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Responda:

C, se a proposiçao é certa;
E, se a proposição é errada.

O estabelecimento, na UFBA, de políticas gerais e planos globais de ensino, pesquisa, criação, inovação e extensão da Universidade são de competência do seu Conselho Universitário.

Para focalizar adequadamente os objetivos da organização, quando esta utiliza o método do planejamento estratégico, o gestor deve, primeiramente,

São princípios do planejamento que compõem a administração estratégica, exceto:

Em seu sítio eletrônico, o Tribunal de Contas da União informa que sua principal atividade é o “controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais”. Ao assim proceder, de fato o TCU revela a sua (o seu):

No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.

O BSC (balanced score card) — uma ferramenta de apoio à gestão estratégica organizacional pública ou privada — permite acompanhar e medir o desempenho mediante quatro perspectivas gerais: financeira, interna, clientes e aprendizagem e crescimento

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.

Mesmo restringindo-se à análise do ambiente interno da organização, o que implica a adoção de outra ferramenta para se analisar o ambiente externo, a análise SWOT desempenha um papel relevante no processo de diagnóstico estratégico.

Entre as intervenções no âmbito das políticas públicas que são adotadas pelos governos para compensar as falhas de mercado, podemos citar as seguintes:

1. Ações voltadas para compensar o nível limitado de competição em decorrência dos efeitos causados por economias de escala;

2. Mecanismos voltados para incentivar a revelação sincera das preferências em relação à provisão de bens públicos;

3. Incentivos para que os indivíduos invistam menos em bens cujos custos são privados e os benefícios são públicos;

4. Estímulos à seleção adversa em contextos de competição perfeita.

É correto o que se afirma em

A Resolução 49 do CNJ em seu artigo 1º , Parágrafo 2º , estabelece que o núcleo de estatística e gestão estratégica deve auxiliar o tribunal na racionalização do processo de modernização institucional, e tem caráter

Imagem 013.jpg

Com base na análise do esquema apresentado, pode-se afirmar:

O nível operacional da organização pública é caracterizado pela programação de tarefas cotidianas previstas e previamente definidas.

Dentre os objetivos estratégicos definidos pela Resolução 70 de 18 de março de 2009 do Conselho Nacional de Justiça, aquele que mais contribui para tornar efetiva a gestão das pessoas no âmbito do Poder Judiciário é aquele que propõe

O modelo de gestão publica gerencial adotado recentemente, deve utilizar-se de técnicas de elaboração de planos alinhando a estratégia aos programas de governo, bem como o desempenho projetado deve ser mensurado, a fim de permitir o controle pelos tribunais de contas. A mensuração depende da escolha de fatores críticos de sucesso e o estabelecimento de indicadores- chave de desempenho. Nas organizações privadas uma ferramenta e sistema de informação atualizados tem utilizado indicadores financeiros e não-financeiros de desempenho em quatro perspectivas: (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), que se inter-relacionam, enfatizando a perspectiva financeira. Nas organizações públicas, essa ferramenta tem sido utilizada com parcimônia e adaptações às características próprias de cada área, ministério, secretaria, prefeitura, ou entidade da administração indireta entendendo que a ênfase não deve ser a financeira. A ferramenta mencionada refere-se a

Conforme Resolução no 394/2010 do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o Mapa Estratégico da Justiça Eleitoral, deve conter a sua missão, visão, valores e objetivos estratégicos, sendo que para esses últimos, necessitam-se de

Fatores causais estranhos são variáveis que podem afetar a variável dependente e devem ser controlados de alguma maneira para estabelecer um retrato claro do efeito da variável manipulada sobre a variável dependente. Fatores causais estranhos são normalmente rotulados de variáveis estranhas ou confusas, porque confundem a condição de tratamento, tornando impossível determinar se as mudanças na variável dependente são devidas unicamente às condições de tratamento.
(MCDANIEL, Carl e Roger GATES. Pesquisa de Marketing. São Paulo:Thomson, pág. 243)



Considerando as ideias do texto acima, analise as proposições abaixo, referentes ao efeito de variáveis estranhas na avaliação de programas governamentais:



1. Uma das maneiras de controlar o efeito de variáveis estranhas na avaliação de programas governamentais é o controle estatístico, ajustando estatisticamente o valor da variável dependente em cada condição de tratamento .



2. Uma das formas de manifestação das variáveis estranhas na avaliação de programas é decorrente do chamado viés de seleção, quando o grupo experimental é sistematicamente diferente da população ou do grupo de controle, ou seja, os grupos escolhidos para participar do experimento são fundamentalmente diferentes.

3. A mortalidade experimental é uma forma de controle do efeito das variáveis estranhas na avaliação de políticas públicas, permitindo que a perda natural de unidades de teste compense as distorções causadas pela perda de unidades de observação.

4. Um fator estranho que incide sobre os experimentos realizados na avaliação de programas governamentais decorre de erros de medição ao longo do tempo, que podem ser compensados pela aleatorização dos participantes entre os diferentes grupos que participam do experimento.

É correto o que se afirma em

Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, Setores e Instituição é um dos quinze (15) objetivos estratégicos apontados na Resolução 70 do CNJ. Esse objetivo pertence à

Na gestão de desempenho em órgãos públicos deve-se focalizar prioritariamente

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