Observe o diálogo adaptado entre os personagens Morpheus e Neo, do 1º filme da série Matrix.
Neo: O que é Matrix?
Morpheus: Matrix está em toda parte como
Deus está. É o mundo que foi criado para que não víssemos a verdade. O mundo que você acredita ser real.
Neo: Que verdade?
Morpheus: Que você é um escravo, Neo. Como
todo mundo. [...]
Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para sua mente.
Esse trecho conduz a algumas afirmações sobre as ideologias presentes em nossa sociedade, tais como as que podem ser analisadas a seguir.
I - Nem sempre nos damos conta de que aquilo que parece natural pode representar outra coisa, pois outros interesses que não os nossos legitimam relações de desigualdade.
II - As ideologias servem de apoio aos interesses de determinados grupos sociais para se beneficiarem da exploração e de sua condição de superioridade.
III - As verdades estabelecidas pelas classes dominantes levam à submissão dos grupos historicamente oprimidos.
IV - Existe uma ciência que nos controla e nos faz pensar que o mundo é assim e sempre será assim.
São corretas APENAS as afirmações
Um morador de um bairro popular de Salvador criou, em sua casa, uma biblioteca comunitária, na esperança de ver funcionar a primeira faculdade comunitária do país, para quem não tem condições de cursar uma faculdade pública ou pagar uma particular. A ideia é ensinar Língua Portuguesa aos alunos que terão que estagiar e passar seus conhecimentos para a população carente.
Esse fato corresponde a um tipo de ação social caracteri- zada sociologicamente como
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no tema transversal de Ética, dizem que a autonomia pressupõe uma relação com os outros. Dessa forma, não existe autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um sujeito isolado.
Por isso, só é possível realizar autonomia como
Considerando a ilustração acima, analise as afirmações a seguir sobre a educação na contemporaneidade.
I - A hora do recreio é prejudicial ao aluno uma vez que ele se dispersa e sua concentração fica bastante comprometida ao retornar para a sala de aula.
II - O recreio tem sido um espaço de muito conflito e brigas dentro da escola, sendo um dos elementos causadores do aumento da violência intra e extra- muros escolares.
III - Observar os alunos na hora do recreio nos permite conhecer melhor a comunidade escolar com a qual estamos trabalhando, pois é o momento em que representam, nas brincadeiras, seu cotidiano.
IV - É importante promover ambientes escolares agradáveis em que as brincadeiras façam parte desses espaços, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa.
V - A educação deve estar voltada para o desenvolvimento do senso crítico, na proposição de desafios a partir de atividades lúdicas, dinâmicas e criativas.
Está correto APENAS o que se afirma em
A história e a humanidade são processos em constante construção, não podendo existir, sociologicamente, um só discurso puramente objetivo e absolutamente neutro. A partir dessa afirmação, conclui-se que
Existe, atualmente, uma bandagem térmica para contusões. Ela utiliza como princípio curativo o calor aplicado ao local, cujas ações terapêuticas são conhecidas há muito tempo. Uma das vantagens citadas na bula do produto é a facilidade de uso, pois o calor é ativado pelo ar, sendo preciso apenas retirar a película protetora da bandagem para que ela comece a esquentar, não necessitando de nenhum outro meio de aquecimento.
Conclui-se que a bandagem térmica se aquece porque ocorre
Quando inspiramos, nossos pulmões inalam ar com aproximadamente 79% de gás nitrogênio, 20% de gás oxigênio e 0,04% de gás carbônico. Em nossas células, o gás oxigênio é utilizado na respiração aeróbia e, como resultado desse processo, forma-se gás carbônico, que é, então, eliminado durante a expiração. Quando expiramos, o ar que sai dos nossos pulmões contém
O gás oxigênio é fundamental para a respiração da maioria dos seres no planeta. Os peixes, por exemplo, utilizam o oxigênio que
A pressão sanguínea deve ser monitorada constantemente, pois a hipertensão arterial, muitas vezes, não apresenta sintoma aparente, mas, a médio e longo prazo, pode causar problemas ao cérebro, aos rins e ao coração. Ao medir a pressão sanguínea, registram-se pressões máxima e mínima, que correspondem, respectivamente, à pressão na parede do(a)
As duas leis apresentadas vêm ao encontro do que determinam os PCN para desenvolver o tema transversal
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, para o processo de avaliação em Artes Visuais, é necessário que se observem alguns critérios. Nessa perspectiva, analise os critérios a seguir.
I - Realizar fazeres artísticos por meio de poéticas pessoais.
II - Estabelecer relações entre o seu fazer artístico e o de outras pessoas, desprovidos de quaisquer ideias preconcebidas (artística, estética, ética e de gênero).
III - Identificar os elementos compositivos da Linguagem Visual, naturais e/ou fabricados.
IV - Conhecer e apreciar as produções artísticas com sensibilidade e cognição, criticidade e respeito à diversidade.
V - Valorizar a Memória e a Preservação do Patrimônio Cultural, Artístico e Ambiental, reconhecendo sua relevância como fonte de pesquisa.
Para avaliação em Arte, os PCN recomendam a adoção dos critérios
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte abordam a perspectiva da estratégia de trabalho com projetos e a relevância nas questões dialógicas entre os diferentes saberes. Essa abordagem favorece o(a)
A estética contemporânea apresenta em seu contexto uma sociedade que valoriza e preza o consumo, na qual a mídia atua como intermediária no processo de produção e apreciação de imagem. Cabe ao leitor questionar a intencionalidade dessas imagens e os valores éticos e estéticos veiculados pelas redes midiáticas. A reflexão acima faz referência à cultura
Nas três obras apresentadas acima, existe uma interface poética e estética que suscita o leitor a refletir sobre Arte Brasileira e o(a)
O início do século XX teve como marca o surgimento de movimentos vanguardistas como Fauvismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, dentre outros. Nesse contexto, analise suas características a seguir.
I - O Fauvismo, com suas formas distorcidas, exageradas e de cores impactantes, dominou a Arte alemã.
II - O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.
III - O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.
IV - O Surrealismo apresentava, como temática, o movimento e a tecnologia.
São corretas APENAS as características