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Preencha a lacuna.

A ___________________é revelada na relação indivíduo- indivíduo e nas relações indivíduo-grupo, englobando, assim, atitudes individuais e coletivas que jamais se dissociam.

Os grupos formais, também chamados equipes de trabalho, são aqueles criados pela administração para equipar qualquer unidade de trabalho. Há dois tipos principais de grupos formais ou equipes de trabalho nas organizações. A notícia no site da CASAN de que “força-tarefa da CASAN duplica equipes para última semana do ano” pertence a qual tipo de equipe de trabalho?

Acerca do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

Ao criar equipes, o órgão se beneficia porque, nelas, há maior

número de perspectivas das demandas, bem como de diferentes

abordagens que podem estar disponíveis para se resolver

determinado problema.

Julgue os itens seguintes, relativos ao trabalho em equipe.

Para um novo projeto nas organizações, os profissionais são

escolhidos com base nas habilidades que possuem de

contribuir para o sucesso da atividade planejada e passam a

compor uma equipe de projeto, que se dissolverá após o

término da tarefa para a qual tenha sido criada.

Do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes?

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Um dos problemas comuns em equipes de trabalho

heterogêneas refere-se à tendência de haver maior identificação

das pessoas com suas equipes anteriores do que com a equipe

a que atualmente pertencem.

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Acerca da conceituação e das funções dos setores de recursos humanos (RH) de organizações, julgue os itens subsequentes.

A fidelidade à organização, a ênfase na especialização, a

preocupação com resultados e a formação de equipes de

trabalho são aspectos que integram o conceito da moderna

gestão de pessoas.

Julgue os itens seguintes, relativos ao trabalho em equipe.

Inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção,

inspeção e manutenção são competências necessárias ao bom

desempenho da equipe.

Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.

É possível admitir que alguns procedimentos podem ser adotados para motivar pessoas. Entre as possibilidades podemos destacar os itens abaixo, exceto:

As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:

Acerca do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

Em uma equipe de trabalho existem mais informações

disponíveis para a tomada de decisão do que em uma área em

que as pessoas tenham sido reunidas para executar

determinadas tarefas.

A preparação de líderes com a capacidade de criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores faz aflorar características na equipe. Nesse contexto, são habilidades que os líderes potenciais devem possuir, exceto:

As organizações aprendem por meio de pessoas, valores e sistemas que as habilitam a mudar e a melhorar continuamente seu desempenho pelas lições da experiência. Peter Senge descreveu cinco disciplinas que, no conjunto, constituem os elementos principais de uma organização que aprende. Assinale a opção cujo conceito da disciplina está incorreto.

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