Sobre as condições históricas do desenvolvimento do pensamento sociológico, assinale a alternativa correta.
O sociólogo Wrigth Mills recorreu à noção de “imaginação sociológica” para definir seu estilo de Sociologia. Assinale a afirmativa correta que identifica a proposta desse autor.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio provocaram, a partir de 1996, discussões importantes sobre a necessidade de pensar um novo currículo. Nesse contexto, é correto afirmar que:
Analise as seguintes afirmativas sobre o pensamento de Florestan Fernandes quanto ao
ensino de sociologia no nível médio e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O ensino de Ciências Sociais seria uma condição natural para a formação de
atitudes capazes de orientar o comportamento humano, para aumentar a eficiência
e a harmonia de atividades baseadas em uma compreensão racional das relações
entre meios e fins, em qualquer setor da vida social.
( ) O ensino de Ciências Sociais não faz sentido no nível médio, porque os custos da
sua implementação em termos de pessoal supera em muito os benefícios daí
advindos.
( ) A transmissão de conhecimentos sociológicos liga–se à necessidade de ampliar a
esfera dos ajustamentos e controles sociais conscientes na presente fase de
transição das sociedades ocidentais para novas técnicas de organização do
comportamento humano.
( ) As condições da vida política exigem capacidade pronta de escolha e de
ajustamento rápido a situações extremamente instáveis, o que torna necessário
um adestramento educacional prévio para o exercício contínuo do espírito crítico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a sociologia da educação francesa de Pierre Bourdieu (1998), é INCORRETO
afirmar que
Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de
cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva
sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.
I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de
falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola,
fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o
convívio com competências culturais variadas, diluindo as
diferenças de aprendizado anterior.
II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica,
na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade
de uma única forma de cultura, desconsiderando e
inferiorizando a cultura dos segmentos populares.
III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de
transferência de capitais de uma geração para a outra, a
escola é o espaço onde o legado cultural da família se
transforma em legado econômico, relacionado à
possibilidade de a educação prover ascensão econômica e
social.
Assinale:
Em sala de aula, o docente aplica uma atividade para explicar aos seus alunos em que consiste a desnaturalização promovida pelo conhecimento sociológico. Para tanto, apresente duas imagens:
Para realizar o objetivo proposto, o docente cria uma situação na qual os alunos se surpreendem com os resultados das próprias reflexões e, assim, vivenciam a desnaturalização do olhar do senso comum.
Com base nas imagens, assinale a opção que caracteriza corretamente esse procedimento didático.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
Quando Theodor Adorno trata do tema educação, notadamente, em sua obra Educação e Emancipação, o autor tem como objetivo ressaltar uma perspectiva educacional que visa, em primeira instância, observar a sua organização de caráter escolar.
De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da
sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da
institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina
acadêmica e um campo de pesquisa.
Gramsci concebe a educação como fenômeno dialético: ao mesmo tempo em que contribui para a reprodução das estruturas capitalistas de produção, fornece os instrumentais cognitivos para a construção da contraideologia pelas classes subalternas.
Introduzida no currículo de Ensino Médio, com base na Lei nº 9.394/1996, a Sociologia vem contribuindo para a formação e desenvolvimento de jovens alunos. Acerca do ensino da Sociologia nas escolas secundárias, e de acordo com as “Orientações Curriculares para o Ensino Médio”, É INCORRETO afirmar que:
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
Na abordagem de Pierre Bourdieu, a perspectiva de autonomização dos campos permite sustentar que o capital cultural, em sua forma institucionalizada, encontra-se autonomizado em relação aos certificados educacionais.
Assinale a alternativa correta que completa as
lacunas da frase a seguir.
A inserção inicial da sociologia nos _______ no Brasil
ocorreu a partir do __________, do qual foi extinta
nos anos 1940. Seu retorno acontece no ano de 1980,
quando volta a se fazer presente em alguns estados
brasileiros. Em 02 de junho de 2008 a sociologia passa
a integrar, de modo _______, o currículo do ensino mé-
dio por conta da __________ que alterou a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional.
A Proposta Curricular da Rede Estadual de Santa Catarina/1998 – Formação Docente em Educação Infantil e Séries Iniciais, coloca como desafio trabalhar o currículo fundamentado a partir da concepção dialética do materialismo histórico, Em relação a esta proposta é correto afirmar, exceto: