Texto I
Mirtes Aparecida da Luz
Quando Mirtes Aparecida da Luz veio me abrir
a porta, no mesmo instante em que eu dava as
primeiras pancadinhas, tal foi a desenvoltura dela,
que cheguei a duvidar de que a moça não
enxergasse, tanto quanto eu. Com o mesmo
desembaraço me apontou a cadeira, abriu a
cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me
passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela
mesma. Só acreditei que Da Luz (a maneira pela
qual ela gosta de ser chamada) não estava me
enxergando do mesmo modo como eu a via,
quando pediu licença para tocar o meu rosto e
segurar as minhas mãos, para saber realmente
com quem estava falando. E, depois de suaves
toques sobre os meus cabelos, meus olhos, minha
boca, e de leves tapinhas sobre as minhas mãos,
concluiu que eu estava tensa. Não era ainda,
portanto, a hora de começar a trocar nossas
histórias. Aceitei as considerações dela. Era
verdade, eu estava muito tensa. A condição de
minha interlocutora me colocava em questão.
Como contemplar os olhos dela encobertos por
óculos escuros? Para mim, uma conversa, ainda
mais que eu estava ali para ouvir, tinha de ser olho
no olho. Para isso, o gravador ficava esquecido
sobre a mesa e eu só me desvencilhava do olhar da
depoente, ou deixava de olhá-la, quando tinha de
virar ou colocar uma nova fita. E nos casos em que
a narradora não me contemplava, eu podia
acompanhar o olhar dela, como aconteceu, quando
ouvi Campo Belo, que falava comigo, mas seu olhar
estava dirigido para a foto da filha. Como
acompanhar o olhar de Da Luz? Como saber para
onde ela estava olhando? E, talvez adivinhando as
minhas dúvidas e mesmo o meu constrangimento,
horas depois de me mostrar toda a casa, de me
chamar para um passeio pelas redondezas, de
fazer duas belas tranças nagôs em meus cabelos,
do mesmo jeito que estavam penteados os dela, Da
Luz me conduziu ao seu quarto. Abriu a janela,
deixando um ameno sol de final de tarde entrar, e
me perguntou se eu me incomodava de
conversarmos ali. – Lá fora corro o risco de me
distrair com tudo que me cerca. Dizendo isso, suas
mãos caminharam para o meu rosto, procurando
suavemente os meus olhos. E, com gestos mais
delicados ainda, seus dedos tocaram minhas
pálpebras, em movimentos de cima para baixo.
Levei um breve instante para entender as intenções
de Da Luz. Ela queria que eu fechasse os olhos.
Fechei. [...]
(EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de
Janeiro: Malê, 2016, p. 81-82)
O primeiro período do texto é composto por várias orações. Na passagem “que cheguei a duvidar”, o vocábulo destacado cumpre papel coesivo apresentando valor semântico de:
Texto II
O IBC
O Instituto Benjamin Constant é uma instituição
federal da administração direta, ligada diretamente
ao gabinete do ministro da Educação e
especializada na educação e atendimento de
pessoas cegas e com baixa visão.
O público atendido pelo IBC é formado por
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos
atendidos pela educação precoce, passando por
todas as etapas da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio
profissionalizante). Desde 2019 a instituição
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso
stricto sensu na área da América Latina.
Além da educação formal, o IBC também
promove a reinserção social das pessoas que
perderam ou estão em processo irreversível de
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição
de pessoas com deficiência visual na sociedade em
geral e no mundo do trabalho em particular.
[...]
Como centro de referência nesta área, a
instituição também atua na formação especializada
na educação de pessoas com deficiência visual e
assessora instituições públicas e privadas no
atendimento às necessidades desse público.
Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um
centro de pesquisas médicas no campo da
oftalmologia, possuindo um dos programas de
residência médica mais respeitados do País.
Através desse programa, presta serviços de
atendimento médico à população, realizando
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em
11/01/2024)
O termo que introduz o terceiro parágrafo, contribui para a progressão textual estabelecendo, com a informação que o antecede, um sentido de:
Quatro irmãos: Karina, Lucas, Marcelo e Natália, têm idades diferentes e gostam de cores diferentes: azul, verde, vermelho e amarelo.
Sabe-se que:
Karina é a mais velha e gosta de azul.
Lucas é mais novo do que Marcelo, mas mais velho do que Natália.
Marcelo gosta de verde.
Natália não gosta de amarelo.
Assinale a alternativa que apresenta a idade e a cor preferida de cada irmão.
Certa disciplina em um curso superior tem três avaliações, A1, A2 e A3, sendo que A1 tem peso 2, A2 tem peso 3 e A3 tem peso 5. A média para aprovação na disciplina é 6,0 e todas as avaliações têm nota máxima igual a 10,0. Um aluno que tirou 4,5 na A1 e 2,0 na A2 precisa obter na avaliação A3, para ser aprovado, nota mínima igual a:
Com base nos dados apresentados na Tabela 1 – Distribuição das idades (em anos) dos sócios do Clube Juvenil de Recreação e Bem-Estar, assinale a alternativa incorreta.
Tabela 1 – Distribuição das idades (em anos) dos sócios do Clube Juvenil de Recreação e Bem-Estar.
O versionamento de código é fundamental hoje para o desenvolvimento de sistemas, ainda mais quando estamos trabalhando em equipe, desta forma, o Git se popularizou como uma das ferramentas de versionamento mais utilizadas no dia a dia dos desenvolvedores. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o comando Git utilizado para criar uma nova branch e mudar para ela.
Sobre Estruturas de Repetição, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em linguagens de programação, não é possível aninhar estruturas de repetição, ou seja, ter uma dentro da outra.
( ) A estrutura de repetição foreach é utilizada somente para iterações em que a ordem dos elementos não é importante.
( ) A utilização excessiva de instruções break e continue em estruturas de repetição é geralmente considerada uma boa prática de
programação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre Programação Orientada a Objetos,analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A herança em POO permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, promovendo a reutilização de código.
( ) Objetos em POO não podem ser considerados entidades do mundo real, mas apenas representações abstratas no código-fonte.
( ) Em POO, o conceito de encapsulamento protege os detalhes internos de uma classe, permitindo que somente métodos específicos acessem seus atributos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considerando a utilização de contêineres com Docker, em um projeto, assinale a alternativa que apresenta o comando utilizado para remover um contêiner.
Sobre definição de Schema XML, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) ( ) XML Schema Definition (XSD) é uma linguagem utilizada para definir a estrutura e o conteúdo de documentos XML.
( ) Elementos em um schema XML não podem ter atributos associados a eles.
( ) Schemas XML fornecem uma maneira formal de definir a hierarquia e a cardinalidade dos elementos em um documento XML.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No Oracle Database o tipo de dados conhecido por armazenar um número de ponto flutuante de 64 bits e precisão dupla tem a notação ______.
Assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente.
O sistema ______ é muito usado para o mapeamento de objetos Java para relações, eleoferece uma implementação do Java Persistence API (JPA). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna, tendo como tema a arquitetura de soluções em banco de dados para Web.
A figura abaixo apresenta um posicionamento dos protocolos de rede em seus diversos níveis. A figura apresenta o nível 3 do modelo
OSI. Com base no exposto e com base na proximidade às camadas, assinale a alternativa correta que coloque os quatro protocolos na mesma ordem que aparecem #1, #2, #3 e #4.
O protocolo ______ é considerado um protocolo da camada de aplicativo, o que significa que o cliente e o servidor podem estar em redes diferentes. Por se tratar de um protocolo cliente/servidor o mesmo foiprojetado para fornecer as quatro informações a um computador sem disco ou a um computador inicializado pela primeira vez. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Tendo como base o tema processos e threads de um Sistema Operacional, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um thread é a unidade básica para a qual um sistema operacional aloca tempo do processador.
( ) Apenas um thread pode ser executado no contexto de um processo.
( ) Cada thread tem uma prioridade de agendamento e mantém um conjunto de estruturas que o sistema usa para salvar o contexto do mesmo quando sua execução é colocada em pausa.
Assinale a alternativa que apresenta a correta de cima para baixo.