De acordo com Lück (2010), embora possam se identificar
certos traços predominantes na cultura de uma escola,
é possível também observar a ocorrência de subculturas,
formadas por subgrupos, como ocorre entre os
professores de diferentes níveis de ensino, segmentos e
áreas ou tempo de serviço e nível de formação diferentes,
que, por isso mesmo, formam grupos de afinidades
e tendem a se isolar dos demais e a formarem acordos
tácitos que, pela proximidade, são expressos por meio
de comunicações subliminares, de forte poder de influência
e de difícil captação para os que não fazem parte do
grupo. Entre outras, uma das condições que contribuem
para tornar as subculturas altamente diferenciadas e isoladas
na escola, segundo a autora, é
Observe o quadrinho abaixo:
Marque a opção que melhor completa a sentença abaixo:
“A escola deve ser um espaço de busca (cultura formal) e criação de informação (cultura experienciada) que precisa ser pensada como _______".
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial adquire reconhecimento, especialmente, devido à quantidade de ações desenvolvidas dentro de um espaço educativo em que se valoriza e se debate a diversidade sob a qual o patrimônio é constituído.
O gráfico, a seguir, aponta a discrepância em relação ao rendimento médio salarial, a partir dos critérios raça e cor:
Diante do exposto, NÃO explica os fatores que causaram e causam desigualdades na vida da população negra/afrodescendente o que se afirma em:
Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição.
I. multidisciplinaridade;
II. interdisciplinaridade;
III. transdisciplinaridade.
( ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada.
( ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.
( ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir.
A ordem correta das associações é:
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
Em seu desenvolvimento, a educação patrimonial tem fortalecido vínculos entre políticas públicas de cultura, meio ambiente, turismo, educação, saúde, desenvolvimento urbano, entre outros, possibilitando um diálogo intersetorial.
A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem‐se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a
Os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o Professor poderá desenvolver o conteúdo “o papel dos grupos étnicos como protagonistas, no resgate e recriação cultural, no estabelecimento de novas situações jurídicas, em especial na fase contemporânea, fazendo-se respeitar, propondo e ensinando novas bases de convivência; a responsabilidade do Estado e da sociedade civil no cumprimento de seus direitos” com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Na perspectiva do núcleo temático transversal “Pluralidade cultural e cidadania”, este conteúdo pode ser corretamente associado ao seguinte bloco de conteúdos:
Ao longo da história, as comunidades quilombolas tiveram seus direitos negados. O direito dessas comunidades à educação e à escola apenas recentemente tem sido reconhecido. E, ainda assim, muito timidamente. Segundo o documento que estabelece as Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola (2017), ela será ofertada preferencialmente por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades quilombolas, rurais e urbanas, reconhecidas pelos órgãos públicos.
São princípios que fundamentam a Educação Escolar Quilombola:
I. A legalidade, as línguas reminiscentes, a moralidade, os marcos civilizatórios e a impessoalidade.
II. A superação do racismo, o incentivo ao planejamento do trabalho, a impessoalidade e os marcos civilizatórios.
III. A memória coletiva, o direito ao etnodesenvolvimento, a superação do racismo, a territorialidade e o respeito ao processo histórico.
IV. A articulação entre os conhecimentos científicos, tradicionais e práticas socioculturais, as tecnologias e as formas de produção do trabalho.
V. A defesa do meio ambiente, a redução das desigualdades, a livre concorrência e o incentivo ao planejamento do trabalho e da vida social.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Leia as afirmativas a seguir: I. Ao adotar um paradigma segregacionista na escola, busca-se conciliar as crianças normais àquelas com necessidades educacionais especiais. II. O livro didático é um instrumento de informações a serviço do professor e dos estudantes. III. O pluralismo de ideias é um dos princípios para a ministração do ensino. IV. Piaget diz que o indivíduo está constantemente interagindo com o meio ambiente. Dessa interação resulta uma mudança contínua, que chamamos de mutualismo. Marque a alternativa CORRETA:
“...do contraste entre o um e o múltiplo, ou entre o mesmo e o 'outro', nasce a problemática da cultura. (...) Cultura é termo polissêmico. Não se trata, contudo, de percebê-lo dentro da lógica do senso comum que dá margem a declarações sobre os grupos que diferem de nós, em tons que podemos identificar nas seguintes expressões: 'eles não têm cultura, são selvagens, sem moral, têm costumes bárbaros".
Pode-se nomear a ação social e a prática educativa que apreendem e interpretam o outro - individual ou coletivo, seu modo e estilo de vida, a partir de referenciais de sua própria cultura, como
O OE Marcelo participou da formação continuada para acompanhar, na escola, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, o qual defende a escola pública como um espaço que, para além das salas de aula e da transmissão/apropriação de conhecimentos científicos, torna-se um lugar sintonizado com os direitos sociais de todos. Esta concepção de escola busca superar:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo. A _______________ acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. Como por exemplo: se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, a Geografia trabalhará a localização, as Ciências tratarão da vegetação local e as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita e por que está ali.
Perceber-se como parte do ambiente em que vive, entendendo que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Repensar atitudes, tornando-se mais consciente da relação entre os seres vivos, são objetivos imprescindíveis para o desenvolvimento de aulas que abordem o(a):
O planejamento desenvolvido por meio de projetos pedagógicos na Educação Infantil tem por finalidade uma aprendizagem significativa para as crianças envolvidas. Podem ser desenvolvidos vários projetos de forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a: