Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 37 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A campanha publicitária da Vodka Absolut, afirma ao público que: I. É a primeira vez que a marca sueca modifica a figura e a textura de sua desenhada e colorida garrafa. II. Há dúvidas que consigam cativar aos colecionadores. III. É o presente ideal. IV. É a edição limitada de uma garrafa excepcional. V. Provavelmente cativará a todos que consomem este tipo de bebida. Assinale a alternativa correta.

Leia o seguinte fragmento:


O fragmento do poema de Alfredo Cuervo Barrero nos apresenta um tema que se relaciona diretamente com:

Em muitas ocasiões nos dirigimos a um sujeito singular e usamos o verbo na 1° pessoa do plural com a intenção de ser um participante ativo, de se colocar no lugar do interlocutor, ironizar ou diminuir a responsabilidade, envolvendo uma pluralidade fictícia. Existe também uma outra modalidade na qual um autor ou orador (de qualquer profissão) refere-se a si mesmo na 1° pessoa do plural . Exemplos dessas modalidades em espanhol seriam:

- Así que, ¿Vestimos negro para la festa esta noche?

-Desarrollamos un extenso programa social durante nuestro gobierno.

Assim, consecutivamente poderíamos dizer que as modalidades demonstradas são:

Conhecendo os princípios atuais da “Enseñanza Comunicativa de Lenguas Extranjeiras" (ECLE), analise as afirmativas que a caracterizam:

I. No se usan diálogos en la ECLE

II. Se aprende una LE comunicándose

III. Las actividades deben ser significativas y simular una comunicación real

IV. Los errores no son importantes cuando hablamos una LE

V. La gramática deja de ser importante en la enseñanza de LE

Estão corretas as afirmativas:

En los niveles de corrección de textos describimos uno: se debe prestar especial atención a la correcta construcción de las oraciones de un texto a las correlaciones verbales, a la estructura de la frase, a la concordancia, al régimen preposicional etc. A este nivel lo nombramos:

“La ambigüedad léxica se da cuando una voz es susceptible de ser interpretada en dos o más sentidos”; marca el ejemplo correcto de la ambigüedad léxica.

En el estudio de lenguas se menciona el peligro que existe en los falsos amigos léxicos, pero caemos con más frecuencia en los errores preposicionales. Contrastando el uso de las preposiciones podemos observar que está incorrecto:

I. Alegra-se com uma notícia = Alegrarse de una noticia

II. Estamos em 29 de maio = Estamos en 29 de maio

III. Ela se apaixonou pelo cunhado = Se enamoró por su cuñado

IV. Ele sonhava em ir para Espanha = Soñaba en ir a España

V. Nunca viajei de avião = Nunca viajé en avión

Para ser um participante atuante em um mundo moderno e repleto de informações é necessário se comunicar e ser capaz de uma comunicação não somente na língua materna, mas também em uma ou mais línguas estrangeiras. O ensino de língua estrangeira se faz indispensável não somente como instrumento de informação para o indivíduo, mas instrumento opositor de barreiras e porque não dizer instrumento necessário para romper fronteiras; indispensável também é estabelecer critérios para definir que línguas estrangeiras devem ser incluídas no currículo, sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Há de considerar o valor educacional e cultural das línguas, derivado de objetivos tradicionais e intelectuais para a aprendizagem de língua estrangeiras que conduzam a uma justificativa para o ensino de qualquer língua.

II. Há de considerar as desigualdades de aprendizagem de línguas em comparação aos países com maior poder econômico e fatores de competição direta entre os indivíduos.

III. Há de considerar as necessidades linguísticas da sociedade e suas prioridades econômicas quanto às opções de língua de significado econômico e geopolítico em um determinado momento histórico.

IV. Há de considerar inclusive o posicionamento geográfico e as necessidades linguísticas que se apresentam ponderando uma conquista intelectual, não somente individual , mas também nacional.

V. Há de considerar estratégias de valor educacional e cultural com objetivos comunicativos que prevalecem acima de outros objetivos.

Estão corretas as afirmativas:

O adjetivo é a palavra que age como modificador do substantivo, qualificando-o, por acompanhar o substantivo sofre variações de gênero, numero e grau, pode ser classificado em primitivos ou derivados, simples ou compostos, pátrios ou gentilícios e ainda temos a supressão da letra ou da silaba final em alguns adjetivos, chamando de Apócope. Deste último caso podemos citar como regra:

Assinale a alternativa correta

A abordagem, atualmente intitulado de “Approach", é considerado um termo mais abrangente que Método (ensino) e engloba os pressupostos teóricos acerca da língua e da aprendizagem, apresentando variações na medida que os pressupostos variam. Neste caso, seria correto afirmar que a Abordagem da Gramática e da tradução, metodologia com mais tempo de uso historicamente:

I. Surgiu no renascimento e perdura até hoje, com diversas adaptações.

II. Surgiu pelo interesse das Culturas gregas e já não existe, pois possuía apenas finalidades específicas.

III. Basicamente, a AGT consiste no ensino da segunda língua pela primeira, as explicações assim são dadas através de explicações na língua materna do estudante.

IV. É uma abordagem dedutiva, partindo sempre da regra para o exemplo

V. Seu objetivo final era ou ainda é, levar o estudante a cultura e literatura da língua aprendida (L2) adquirindo um conhecimento mais profundo de seu próprio idioma, desenvolvendo inteligência e raciocínio. Assinale a alternativa correta:

Existem “palavras cliché", que em sentido figurado se tornaram sinônimos de tudo que já foi objeto de repetição excessiva, perdendo assim a sua essência, ou seja, com o passar do tempo acabou tendo vários significados, perdendo sua originalidade. Isso também pode ocorrer com ideias que ao longo do seu uso se tornaram “chavão". O verbo “Hacer" pode ter vários entendimentos, dependendo sempre do contexto no qual está inserido; coloque V para as orações em que seu significado está correto e F para falso:

( ) Hacer una película – Ir al cine

( ) Hacer una festa - Organizar una cita con invitados

( ) Hacer un compromiso – Contraer un compromiso

( ) Hacer amistad – Cultivar amigos

Assinale a alternativa correta:

Afirmamos que os pronomes pessoais sujeitos devem estar explícitos quando:

I. Deseja-se dar ênfase ao pronome, ou a sua omissão puder provocar algum tipo de confusão, equivoco ou ambiguidade.

II. Quando se quer substituir o pronome “YO" por um substantivo ou um pronome indefinido.

III. Quando se quer estabelecer um contraste entre sujeitos ou destacá-los.

IV. Quando citamos o nome da pessoa ou nos dirigimos a ela para identifica-la.

V. Quando há elipse do verbo.

Assinale a alternativa correta:

O ensino através das Novas Tecnologias de Informação ( TICs ) vem ganhando destaque como ferramenta de trabalho, principalmente como ferramenta do processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira, a dizer o espanhol, tendo um significativo impacto positivo. Neste processo já não tão inovador, principalmente em outros países, dizemos com relação ao papel do professor:

I. Produtor de conhecimento diante da utilização de um leque de possibilidades de compartilhamento de conhecimento, com gerenciamento adequado das informações obtidas.

II. Conhecer e compreender quais as potencialidades das tecnologias disponíveis deverão ser aplicadas em sala de aula para um ensino-aprendizagem adequado.

III. Demonstrador e introdutor do uso das TICs como recurso pedagógico para facilitar e alargar horizontes educacionais.

IV. Introdutor da linguagem de informática para a utilização da comunicação, ou seja, habilidade comunicativa de uma maneira bem mais ampla e específica.

V. Manipulador dos novos canais de comunicação a serem explorados para o aproveitamento adequado das informações, obtendo ao final uma maior capacidade de raciocínio.

Assinale a alternativa correta:

A língua espanhola nos apresenta traços únicos e marcantes, principalmente na língua falada, um desses traços mais importantes é a repetição de complementos dentro da mesma frase. Quando essa repetição ocorre com dois complementos na mesma frase, exemplo, “La historia se la contaron toda a ella” damos o nome de :

Seguindo as intruções da RAE, analise a construção e a grafa das frases abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Cuando se entere del accidente se pondrás muy triste.

II. Venció mediante mucho esfuerzo e dedicación.

III. Nuestro computador es mucho viejo.

IV. La compré una blusa a mi madre.

V. Le conozco a Oscar desde hace mucho.

Assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282