Quanto a desempenho profissional, julgue:
A gestão de desempenho faz parte de um processo maior de gestão organizacional, à medida que, por intermédio de técnicas de planejamento, acompanhamento e avaliação sistemáticos aplicados nos diversos níveis de organização, permite rever estratégias, objetivos, processos de trabalho e políticas de recursos humanos, entre outros, não cabendo a ela nenhum tipo de correção de desvios organizacionais.
Quanto a desempenho profissional, julgue:
Independentemente de uma empresa ter um programa de avaliação de desempenho sistematizado e regulamentado, este processo constitui uma atividade natural exercida por cada chefia e amplamente utilizada para justificar as decisões sobre os empregados.
A respeito de aspectos da gestão de pessoas, julgue o item a seguir
Para favorecer o alcance de resultados em um sistema organizacional, é necessário que o conjunto de recursos organizacionais, o capital humano e o capital social sejam capazes de satisfazer as demandas habituais e as expectativas das pessoas.
A fim de corrigir distorções nas respostas aos formulários de avaliação de desempenho e, com isso, reverter a incapacidade de a ferramenta subsidiar o processo decisório da organização, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público decidiu estruturar uma política de gestão do desempenho.
A partir dessa situação, assinale a opção correta.
A moderna gestão de pessoas consiste numa série de atividades integradas que consistem em: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. A seguir temos fatores essenciais a serem considerados na gestão de pessoas. São eles:
A rotatividade de tarefas, enquanto processo administrativo, é a transferência sistemática do funcionário de um tipo de atividade para outro. São formas de os trabalhadores se deslocarem de uma tarefa para outra sem alterar o processo. Pode-se dizer que os trabalhos sujeitos a um esquema de rotatividade tendem a
Uma fábrica de engrenagens produz mais de 6 mil peças por dia e vende seus produtos nos mercados interno e externo. Seus principais clientes são empresas de motores de alto rendimento localizadas na Europa. O gerente de Recursos Humanos decidiu adotar o sistema de remuneração baseado em habilidades.
No caso dessa empresa, isso significa que
Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item
A liderança é vista nas funções de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. A figura de um intermediador entre as entidades que estabelecem relações com a organização é dispensável, pois todos da organização têm o papel de perpetuador da cultura e dos valores da organização.
A avaliação de desempenho é um instrumento de planejamento e de gestão para uma organização. Um dos indicadores de competência de um gestor é a capacidade de trabalho em equipe. É correto associar a este indicador:
Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item
As organizações passaram a observar competências específicas, concentrando‐se em executar as que consideram como excelentes e em delegar a terceiros outras atividades.
A avaliação de desempenho é um processo conduzido de diferentes formas, nas diversas organizações. Um dos aspectos mais importantes nesse processo é definir quem conduzirá a avaliação de desempenho. Por vezes, esse processo é centralizado na área de recursos humanos, que assume total responsabilidade por sua realização.
Entre as desvantagens da centralização da avaliação de desempenho na área de recursos humanos, pode-se apontar:
É necessário medir com precisão o desempenho dos funcionários. Dessa forma, é possível apontar ao funcionário os quesitos em que ele pode melhorar. Em uma empresa, ao final do ano, o gerente apresentou à direção a avaliação do desempenho dos seus subordinados. Esses funcionários foram avaliados com base na taxa de abstenção, no número de reclamações de clientes e na quantidade de vendas.
Nesse caso, foram utilizadas medidas de desempenho
Acerca do desenvolvimento no Setor Público, julgue o item
O treinamento refere‐se ao desenvolvimento de capacidades em equipes, basicamente relacionadas às funções próprias. O programa de treinamento compreende três etapas principais: levantamento de necessidades; desenvolvimento e controle; e avaliação.
Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item
A inovação é o tema central nas organizações, tanto interna como externamente, devido às constantes mudanças. Assim, a educação e o aprendizado foram inseridos nas organizações, passando a ser um processo temporário no qual as organizações aprendem e ocasionalmente ensinam.
Um funcionário da área de RH de uma organização pública disse: “Não sei para que fazemos avaliação de desempenho do nosso quadro administrativo. Não podemos despedir ninguém porque todos têm estabilidade de emprego”.
Outro funcionário contestou-o e observou que a avaliação de desempenho é um elemento integrador das práticas de RH porque complementa o trabalho dos processos de