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Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

Faz parte das atividades do tradutor e intérprete de LIBRAS o

apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da

instituição de ensino.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens e aponte a alternativa correta. ( ) O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais do Município serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PME, a fim de viabilizar sua plena execução.
( ) Até o final do primeiro semestre do último ano de vigência deste PME, o Poder Executivo encaminhará à Câmara dos Vereadores, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Municipal de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio.
( ) A revisão deste PME, se necessária, será realizada com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil.
( ) O Município criará mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas deste PME.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de

ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se

posicionar diante de situações concretas da vida social.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a

expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados

pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e

das atitudes.

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

Os espaços de discussão de temas previamente propostos pelos

autores na plataforma Moodle são chamados de comunidades

hub.

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja

concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem

colaborativa e na concepção socioconstrutivista.

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(Lei n.º 9.394/1996), em seu art. 14, determina que os sistemas

de ensino definam normas de gestão democrática do ensino

público da educação básica mediante as orientações políticas

nacionais. Para que essas sejam efetivadas, deverá ser

respeitado o princípio da responsabilidade, o qual indica a

exclusiva participação do corpo técnico na elaboração do

projeto político-pedagógico.

Acerca da educação a distância, julgue o item subsecutivo

No cotidiano da educação a distância, há a dicotomia entre as

tarefas dos processos de ensinar — referentes à estrutura

organizacional, ao planejamento, à concepção metodológica e

à produção de materiais — e dos processos de aprender —

relativos a características e necessidades dos estudantes,

modos, condições de estudos e níveis de motivação.

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens seguintes.

A Educação das Relações Étnico-Raciais se pauta na mudança de valores e atitudes que eduquem cidadãos acerca da pluralidade cultural. O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, por sua vez, tem por objetivo o reconhecimento e a valorização da identidade, da história e da cultura afro-brasileira, bem como a valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas.

A respeito das estatísticas e avaliações oficiais, julgue os itens subsequentes.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador sintético, referente aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ao ensino médio, que combina informações relativas à aprendizagem dos alunos, apuradas em exames padronizados de larga escala, e o fluxo escolar, calculado a partir dos dados de aprovação do censo escolar.

A Emenda Constitucional nº 59/2009 estabeleceu que o dever do Estado com a educação terá efetivado mediante

Acerca do financiamento da educação, julgue o item a seguir

De modo geral, a vinculação de recursos à educação, constitucionalmente assegurada desde 1983 e ampliada em 1988, não oferece qualquer proteção contra cortes orçamentários, considerando as possibilidades legais de desvinculação de receitas pelos entes federados.

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O apoio federal à educação escolar indígena organiza-se a partir do protagonismo indígena na condução de seus processos educativos em língua materna e da definição de territórios etnoeducacionais, que compreendem terras indígenas contínuas ocupadas por povos indígenas que partilham tradições e mantêm laços de afinidade linguística, independentemente da divisão político-administrativa do país.

Acerca do arranjo federativo brasileiro na política educacional, julgue o item que se segue.

Um dos objetivos expressos do Plano Nacional de Educação consiste em articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração.

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva de implementar as diretrizes voltadas às culturas afro-brasileira e africana, as instituições de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos da sociedade civil organizados em torno da temática.

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