se aprende una LE comunicándose

III. Las actividades deben ser significativas y simular una comunicación real

IV. Los errores no son importantes cuando hablamos una LE

V. La gramática deja de ser importante en la enseñanza de LE

Estão corretas as afirmativas:

En los niveles de corrección de textos describimos uno: se debe prestar especial atención a la correcta construcción de las oraciones de un texto a las correlaciones verbales, a la estructura de la frase, a la concordancia, al régimen preposicional etc. A este nivel lo nombramos:

“La ambigüedad léxica se da cuando una voz es susceptible de ser interpretada en dos o más sentidos”; marca el ejemplo correcto de la ambigüedad léxica.

En el estudio de lenguas se menciona el peligro que existe en los falsos amigos léxicos, pero caemos con más frecuencia en los errores preposicionales. Contrastando el uso de las preposiciones podemos observar que está incorrecto:

I. Alegra-se com uma notícia = Alegrarse de una noticia

II. Estamos em 29 de maio = Estamos en 29 de maio

III. Ela se apaixonou pelo cunhado = Se enamoró por su cuñado

IV. Ele sonhava em ir para Espanha = Soñaba en ir a España

V. Nunca viajei de avião = Nunca viajé en avión

Para ser um participante atuante em um mundo moderno e repleto de informações é necessário se comunicar e ser capaz de uma comunicação não somente na língua materna, mas também em uma ou mais línguas estrangeiras. O ensino de língua estrangeira se faz indispensável não somente como instrumento de informação para o indivíduo, mas instrumento opositor de barreiras e porque não dizer instrumento necessário para romper fronteiras; indispensável também é estabelecer critérios para definir que línguas estrangeiras devem ser incluídas no currículo, sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Há de considerar o valor educacional e cultural das línguas, derivado de objetivos tradicionais e intelectuais para a aprendizagem de língua estrangeiras que conduzam a uma justificativa para o ensino de qualquer língua.

II. Há de considerar as desigualdades de aprendizagem de línguas em comparação aos países com maior poder econômico e fatores de competição direta entre os indivíduos.

III. Há de considerar as necessidades linguísticas da sociedade e suas prioridades econômicas quanto às opções de língua de significado econômico e geopolítico em um determinado momento histórico.

IV. Há de considerar inclusive o posicionamento geográfico e as necessidades linguísticas que se apresentam ponderando uma conquista intelectual, não somente individual , mas também nacional.

V. Há de considerar estratégias de valor educacional e cultural com objetivos comunicativos que prevalecem acima de outros objetivos.

Estão corretas as afirmativas:

O adjetivo é a palavra que age como modificador do substantivo, qualificando-o, por acompanhar o substantivo sofre variações de gênero, numero e grau, pode ser classificado em primitivos ou derivados, simples ou compostos, pátrios ou gentilícios e ainda temos a supressão da letra ou da silaba final em alguns adjetivos, chamando de Apócope. Deste último caso podemos citar como regra:

Assinale a alternativa correta

O gênero textual poema estrutura-se a partir de certos procedimentos linguísticos cujos conhecimentos e domínios são necessários tanto para sua produção quanto para que estudos mais profundos possam ser realizados (Cereja & Magalhães, 2005). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) Métrica é a medida dos versos, o número de sílabas poéticas que eles apresentam.

( ) Rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final do verso ou em seu interior (rima interna). Dependendo da estrutura sonora, podem classificar-se como interpoladas, alternadas ou emparelhadas, segundo sua organização nos seguintes esquemas, respectivamente: ABAB, AABB e ABBA.

( ) Aliteração é a repetição constante de um mesmo fonema vocálico.

( ) Assonância é a repetição constante de um mesmo fonema consonantal.

( ) Paranomásia é a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou no som.

( ) Paralelismo é a repetição de ideias e palavras que se correspondem quanto ao sentido.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

“Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa o que marcha na frente". Artística ou politicamente, vanguarda são grupos ou correntes que apresentam uma proposta e/ou uma prática inovadora." (Cereja & Magalhães, 2005: 391). A este respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) No Futurismo, Marinetti lançou um Manifesto cujas propostas eram revolucionárias. Algumas delas são: destruição da sintaxe; abolição dos adjetivos e advérbios; destruição do eu psicologizante.

( ) O Cubismo, embora tenha sido iniciado na pintura com Pablo Picasso, também ocorreu na literatura, e suas características foram a lógica, o humor, anti-intelectualismo, simultaneidade, linguagem predominantemente nominal.

( ) Alguns dos fundamentos do Expressionismo são: a arte não é imitação, mas criação subjetiva, livre; a razão é objeto de descrédito; a arte se desvincula do conceito de belo e feio e torna-se uma forma de contestação.

( ) O movimento dadá (Dadaísmo) pretendeu ser uma resposta à nítida decadência da civilização apresentada pelo confito da guerra. Disto proveio a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos dadaístas.

( ) No Surrealismo, duas foram as linhas de atuação: as experiências criadoras automáticas e o imaginário extraído do sonho. Nelas, são frequentes o ilogismo, o sonho, a loucura, a hipnose, o humor negro, a livre expressão dos impulsos sexuais, entre outros.

Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

A respeito dos conceitos de frase, oração e período, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) 'Tomara que você ganhe o jogo' é uma frase declarativa.

( ) 'Mariana estudou, logo passou na prova' é uma oração coordenada explicativa.

( ) 'Tenho apenas um desejo: seja feliz!' é uma oração subordinada substantiva apositiva.

( ) 'Embora eu esteja chateada, continuarei esperando por você.' é uma oração subordinada adverbial concessiva.

( ) 'Estou convicta de que ele era inocente.' é uma oração subordinada objetiva direta.

Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:

I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.

II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.

III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.

IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.

V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras e enunciados. A paronímia, a homonímia, a sinonímia, a antonímia e a polissemia são alguns dos recursos estudados pela semântica. A respeito disto, analise as afirmativas a seguir:

I. Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga, cavalo, sopa, pé, rede.

II. Paronímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhanças na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: descrição/discrição; emigrante/imigrante; estada/estadia.

III. Sinonímia são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Ex.: diabo/capeta; mostrar/exibir; manifestar/ expressar; entendimento/compreensão.

IV. Homonímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhança na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: flagrante/fragante; emergir/ imergir; eminente/iminente.

V. Antônimos são palavras de sentidos contrários entre si. Ex.: bom/mau; velho/novo; pobre/rico; doce/amargo.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:

I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.

II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.

III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.

IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.

V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.

Estão corretas as afirmativas:

No contexto do ensino médio, o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa deve levar o discente à construção gradativa de saberes sobre os textos que circulam socialmente, recorrendo a diferentes universos semióticos, o que deverá propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Contudo, é correto afirmar que isso implica:

I. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação dos textos.

II. No desenvolvimento da capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.

III. Na ampliação contínua de saberes relativos à configuração, ao funcionamento e à circulação dos textos.

IV. No desenvolvimento exclusivo da capacidade de reflexão sistemática sobre a linguagem.

V. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação da linguagem.

Estão corretas as afirmativas:

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