A soma das raízes da equação x (x −1) • (x + 3) • (x 16) 2 + = 0 é
Seja N o número de 30 algarismos, todos iguais a 1. No número N2, o algarismo 1 aparece:
Considere que a quantidade de pessoas que foram resgatadas em certo incidente tenha sido igual à soma das raízes do polinômio
p(x) = x2 – 11x + 30.
Então, nesse caso, foram resgatadas
Quanto a equações e inequações de 1.º e 2.º graus, julgue o próximo item.
Se x1 = -1 e x2 = -3 são as raízes da equação de 2.º grau x2 + ax + b = 0, então não existem raízes reais para a equação -ax2 + bx + 1 = 0
O vértice D de um quadrado ABCD está sobre o lado EF de um triângulo AEF, conforme mostra a figura.
Sabendo que o segmento CE mede 1 cm, que o lado EF do triângulo AEF mede 1 cm a mais do que o lado CD do quadrado e que a área do trapézio ABCE excede a área do triângulo ADF em 21 cm2, a área do triângulo AED é
O produto entre um número e seu sucessor é igual a 240.
Sabendo que ambos são números naturais, qual é o valor da soma desses números?
Considere a equação x2 + x - 3 = 0.
A soma dos cubos das raízes dessa equação é
• A é o conjunto-solução da equação x2 –9x +18 = 0.
• B é o conjunto dos números inteiros da solução da inequação |x –12| < 2.
• C é o conjunto dos números naturais pares.
• Sendo D um conjunto que contém A, o complementar relativo de A em relação a D é igual a {0, 2, 5, 7, 9}.
• Sendo E um conjunto que contém B, o complementar relativo de B em relação a E é igual a {5, 6, 7, 20}.
Considerando as premissas acima apresentadas, é correto afirmar que (D ∪ E) ∩ C é igual ao seguinte conjunto:
Um objetivo muito importante da prática educativa é garantir ao educando condições de aprendizagem. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem, componente essencial do ato pedagógico, constitui a ação de investigar a qualidade e dimensão das aprendizagens buscadas. Desse modo, o desenvolvimento de um processo de avaliação construtivo, não excludente, que dê conta das aprendizagens efetivamente realizadas, exige:
É dada uma equação de segundo grau x2 + 2bx + c = 0, sobre a variável x, na qual b e c são constates reais. Sabe-se que a equação não possui raízes reais. Isso se traduz em exatamente quais restrições sobre os números b e c?
Considerando-se a equação abaixo, assinalar a alternativa que apresenta o valor da soma das raízes dessa equação:
x² - 5x + 4 = 0