Reação química é uma transformação em que novas substâncias
são formadas a partir de outras. Em sua sala de aula, a
professora utilizou, como evidência de que está ocorrendo alguma
reação química, algumas pistas como:
Assistindo a um fi lme sobre animais, os alunos descobriram
que todos os representantes dos poríferos são aquáticos, sendo a
maioria marinhos. Apresentam forma, cores e tamanhos variados.
Em relação à sua reprodução, pode-se afi rmar que:
A transferência de energia na cadeia alimentar é sempre feita
de forma unidirecional. Em relação aos níveis trófi cos, é correto
afi rmar:
O coração humano apresenta quatro câmaras: dois átrios e
dois ventrículos. Eles se comunicam através das válvulas:
Se houvesse uma explosão no Sol certamente não ouviríamos
aqui na Terra. Isso aconteceria por que:
A professora de Ciências, preocupada com a grande ingestão
de bebidas alcoólicas por adolescentes, propôs um trabalho em
grupo para que pesquisassem os riscos do etanol para o organismo.
Seus alunos aprenderam que o etanol é formado por pequenas
moléculas que são rapidamente absorvidas após a ingestão. Dentre
os órgãos que podem ser danifi cados, é possível citar:
Um grupo de professores do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Unidade na Diversidade, na cidade de São João da Barra, RJ, liderados por Rafael, professor de Educação Física, trabalhou durante todo o primeiro trimestre com seus alunos um projeto sobre atividade física e obesidade. O projeto impunha aos alunos uma rotina semanal de exercícios físicos, a construção de gráfi cos de função, o estabelecimento de relações entre dieta alimentar, gasto calórico e sistema energético, a organização de roteiros de entrevistas, a leitura e a produção de textos. De acordo com as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, este projeto se enquadra em duas sugestões metodológicas denominadas:
Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar:
Na pesquisa sobre avaliação na dinâmica das aulas de Educação
Física escolar, Souza (in Pereira & Souza, 2011) conceituou
uma matriz analítica das tendências de avaliação do ensino-aprendizagem.
Tal estudo defi niu como propósito do processo avaliativo o
julgamento qualitativo realizado por professores e alunos em busca
da transformação social. Tal propósito da avaliação, no campo do
ensino-aprendizagem está contido na tendência:
Fonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina:
Darido (2003) analisa que, para a abordagem sistêmica, existe a preocupação de garantir a especifi cidade da Educação Física, à medida em que considera o binômio corpo/movimento como meio e fi m da Educação Física escolar. Esta abordagem considera a teoria de sistemas como um instrumento conceitual e um modo de pensar o currículo de Educação Física, que é entendido como um sistema hierárquico aberto, pois sofre infl uências da sociedade como um todo e ao mesmo tempo a infl uencia. A característica dessa abordagem está corretamente descrita em:
A passagem do pensamento mítico-religioso ao pensamento
fi losófi co-científi co representando o surgimento da filosofia na
Grécia Antiga, conforme observa Marcondes (2013), possui características
centrais que rompem com a narrativa mítica. É possível
destacar como duas dessas características:
Santo Agostinho desenvolve sua teoria para o processo do
conhecimento a partir de:
Um dos principais fi lósofos do Empirismo do período clássico
foi Francis Bacon. São dois aspectos de sua contribuição filosófica:
A virtude é defi nida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo
que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a
sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir
conforme a natureza, isto é, de acordo com: